Planeamento de jardins

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Pensar espaços pequenos certamente que nos encoraja a ser mais criativos e a pensar em soluções mais eficazes e inovadoras. São as ideias e projectos que se devem adaptar à sua propriedade e não o inverso. De qualquer das formas o período embrionário é sempre o mais complicado de todo o projecto; pensar nas melhores soluções e estéticas para o seu espaço, leva o seu tempo e dedicação. Arquitectos e arquitectos paisagistas estão bem conscientes da igual importância que jardins de pequenas dimensões têm em relação aos maiores, e por isso na hora de os pensar e projectar uma ideia, são ainda mais cautelosos em relação às melhores soluções. 

Cientes da complexidade destes casos, decidimos preparar para si um artigo com um conjunto das melhores soluções a adoptar se tem um jardim de pequenas dimensões, mas que ainda assim quer tirar partido ao máximo. Iremos apresentar-lhe não só o típico jardim de vivenda mas também o de apartamento, porque todos nós temos direito a um pedacinho de verde lá por casa.

Jardins suspensos

Viver na cidade, mais especificamente num apartamento significa muitas vezes ter que prescindir de espaços verdes. As plantas que podemos cultivar em vasos, e usar para adornar varandas ou até mesmo o interior das nossas casas, são algo limitado. A imagem do lado mostra-nos como é possível rentabilizar ao máximo uma varanda grande que possua. Claro que nem todos os apartamentos dispõem de varandas tão espaçosas, normalmente elas encontram-se mais facilmente em blocos de apartamentos contemporâneos e muitas vezes mais sofisticados do que o normal. Ainda assim, se for o seu caso, pode tirar muito partido da sua varanda, criando inclusivé várias áreas numa só varanda como ilustra a imagem: uma área de alimentação e outra de descontracção e deleite. Para além disso todas as áreas laterais, muros e paredes, foram utilizados como jardins suspensos, o que nestes casos se revela uma excelente e proveitosa opção.

Churrasco no jardim

Para além do espaço verde em si está também a pensar recriar uma área de entretenimento e serviços? Se esse é o caso, o projecto e os meios tornam-se ainda mais complexos, mas não desanime. Consoante a área espacial de que dispuser e se bem pensada, é possível criar uma área para alimentação por exemplo, onde seja possível ter uma mesa com cadeiras, ou mais ainda , uma churrasqueira e serviços de apoio. 

No caso da imagem do lado, optou-se por coordenar e harmonizar a paleta cromática, resultando num ambiente simples mas ao mesmo tempo acolhedor. A caixilharia das janelas condiz com o material e cor dos movéis integrados na churrasqueira, a mesa e as cadeiras escolhidas são maciças e em madeira para quebrar com um possível ambiente mais austero e demasiado sofisticado, e os pavimentos em pedra quando aliados a uma vegetação curta e aparada oferecem um ambiente óptimo para um almoço em família, daqueles que se prolongam tarde a dentro.

Se tiver realmente uma área muito pequena para trabalhar como jardim ou espaço verde, então aí poderá inserir elementos decorativos e móveis de exterior concretos, de forma a ajudá-lo a rentabilizar o espaço. Pode aproveitar os muros e paredes para pendurar vasos, prateleiras, inserir bancos e mesas, e com a ajuda de velas, toalhas, mantas ou almofadas compor o resto do ambiente, como se vê na figura ao lado. Pode ainda modificar o pavimento, aplicando estrados de madeira, tapetes de relva ou pedrinhas. É só usar a imaginação..

Se porventura dispõe de uma vivenda com uma área circundante considerável, então perfeito, porque assim poderá de facto usufruir de um verdadeiro jardim e tudo que isso implica. Se a área for suficientemente considerável poderá até ter uma piscina, um pequeno pomar, animais ou ainda uma zona desportiva, especialmente se tiver pequenotes lá por casa. 

Neste caso, a vivenda parece estar inserida numa elevação, o que proporciona novas leituras do espaço: vegetação de vários tipos, cores e tamanhos foram articulados com a relva e com a arquitectura da casa , de forma a criar um jardim mesclado e acolhedor, contrariando em certa medida, as linhas geométricas e minimais da casa.

Então demos-lhe boas ideias? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!