A casa rústica junto à praia com que sempre sonhou

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa rústica junto à praia. Quem não gostaria de ter assim um refúgio idílico onde os únicos sons são os das ondas do mar a bater na areia e o da brisa a abanar as plantas ao final do dia? Na verdade, com o crescente recurso a materiais sustentáveis económicos, o sonho é cada vez mais fácil de concretizar. Os arquitectos brasileiros do gabinete RAC Arquitectura assim o provam no projecto que lhe vamos mostrar neste livro de ideias. Esta moradia unifamiliar de estilo rústico localiza-se junto à praia e foi construída com materiais reciclados, provenientes de uma obra anterior que havia sido demolida. O resultado é uma casa simples, aconchegada e fresca. De que mais precisamos? De conhecê-la, pois claro. Acompanhe-nos.

Uma fachada apelativa

Iniciamos a nossa visita virtual a esta casa, com uma imagem da fachada principal. Trata-se de uma construção de um só piso com acabamentos rústicos com materiais como o tijolo e a madeira. O telhado é tradicional. 

Este espaço pertence a uma família de surfistas que, como seria de esperar, valoriza o contacto com a natureza. O alpendre abriga uma agradável zona de refeições com barbecue.

Materiais reciclados

Como o objectivo era fazer uma intervenção económica, parte dos materiais da antiga construção foram reutilizados. Entre eles, estão os tijolos e a madeira. O acesso à casa realiza-se por via de uma plataforma de madeira que se prolonga até à porta de entrada da casa. Esta estrutura surge também como extensão do terraço.

Interiores acolhedores

A casa conta com 140 m², sendo que o espaço central se organiza em torno da cozinha, sala de jantar e sala de estar. O interior conforma-se com uma mescla de materiais naturais que privilegiam os tons cálidos. A estética desta construção harmoniza-se com o exterior verdejante. As várias portas ligam, sem constrangimentos, a área interior à exterior. Os candeeiros têm uma ventoinha incorporada, útil para os dias quentes e húmidos do Brasil.

Uma perspectiva da cozinha

Se virmos o sector oposto deste ambiente, descobrimos a cozinha. Com um estilo rústico muito acolhedor, a casa é o reflexo da personalidade dos proprietários que desfrutam agora de cada espaço após a renovação. Aqui não há barreiras a separar as três áreas de carácter social. Há, apenas, uma zona comum funcional, relaxada e sem restrições.

Interacção do interior com a natureza

Passemos agora a conhecer a zona privada da casa que se mistura com a natureza. O quarto principal é rústico e dispõe de uma ampla janela ou porta que o conecta com o exterior. Esta é, sem dúvida, uma boa decisão, tratando-se de uma casa de praia que deve estar sempre orientada para os momentos ao ar livre com boas vibrações da natureza.

A fachada traseira da casa

Atravessando a porta do quarto, chegamos ao pátio posterior da casa. Esta é a última fotografia que temos da propriedade. Ao contrário da fachada principal, rica em cores, esta fachada é branca e simples, apenas decorada com portadas em azul que deixam transparecer o seu passado colonial.

Quem não gostaria de ter assim um refúgio junto à praia? Aconchegado, funcional e envolvido pela mais bonita natureza. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!