O aspecto da sua cozinha aborrece-o? Dê-lhe um upgrade!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Por muito personalizada que seja a nossa casa, é inevitável que eventualmente ao longo do tempo nos cansemos de ver sempre a mesma decoração e o mesmo design. Apesar de ser algo incontrolável, é natural que nos comecem a aborrecer as cores, as formas e até a disposição de tudo, pelo que é importante darmos uma pequena mexida nas nossas coisas com vista a criar um ambiente diferente. E é mesmo disso que vamos falar hoje: upgrades que pode dar especialmente à sua cozinha, para que esta se torne uma divisão novamente atraente e que faça com que o leitor queira lá estar! Claro que quando falamos deste tipo de alterações rapidamente caímos no problema dos gastos, mas no que nos devemos focar aqui é não tanto nos gastos e sim nos investimentos – porque, apesar de aparentemente parecerem só palavras diferentes, o conceito de ambas muda a maneira como olhamos para este projecto, pois se no primeiro só vemos o dinheiro a sair, no segundo percebemos o que fica para nós usufruirmos. Por isso, vamos investir então um pouco de tempo na leitura do nosso artigo para que depois tenhamos uma mão cheia de ideias para mudar o visual da nossa cozinha! Está preparado?

Aposte no minimalismo e esconda todo o armazenamento!

Bem sabemos como é de extrema importância a arrumação nas nossas cozinhas. É preciso termos espaço para tudo: mercearia, loiça, utensílios, trens de cozinha, produtos de limpeza… é um sem fim de coisas que têm de ser por vezes meticulosamente encaixadas nos armários com vista a termos tudo à mão, sem que nada esteja a atrapalhar pelo caminho, certo? Se sofre do mal de falta de arrumação ou do excesso de carrinhos e prateleiras provisórias, sugerimos-lhe que invista numa cozinha de linhas minimalistas. E porquê? Porque vai aproveitar muito melhor todo o espaço livre para o que realmente precisa, além do que vai ter todo este armazenamento oculto por detrás dos armários todos. Desta maneira, conseguirá ter uma divisão mais arrumada, organizada e com um aspecto mais limpo, sem nunca abdicar de ter uma cozinha funcional para o seu dia-a-dia!

Crie um mix entre o moderno e o rústico

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Cozinhas rústicas por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

Se a sua ideia é dar um ar totalmente diferente e que marque por isso mesmo, sugerimos-lhe uma opção arrojada: misture o moderno com pitadas de rusticidade ou vice-versa! Acha que pode ser complicado? Tenha calma e vejamos como pode ser bem sucedido neste projecto: comece por decidir qual a base da sua cozinha. Prefere ter uma cozinha rústica com pormenores modernos ou o contrário? Depois de escolhida a base em que vai trabalhar, escolha detalhes que puxem ao outro lado: numa cozinha moderna, pode ter uma mesa ou a bancada de madeira grosseira, por exemplo. No caso de preferir um ambiente mais rústico, por que não ter os electrodomésticos todos super modernos a espreitar por todo o lado? Se quiser levar a remodelação mais à frente, pense na cozinha de cima a baixo: tecto, revestimento de paredes, pavimento e os próprios armários!

Evite uma cozinha monocromática

Laranja mecânica: Cozinhas minimalistas por FABRI
FABRI

Laranja mecânica

FABRI

Aqui é fácil de defender este ponto: uma cozinha que só conta com uma cor é uma cozinha que facilmente o irá aborrecer a si e a todos lá em casa – e a nossa intenção não é, de todo, afugentar a família desta divisão! Por isso, no momento de escolher os tons da sua cozinha, não opte por ter todos os armários da mesma cor ou combinar chão, paredes e tecto – principalmente se tiver uma cozinha de linhas direitas e simples. Se quer realmente a sua cozinha de determinada cor, por que não opta por intercalar essa cor sólida com mosaicos com padrão nas paredes ou no chão? Ou aproveitar o facto de hoje em dia as cozinhas serem muito feitas à base de módulos e escolher cores diferentes para algumas partes, por exemplo.

Use vários módulos

Cozinha e Salinha de Refeições: Cozinhas modernas por ÀS DUAS POR TRÊS
ÀS DUAS POR TRÊS

Cozinha e Salinha de Refeições

ÀS DUAS POR TRÊS

Por falar em cozinhas modulares, deixamos-lhe a dica de usar e abusar deles! É bom, porque consegue optimizar o espaço da sua cozinha, sempre com novas soluções. E o melhor de tudo é que, quando se fartar novamente do aspecto desta divisão, pode alterar a disposição dos módulos ou instalá-los noutras divisões, adquirindo novos para os substituir ou procurando outras opções!

Aproveite ao máximo cada espaço

Cozinha  por Urban Myth
Urban Myth

Le Mans Pull Out Storage

Urban Myth

Para evitar as arrumações provisórias que se prolongam no tempo, observe bem a sua cozinha e veja que espaços estão mal aproveitados e que têm potencial. Soluções como prateleiras giratórias dentro dos armários de cantos ajudá-lo-ão a aproveitar ao máximo estes espaços que normalmente são os reis da confusão e do desperdício. Outros aspectos que pode ter em consideração são os organizadores de armários, prateleiras e gavetas. Aproveite a parte de trás das portas para pendurar vassouras, pás ou mopas e a parte inferior de prateleiras para instalar calhas que lhe permitam pendurar panos, utensílios de cozinha ou vasos decorativos.

Optimize o espaço vertical

Cozinha  por Urban Myth
Urban Myth

Tall pull-out storage

Urban Myth

Esta é aquela dica que funciona em qualquer cozinha, mas ainda mais nas cozinhas pequenas! Se lhe falta espaço para arrumação, não desperdice o pé direito da sua! Encomende um armário estreito, tipo gaveta, que lhe ocupe aquele intervalo entre portas que não serviria para nada. Coloque prateleiras no interior e verá a arrumação que ganhará quando abrir esta porta! Sendo aberta para ambos os lados, esta opção permite-lhe ver o que tem lá dentro tanto de um lado como do outro.

Personalize-a

Quando lhe falamos em personalizar um espaço, o que lhe vem à cabeça? Fotografias? E acha que este tipo de decoração não se enquadra com a cozinha? Então não se preocupe! Utilize autocolantes em vinil com frases ou imagens vendidos na internet ou em lojas físicas ou mande fazer os seus próprios! Dá um toque super especial a qualquer espaço e deixa-o praticamente irresistível. Pode ainda pintar parte de uma parede ou da sua ilha com tinta a imitar ardósia, que fará as delícias dos miúdos lá de casa!

Que tal as nossas dicas? De certeza que a sua cozinha vai agradecer!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!