Mesas flutuantes: beleza e funcionalidade em todas as divisões da casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Wine Bar e Sala de Provas, Atelier 405 \ 405 architects Atelier 405 \ 405 architects Espaços comerciais Vidro
Loading admin actions …

As mesas são parte fundamental numa casa. Temo-las na sala de jantar, à cabeceira da cama, ao centro e como apoio na sala de estar, na entrada para que haja onde pousar as coisas quando chegamos a casa, e assim por diante. É uma peça necessária e versátil que existe em diversas formas, tamanhos e preços e que serve vários fins. Na verdade, também pode ser só decorativa. Hoje, dedicamos o nosso artigo às mesas flutuantes (ou suspensas) e mostramos-lhe como podem ser incorporadas em diferentes divisões da casa e, ainda, em contexto comercial.

Todas as imagens que escolhemos para incluir neste livro de ideias dizem respeito a projectos levados a cabo por designers de interiores, decoradores e arquitectos portugueses. Se quiser contactar qualquer um deles, basta clicar sobre o nome que aparece sob as imagens para ser directamente reencaminhado para as páginas destes gabinetes. No que às mesas diz respeito, cabe mencionar que muitas delas são pensadas e construídas à medida para caberem nos espaços a que se destinam.

Vamos vê-las?

1. Mesa flutuante como parte da ilha de cozinha

As cozinhas com ilha central são tendência e é fácil perceber porquê. A ilha é um volume altamente funcional que concentra diferentes funções e beneficia o espaço do ponto de vista do layout. Uma das opções mais comuns é prolongar o tampo da ilha de forma a que este resulte numa mesa suspensa. Esta última pode estar ao mesmo nível da bancada da ilha, acabando por precisar de cadeiras ou bancos altos e por funcionar como balcão tipo bar, ou mais abaixo, como vemos na primeira imagem, a servir como mesa normal. Favoreça a solução que melhor se adequar ao espaço e às necessidades da sua casa e família. Se faz todas as refeições na sala de jantar, pode apostar pela solução mais compacta e informal.

2. Mesa retrátil ou rebatível para cozinhas pequenas

Ainda a pensar nas cozinhas, deixamos-lhe mais duas opções super funcionais: as mesas retráteis ou rebatíveis. No primeiro caso, só tem que puxar a mesa, como se de uma gaveta se tratasse, e ela sai, literalmente, do interior do móvel (que, neste caso, é uma ilha, mas também funcionaria numa bancada normal). A segunda imagem vai ao encontro desta ideia, mas a mesa é rebatível, ficando à vista, mas arrumada para não criar constrangimentos à circulação. Tanto num caso como no outro, a mesa pode ser usada para refeições rápidas ou enquanto superfície adicional para a preparação de alimentos. É uma ideia super prática e engenhosa, sobretudo para casas pequenas.

Exemplo de mesa rebatível, mas de maior dimensão. É sempre uma boa opção para quem pretende optimizar o espaço!

3. Mesa / secretária suspensa para escritório

As secretárias suspensas são perfeitas para quem quer criar uma zona de trabalho funcional sem que seja necessário roubar muito espaço útil à casa. Basta ter uma parede desimpedida, um nicho ou até uma esquina para suspender uma mesa ou até uma prateleira larga que sirva como secretária. Para além das secretárias flutuantes fixas, também as há rebatíveis, ou seja, as que podem ser arrumadas contra a parede.

Num momento em que muitas pessoas se tiveram que adaptar ao teletrabalho e improvisar espaços de trabalho, esta é uma solução que pode dar jeito a muitas famílias e que pode até mesmo ser adoptada para o quarto dos miúdos! Assim, quando eles estiverem a brincar, é só recolher a secretária.

4. Mesas de cabeceira flutuantes

Sem base e sem pernas, as mesas de cabeceira suspensas são indicadas para quartos que se queiram leves e minimalistas. Como vê, no que toca a mobiliário suspenso, a questão do espaço vem sempre ao de cima, embora as mesas suspensas não sejam apanágio de espaços pequenos! Porém, se tem pouco espaço ao lado da cama, se não precisa de uma mesa de cabeceira com gavetas e/ou se gosta de manter a sua mesa de cabeceira desimpedida e simples, tem aqui uma boa solução. Esteticamente, funciona super bem e é transversal a todos os estilos. Além disso, são mesas muito fáceis de montar. Até uma pequena prateleira pode servir como mesa de cabeceira suspensa.

5. Mesa flutuante para a entrada

Dá sempre jeito ter uma mesa na entrada para termos onde pousar as coisas quando chegamos a casa. Tratando-se de um espaço de passagem que, em muitas casas, não é necessariamente amplo, uma mesa flutuante é a melhor solução — e uma escolha de encher o olho! Se a mesa tiver gavetas ou um nicho, tanto melhor porque são úteis para guardar alguma correspondência ou acessórios como óculos de sol, carteiras ou máscaras.

6. Mesa flutuante para espaço comercial

O design de um espaço comercial importa. Os olhos também compram e as pessoas são, inevitavelmente, atraídas por espaços com um design que as arrebate. Neste Wine Bar, a mesa flutuante é, sem dúvida, um dos elementos mais impactantes. Parece mesmo estar a pairar como que por magia! Para além de suspensa, é retroiluminada, o que a torna ainda mais especial. Eis uma ideia para valorizar a sua loja, se tiver uma!

7. Mesas com pés transparentes

Ok, ok! Nós sabemos que esta é uma batota, mas diga lá se os tampos destas mesas não parecem estar a flutuar? Isso acontece, como é óbvio, porque ambas têm pés de vidro. Normalmente, é ao contrário: pés de um material opaco (madeira, metal ou outro) e tampo em vidro. São as mesas ideais para salas de jantar que não se queiram demasiado sobrecarregadas. As mesas de jantar são peças volumosas e que têm bastante protagonismo dentro de um ambiente e esta solução mais minimalista remove-lhes esse peso, acrescentando-lhes em originalidade!

O que acha das mesas flutuantes? Ficariam bem em alguma divisão da sua casa? Diga-nos qual!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista