Roxo na Decoração: 14 Formas Surpreendentes de Usar Tons de Roxo | homify

Roxo na Decoração: 14 Formas Surpreendentes de Usar Tons de Roxo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projetos BORAGUI - Design Studio Quartos modernos
Loading admin actions …

Se há cor que não é consensual em decoração é o roxo… Se para muitos é sinónimo de espiritualidade e nobreza, para outros significa dor, tristeza e até luto.

Mas se há coisa que aprendemos na homify com os nossos profissionais é que todos temos gostos diferentes e todas as cores têm lugar numa decoração, desde que seja do agrado dos cientes utilizadores do espaço.

O roxo é uma cor arrojada que se for bem utilizada, pode criar ambientes elegantes e muito interessantes.

E não precisa de se limitar ao roxo no seu tom mais comum! Há tantos tons de roxo que pode usar para criar graduações e esfumados cheios de mistério e sedução… Lilás, violeta, beringela. Não falamos de vegetais e plantas, mas sim de alguns dos muitos tons desta cor com que pode jogar para tornar os espaços visualmente mais impactantes!

Se o roxo é a sua cor de eleição e nunca vê nada de interessante nesse tom este é o seu dia. Venha connosco ver esta belíssima selecção de fotografias e aprender um pouco mais sobre esta cor para que saiba utilizá-la com sucesso. Vai ver que com estas ideias vai deixar as suas visitas roxas de inveja!

1 – Uauu! Roxo na cozinha!

Cozinha em termolaminado roxo e branco Ansidecor CozinhaArmários e estantes
Ansidecor

Cozinha em termolaminado roxo e branco

Ansidecor

É verdade! Para os amantes do roxo começamos com um ambiente improvável para aplicar esta cor – a cozinha. Não é algo que se veja com frequência mas os nossos especialistas conseguem fazê-lo funcionar e claramente resulta, como podemos ver na imagem acima.

Neste espaço usou-se o tom de roxo claro, mais delicado e suave e a sua cor foi ainda mais esbatida pela profusão de branco. As superfícies lisas e modernas contrastam com esta cor, normalmente associada a ambientes luxuosos, a veludos e a cetins, para criar uma atmosfera relaxante e aprazível.

2 – Lavanda para um quarto de inspiração campestre

Já lhe falámos das muitas tonalidades da cor roxo e aqui temos mais uma. A lavanda é uma planta com uma cor roxa vibrante e um aroma inconfundível, preferido desde sempre em perfumes e essências terapêuticas pelas suas propriedades relaxantes e calmantes.

Neste quarto os profissionais uniram apontamentos de lavanda e roxo escuro para criar um espaço com um toque campestre, que nos traz à memória olfactiva um campo na Provença.

3 – A força da cor violeta

O roxo resulta da mistura entre as cores vermelha e azul, e as suas variantes tonais pendem mais para uma ou para outra consoante a quantidade de cada uma dessas cores na mistura. O violeta é uma cor forte, cuja mistura tende mais para o vermelho.

Nesta composição o violeta foi equilibrado e realçado por detalhes em azul para criar uma imagem dinâmica e irreverente. A mistura de padrões e texturas contribui para essa imagem ecléctica e única.

Por vezes torna-se difícil encontrar cores que combinam com roxo, mas aqui já vimos que o azul funciona.

4 – Um pouco mais de campestre

O púrpura é outro tom de grande força na graduação das tonalidades de roxo, pelo que deve ser usado com algum cuidado para não sobrecarregar visualmente o espaço. É uma cor associada à igreja e a cerimónias reais, mas também à lealdade.

Neste quarto os designers de interiores da BORAGUI – DESIGN STUDIO fizeram uma combinação inusitada, que nunca nos tinha ocorrido, mas que fica perfeita. O verde, os tons de madeira e neutros recuperam a memória campestre que já tivemos no quarto anterior, e o púrpura funciona com a força de uma flor no meio de uma paisagem bucólica. Já reparou como há tão poucas flores com esta cor na natureza e o quão perfeita fica a combinação com o verde e com o branco? A natureza sabe o que faz!

5 – Roxo significado de sereno

Projecto Quarto Palma Interiores Quartos ecléticos
Palma Interiores

Projecto Quarto

Palma Interiores

Neste quarto o tom usado tem mais azul, sendo considerado um lilás mais delicado. Esta cor tende assim por ser mais relaxante e por promover a paz e o equilíbrio necessários para um sono descansado. Simples, moderna e fácil de conseguir. Adicione neste ambiente um aroma de lavanda e tem a receita para um repouso muito merecido!

6 – Um quarto impressionante

Interior Design Eclectic No Place Like Home ® Quartos ecléticos
No Place Like Home ®

Interior Design Eclectic

No Place Like Home ®

Já referimos que a combinação entre roxo e azul funciona, mas este quarto leva esse conceito ao extremo, introduzindo-lhe ainda outra cor inesperada, que também resulta – o amarelo.

No seu todo este não é um quarto para fracos ou indecisos! É um espaço irreverente e diferente, apenas para o palato dos amantes do roxo em toda a sua glória.

7 – Um único elemento absorvente

Esta sala moderna e elegante ganha uma dimensão totalmente diferente graças ao tapete em múltiplos tons de roxo, a fazer lembrar um mosaico.

Repare que, em total contraponto ao quarto anterior, aqui os restantes elementos são sóbrios e quase monocromáticos, para dar total protagonismo ao tapete e a sua cor impactante.

8 – Um ponto que atrai o olhar

Quarto com dimensão reduzida AtelierAtelier Quartos ecléticos
AtelierAtelier

Quarto com dimensão reduzida

AtelierAtelier

Este quarto é pequeno em dimensões, mas grande em soluções!

Os profissionais limitaram os móveis à cama através da criação de um armário todo branco, polivalente, na parede por trás da cabeceira. As paredes foram também mantidas brancas para dar mais sensação de amplitude e luminosidade.

Em vez de mesas-de-cabeceira os designers criaram um nicho embutido no próprio armário e deram-lhe a cor beringela para sobressair, dar dinamismo e um pouco mais de vigor com o contraste.

9 – Roxo na fachada?

Refúgio a sul Spacemakers Salas de estar modernas
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Não é uma escolha comum, mas este tom de beringela é uma alternativa muito interessante às tradicionais faixas azul-cobalto, amarelas ou cor de vinho da arquitectura alentejana.

Neste perfeito projecto de homestaging o telheiro foi dotado de uma rede convidativa com acessórios em tons complementares aos da fachada.

10 – Trazendo o exterior para o interior

Refúgio a sul Spacemakers Salas de estar modernas
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

No interior da casa cuja fachada apreciámos na imagem anterior encontramos este open space onde o roxo volta a ganhar protagonismo, numa mescla ecléctica de antigo e moderno com uma vitalidade única que os campos alentejanos e as férias inspiraram. Se reparar com atenção verá que estas cores e padrões recuperam um pouco dos padrões e cores das mantas tradicionais. Este é outro ambiente irreverente que ou se ama ou se odeia!

11 – Cores que combinam com roxo

Apartamento em Carcavelos - Sala de estar e jantar Joana Neto | Interiores Salas de estar ecléticas
Joana Neto | Interiores

Apartamento em Carcavelos – Sala de estar e jantar

Joana Neto | Interiores

Que mistério é este que faz com que a combinação entre roxo e amarelo funcione tão incrivelmente bem? A resposta está no círculo cromático que mostra claramente como estas cores são perfeitamente complementares, ou seja opostas no espectro cromático e por isso mais contrastantes. Super interessante como funciona!

12 – Antigos com cores actuais e extravagantes!

Refúgio a sul Spacemakers Salas de estar modernas
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Este móvel é antigo. Este móvel já teve lugar numa daquelas salas antiquadas e sombrias. E agora este móvel foi totalmente recuperado e ganhou uma vida nova, mas não uma vida vulgar e monótona. Ao ser pintado de roxo, este móvel tornou-se numa statement piece, capaz de mostrar a irreverência e a excentricidade dos seus proprietários. E, uma vez mais o amarelo aparece a complementar, mas desta vez acompanhado por verde. Gostava de ter um hall de entrada assim ou acha demasiado?

13 – Apenas um toque de suavidade

Instalação Sanitária Quarto Menina Alpha Details Casas de banho modernas
Alpha Details

Instalação Sanitária Quarto Menina

Alpha Details

Começamos por suspirar e por nos declarar solenemente invejosos da pequena dona desta casa de banho fabulosa!

Os originais azulejos hexagonais verde-água dão um tom fresco ao espaço e a madeira natural proporciona um tom acolhedor. Os espelhos diferentes são engraçados e fazem um conjunto diferente e divertido, mas não infantil. E o pufe de veludo cor de lavanda clara é um pormenor carinhoso e indulgente, que com o espelho oval faz o toucador perfeito. No seu todo o espaço transmite uma sensação de delicadeza e feminilidade, de modernidade e luxo que conquista qualquer mulher e deixa muitos homens tentados.

Adoramos o pormenor da lavanda no jarro, a dar uma sensação de aroma à cor de detalhe.

14 – Abraçando todo o ambiente

O roxo é significado de respeito, dignidade, purificação, transformação e por isso é uma cor algo séria, principalmente nos tons onde o vermelho vence um pouco ao azul, para originar este tom violeta intenso. Quiçá foram estes sentimentos que os moradores desta casa quiseram transmitir com esta parede roxa violeta que abraça todos os ambientes da casa, seja no rés-do-chão ou no átrio dos quartos.

A nós cativou-nos especialmente o contraste intenso desta cor de raiz clássica com os materiais e a estética moderna do vidro e do cromado.

A nossa viagem em roxo termina aqui, mas pode continuar a ver boas ideias de combinações de cores no artigo ’Cores que combinam bem com bege’.


Todas as opções para um chão de madeira (sempre) impecável
Arrow navigation 3b3136b1
Para o leitor, roxo na decoração - sim ou não?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!