O Guia Completo sobre Chaminés + 15 Imagens Inspiradoras | homify O guia completo sobre chaminés

O Guia Completo sobre Chaminés + 15 Imagens Inspiradoras

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Casa na aldeia Estúdio AMATAM Casas campestres
Loading admin actions …

Observar as chamas da fogueira a dançar na lareira é um prazer que (quase) nos faria desejar estar na estação mais fria todo o ano!

Mas para lhe oferecer esta fogueira, ainda precisa de saber qual é o modelo de lareira que deve escolher, mas também o tipo de chaminé que melhor irá tirar partido da sua lareira. Além disso, existem sempre algumas dúvidas relativas ao uso ou não de uma chaminé, para determinadas lareiras. Será que a salamandra a pellets precisa de chaminé? Qual é a altura da chaminé acima do telhado? Entre outras dúvidas que certamente terá e que tentaremos esclarecê-las neste artigo. Por isso, não perca pitada deste artigo que promete aquecer com estas imagens tão bonitas, fornecidas pelos profissionais registados na plataforma da homify!

Como sabe, pode entrar em contacto com os respetivos profissionais ao clicar em cima de cada imagem, onde tem acesso a todos os contactos e aos trabalhos que executam. O trabalho profissional irá garantir padrões de segurança, crucial neste tipo de instalação.

Ora, acompanhe-nos!

1. O design da chaminé

Casa Caseiros SAMF Arquitectos Casas campestres
SAMF Arquitectos

Casa Caseiros

SAMF Arquitectos

A chaminé é um elemento essencial numa casa, traz um verdadeiro prestígio ao edifício a nível estético, tanto no interior como no exterior.

É muito importante preocupar-se com o material da saída da chaminé, porque é ele que vai influenciar tudo o resto. Hoje em dia, o material mais na moda para casas de estilo moderno é o aço inoxidável (chaminé em inox). O seu aspeto brilhante está a atrair cada vez mais, porque a preocupação com a chaminé é maior, já que também valoriza o telhado e a própria arquitetura da casa.

Mas se preferir formas mais tradicionais, pode escolher tijolo, desde que fique harmonioso com o aspeto da sua fachada. O tijolo tende a ser categorizado num estilo clássico ou tradicional, o que valorizará uma casa antiga ou rústica. Mas o tijolo também pode enquadrar-se num estilo mais industrial. Ultimamente, temos assistido a renovações de espaços antigos, por isso, este estilo acaba por voltar na moda.

Para um design totalmente diferente, também pode entrar num ambiente mais contemporâneo, com materiais mais lisos e cores mais uniformes, como o cinzento ou o preto.

De referir, também, que é importante ter em conta a região em que se vive e deixar-se influenciar pelas tradições dos telhados, das chaminés e chapéus de chaminés. No Algarve, por exemplo, existe um estilo muito próprio, que parecem torres em miniatura e transportam a nossa imaginação para as linhas graciosas dos minaretes árabes, reminiscências de um passado longínquo.

No Torrão, próximo de Alcácer do Sal, as casas parecem atarracadas sob o peso das chaminés. De facto, a chaminé representa um dos elementos da arquitetura tradicional que adquire consoante a região elementos decorativos de interesse etnográfico.

Temos aqui um exemplo de chaminés algarvias mas modernizadas, projetadas pelo conceituados Arquitetos Jorge Cruz Pinto e Cristina Mantas.

2. Como instalar uma chaminé no telhado?

Pátio de entrada da casa Estúdio AMATAM Casas campestres
Estúdio AMATAM

Pátio de entrada da casa

Estúdio AMATAM

Para que a evacuação do fumo seja ideal e segura, a saída a nível do telhado deve ser instalada corretamente. Para isso, é altamente recomendável recorrer a um profissional. Não deve executar uma instalação de chaminé sozinho por razões de segurança, mesmo que seja muito hábil neste tipo de tarefas, pode correr o risco de cometer um erro, que pode ter consequências graves no futuro.

Contudo, para que tenha ideia deste trabalho e que possa estar atento ao trabalho profisisonal, explicamos-lhe brevemente. Ora então, o primeiro passo a executar numa chaminé é a instalação da base de vedação que isolará a conduta, que pode suportar os vinte/trinta quilos, que pesa em média, uma saída deste tipo.

Nesta base de vedação, a saída do telhado pode ser facilmente montada. Posteriormente, deve ser fixado à estrutura de suporte do telhado, usando uma estrutura, geralmente, composta por duas barras e quatro hastes. Desta forma, a saída será capaz de resistir a rajadas de vento de até 160 km/h.

RUSTICASA | Casa no Sardoal | Santarém RUSTICASA Salas de estar rústicas Madeira maciça Acabamento em madeira
RUSTICASA

RUSTICASA | Casa no Sardoal | Santarém

RUSTICASA

Depois, só precisa de conectar o tubo para chaminé de lareira da sua sala de estar.

3. Como calcular a altura em relação ao cume do telhado?

Envolvente ARCHDESIGN LX Moradias Betão armado Branco
ARCHDESIGN LX

Envolvente

ARCHDESIGN LX

Quando se escolhe a altura da chaminé é necessário ter em consideração as normas para garantir a fuga de produtos de combustão.

Segundo a informação da Deco Proteste, devemos ter em conta estes fatores quando se escolhe a altura certa da chaminé.

  • A altura da chaminé inteira deve ter pelo menos 5 m. Para casas sem sótãos, uma altura mais baixa é autorizada;
  • se a distância entre a saída da chaminé e a borda do rebordo variar entre 1,5 e 3 m, então a cabeça do tubo deverá estar nivelada com o telhado ou será necessário subir um pouco acima dele;
  • acima do telhado plano, o tubo para chaminé de lareira deve subir pelo menos 50 cm;
  • se houver arranha-céus nas proximidades, a chaminé deve estar acima do ponto mais alto do edifício do vizinho.

Nota: estes cálculos não são difíceis, mas mesmo assim é melhor procurar a ajuda profissional porque um pequeno erro pode levar a consequências irreversíveis. Além disso, saberá informá-lo sobre a necessidade ou não da girandola da chaminé.

Moradia Tradicional - Braga Esboço Arq. Casas rústicas
Esboço Arq.

Moradia Tradicional – Braga

Esboço Arq.


4. Qual é a melhor forma de ter uma chaminé?

Sala PRINCA Salas de estar modernas

A melhor forma da chaminé é o cilindro. Quando a chaminé funciona, as paredes aquecem de forma uniforme, razão pela qual o fumo e o monóxido de carbono saem com uma torção ao longo do eixo central. Por outro lado, se os tubos forem retangulares é formada a turbulência nos cantos e não fornecem boa tração. Neste sentido, uma chaminé retangular é adequada para dispositivos de aquecimento que não exigem forte tração.

4. Como proceder à manutenção da chaminé?

Travessa Santa Teresa RRJ Arquitectos Casas modernas
RRJ Arquitectos

Travessa Santa Teresa

RRJ Arquitectos

A conduta da chaminé enfrenta todos os tipos de agressões ao longo da sua vida, tal como altas temperaturas e, possivelmente, um incêndio na chaminé (ignição de partículas não queimadas que se depositaram nas paredes da conduta), acumulação de resíduos de combustão, humidade através chuva ou condensação, ataques corrosivos, UV, vento, entre outras questões.

Em Portugal, não existe uma lei específica que obrigue à limpeza das chaminés dos edifícios. Por isso, cabe a cada proprietário ter o devido cuidado e proceder à manutenção regular.

Segundo os dados da Autoridade Nacional da Proteção Civil, a maioria dos pedidos de socorro que chegam aos bombeiros na altura do inverno corresponde a incêndios originários em chaminé.

A limpeza periódica permite eliminar o creosoto – substância altamente inflamável -, assim como outros detritos que se possam acumular nas chaminés.

6. Salamandra a pellets precisa de chaminé?

Salamandra a Pellets Extraflame Ketty Evo GoldClima Salas de estar modernas
GoldClima

Salamandra a Pellets Extraflame Ketty Evo

GoldClima

Esta questão é uma grande preocupação nossa, porque as salamandras a pellets são, cada vez mais, procuradas pelo consumidor, pelas várias vantagens que apresentam.

Quando queremos colocar um aquecimento em casa, as questões relacionadas com as obras e alterações estruturais são uma grande preocupação e é neste ponto que as salamandras a pellets ganham vantagem. De facto, estes aparelhos não precisam de chaminé e podem ser instalados sem dificuldade em casas e apartamentos.

Para a instalação das salamandras só precisa ter uma saída para o exterior, para libertar o dióxido de carbono resultante da combustão dos pellets e uma entrada de ar para o sistema.

Este exemplo da GoldClima é perfeito para ilustrar esta questão.

Salamandra a Lenha Suspensa Smartfire Sala de estarLareiras e acessórios
Smartfire

Salamandra a Lenha Suspensa

Smartfire

Salamandra suspensa da Smartfire.

Onde procurar ajuda profissional?

Na homify encontra os mais diversos contactos de profissionais relacionados com construção, arquitetura e design. Para tal, pode aceder ao separador espaços ou clicar em profissionais e afunilar a sua pesquisa pela sua área de interesse. Filtre a sua pesquisa pela sua área de residência, de modo a ter os profissionais que estão mais próximos de si.


Não saia da homify, sem ler este artigo que irá completar a leitura deste: Que tipos de aquecimento existem, como funcionam e quanto custam? Além disso, leia também sobre exaustor chaminé, neste artigo: Exaustor: função, tipos, instalação, manutenção e como escolher um!

Quais são as cores que combinam melhor com o azul na decoração?
Arrow navigation 3b3136b1
O nosso artigo foi útil? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários.
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!