Reabilitação inspiradora e cheia de charme

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje vamos até ao centro histórico de Braga, mesmo em frente ao adro da Igreja de S. Vicente para conhecer uma fantástica reconstrução que utiliza o sistema construtivo tradicional e nele se inspira dando origem a uma habitação para os dias de hoje, com evidentes traços inspirados no passado, integrando-se assim com a envolvente.

Tudo começou a partir de uma fachada e um grande vazio. A proposta, do gabinete MARTA CAMPOS – ARQUITECTURA, REABILITAÇÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA integra a fachada pré-existente apropriando-se do espaço disponível. Este gabinete conta já com uma vasta experiência em Portugal, sobretudo na área da reabilitação de edifícios. 

O resultado é uma habitação original, confortável e muito inspiradora. No projecto optou-se por utilizar um sistema de ''gelosias'', o que terá dado o nome à casa: casa das gelosias', sabe o que significa?! Descubra e conheça os pormenores neste livro de ideias…

Fachada

A antiga fachada foi recuperada e mantida, integrando-se com a nova arquitectura proposta. Esta fachada apresenta alguns elementos mais clássicos e que também conferem um charme especial a esta nova habitação. Como os azulejos da fachada, o desenho dos vãos ou a própria guarda da varanda, trabalhada em ferro…

Uma casa num centro histórico

Esta seria a fachada que foi preservada e modernizada. A casa tem três andares e como vê está densamente rodeada de edifícios de várias épocas que compõem o centro da cidade, como a própria Igreja de S. Vicente. Uma localização privilegiada. A volumetria resultante relaciona-se com as edificações vizinhas procurando alinhamentos, ao mesmo tempo que propõe um novo alçado em relação com a Igreja de S. Vicente.

Uma fachada original

Este novo alçado integra um sistema de “gelosias”, herança
construtiva da arquitetura vernacular existente em Braga entre o séc XVII e XVIII. Gelosias são estruturas de grades colocadas no vão de janelas ou portas. Estas garantem a necessária privacidade atendendo à excessiva exposição sobre o adro da igreja, permitindo ver e não ser visto. Simultaneamente funcionam como sistema de sombreamento e de ventilação natural.

Interiores

No que respeita o sistema construtivo utilizado, este re-interpreta o sistema construtivo tradicional sendo a estrutura constituída por paredes em alvenaria resistente e vigas de madeira deixadas aparentes determinando fortemente a aparência formal do interior da casa.

Os espaços são luminosos e a madeira usada no chão e no tecto contribui para o conforto e um clima agradável no interior da moradia. 

Escadas modernas

Neste espaço de escadas percebemos que estamos perante uma moradia absolutamente nova e moderna. Um hall com azulejos com um padrão xadrez, onde a iluminação de parede nos conduz até às elegantes escadas de madeira, em que também o corrimão é de madeira. Conheça aqui outros espaços de escadas e hall. Ao fundo vemos paredes rosa, o que será?! 

Sala

A sala é sempre um espaço especial… Esta beneficia de uma ampla janela ao fundo que faz com que entre bastante luz natural. Para os frios dias de inverno uma lareira moderna foi integrada. Na divisão da sala foi inserido um outro volume, de paredes cor de rosa, que comunica com a sala por uma comprida janela de vidro. Consegue adivinhar o que será?! É a cozinha da casa, um espaço certamente muito moderno.

Quartos

Os quartos têm o mesmo conceito geral dos interiores desta moradia. Chão de madeira e estrutura de madeira à vista no tecto, espaços simples e amplos. Neste caso integra ainda um armário branco de parede, com muita arrumação.

Quarto especial

Este é um quarto especial já que tem um telhado esconso, um espaço diferente… O armário branco adapta-se perfeitamente a esta condição. Este armário é muito versátil e tem espaços para todo o tipo de necessidades, desde prateleiras a espaço mais amplo para roupa ou outros objectos. 

Casa de Banho elegante

A casa de banho é bastante elegante e integra-se no conceito dos restantes espaços. Bastante luminosa devido sobretudo à utilização de tons claros, na zona da banheira foi utilizado um mármore de tons castanhos, um apontamento muito elegante. 

Lavatório

Repare bem neste lavatório, com uma forma cilíndrica, que se prolonga até ao chão. Também aqui o mármore está presente e azulejos brancos contrastam com apontamentos em verde muito suave. Conheça aqui outros lavatórios fantásticos.

Uma fachada especial

Esta é a nova fachada iluminada, com algumas gelosias abertas, gostou de conhecer esta estrutura com valências muito interessantes e práticas?! 

Uma habitação muito interessante e em pleno centro de Braga, essa cidade histórica repleta de jovens…

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!