Terraços  por grupoarquitectura

O terraço perfeito para qualquer tipo de clima

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Ainda estamos em dias de primavera. E tanto que desejávamos que estivesse a ser mais quentinha e com menos chuva. Há um espaço do qual não abdicamos, essencialmente nos dias quentes. É o terraço, um espaço que nem todos têm o privilégio de ter.

Se é um dos felizardos com terraço aproveite para vivê-lo durante todo ano, em especial nos dias de verão. A decoração pode ser ajustada à época do ano. Há quem vive em países com clima tropical e mediterrâneo, para esses longas sejam as noites entre familiares e amigos.

Deixamos-lhe, neste artigo, algumas dicas e conselhos para por em prática no seu terraço, independentemente do clima em que vive. E sabe por quê? Porque, simplesmente, vai encontrar para todos os gostos.

Clima mediterrâneo

Terraços  por TG Studio
TG Studio

Terrace

TG Studio

Branco. A cor que melhor identifica as casas plantadas à beira do mar mediterrâneo. Um tom que não atraia tanto o sol. Nesta bela imagem, e como acreditamos que não vai resistir e terá de ver as restantes desta bela habitação, encontra um terraço com várias opções de descanso, divertimento.

Será um belo espaço para viver ou passar férias, não esquecendo a possibilidade de passear por entre as árvores, nomeadamente oliveiras. Se tem espaço, opte por fazer um terraço com diferentes áreas. O telheiro em madeira torna ainda mais especial esta importante divisão ao ar livre. 

Clima tropical

Terraços  por NLDigital
NLDigital

Terrace

NLDigital

Quando pensamos num clima tropical, a nossa mente viaja de imediato para o Brasil. Imaginamo-nos numa daquelas belas praias do Rio de Janeiro. Nem sempre é assim, mas isso não quer dizer que não possa ter um terraço ao gosto de um clima tropical.

As temperaturas elevadas e grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano levam à procura de noites mais frescas. O ideal é optar por cores claras para não absorver ainda mais o calor. A luz também pode espalhar-se por diferentes espaços do terraço, não esquecendo as belas plantas verdejantes, que conferem alguma humidade. 

Tão quentinho

Terraço Campo de Ourique: Terraços  por  Rita Salgueiro - Full Ideas
Rita Salgueiro – Full Ideas

Terraço Campo de Ourique

Rita Salgueiro - Full Ideas

O sol começa a espreitar e levámos logo para o terraço, mesmo que seja pequeno, toda a comodidade que precisamos para as manhãs, tardes ou noites no exterior. Uma proposta tentadora, da portuguesa Rita Salgueiro, para quem tem uma pequena área.

Um espaço interessante para praticar yoga ou trabalhar, se o faz a partir de casa. Olhe para o seu pequeno terraço e ajuste o mobiliário e a decoração aos metros quadrados que tem à sua frente. Lápis e caderno na mão é o primeiro passo. Fica a excelente proposta.

Com lareira

Não resiste ao seu terraço mesmo nos dias mais frescos? Então, esta bela proposta é para si. Tenha uma lareira exterior, daquelas que convida toda a gente a sentar-se à volta, mesmo perto de si. Pode optar até por uma lareira transportável, assim poderá levá-la para diferentes espaços.

Um ambiente tranquilo, ao qual ainda pode juntar uma mantinha para manter o ambiente ainda mais aconchegante. Gostamos tanto das noites entre amigos e familiares, recordando com alegria e boas gargalhadas os velhos tempo.

Clima seco

O clima seco, em dias de verão, pode tornar-se cansativo e desesperante. Opte por construir a sua casa numa zona verdejante, que lhe garantirá alguma da frescura que tanto precisa. No seu terraço tenha muitas plantas a fornecer alguma da humidade de que precisa.

Se tiver espaço, tenha um pequeno lago. Um clima tropical também pode ser muito seco. Veja nos exemplos que lhe deixamos a melhor combinação para o seu terraço, não esquecendo que sombra e verdura são palavras sagradas para estas áreas.

E se há chuva?

E se há chuva, não há qualquer problema… Optou-se por fechar o terraço. Uma excelente proposta se não consegue tirar os olhos da bela paisagem que tem à sua frente. Enquanto janta, com a lareira acesa, ou, simplesmente, toma um copo de vinho, veja as pingas da chuva a deslizar pelo vidro.

Há regiões em que os dias de verão são praticamente inexistentes. Opte então por fechar o terraço, mesmo que o tenha construído para ser aberto. Chame um arquiteto que lhe dará as melhores indicações para fechar a área. Depois é só viver, o que o clima tem para lhe dar. 

Já escolheu o terraço que gostava de ter em sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!