Jardins modernos por Vieyra Arquitectos

Regras de ouro para o planeamento do seu jardim

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Com a primavera a dar os últimos ares da sua graça e o verão a querer espreitar, o jardim continua a ser um espaço de descanso. Deverá apropriar-se a cada momento do ano, com o objetivo de garantir sempre bons momentos.

Todos nós, se temos uma cantinho especial no exterior, gostamos de passear entre as plantas e flores e correr, com os mais novos, pelos relvados. Mas a paisagem não cresce de um dia para o outro. Se gosta de meter a mão na terra, deixamos-lhe ideias fabulosas para pôr em prática no seu jardim. Se não gosta, entregue a especialistas na área.

Planeia antes de avançar com qualquer que seja o projeto para o seu jardim. As próximas imagens irão, certamente, ajudá-lo a clarificar ideias.

1. Aproveitamento de um muro branco

Não têm espaço e a única coisa que imagina são vasos colados ao muro de fundo de sua casa? Ponha mãos à obra, é girissimo e super económico! Boa sorte!

2. Uma casa da Madeira

Com a Riscos & Atitudes ficamos a conhecer esta bela casa na Madeira. Uma arquitectura moderna que relaciona de forma esplêndida o interior e o exterior. Um terreno desnivelado que permitiu fazer maravilhas nos espaços ajardinados.

Como explicam os arquitetos, todos os pormenores foram desenhados criteriosamente, aplicando materiais nobres, tanto no exterior com no interior, de referenciar o sistema de construção sismo, a madeira, o mármore. Do telhado cai também vegetação e a lagoa artificial é um encanto, junto aos arbustos e árvore de pequeno porte.

3. Plantações

Um jardim pode ser apreciado de qualquer ângulo de uma casa, desde que as janelas e portas o permitam. Nesta bela habitação não resta qualquer dúvida. Uma paisagem de fundo que acaba por se tornar num belo quadro natural. O verde é a cor dominante.

As plantações devem ser bem planeadas, bem como o tipo de árvores que se vão selecionar. Não pense apenas a curto prazo. Marque a diferença ao pensar a longo prazo, escolhendo as plantações que melhor se adaptam à qualidade do terreno e à estação do ano.

4. Cobrem o chão

A relva pode ajudar a criar ambientes diferentes. Pode estender-se durante parte do terreno ou espreitar, como pode ver na imagem, em pequenos canteiros. Um espaço cheio de serenidade que convida as boas leituras e conversas nas cadeiras colocadas estrategicamente.

Além da relva, encontra no mercado diferentes vegetações para cobrir o chão. Há imagens fantásticas, à espera de serem postas em prática, nas páginas da homify, só tem de visitar o nosso jardim. Crie o ambiente com que sempre sonhou, a partir das propostas que lhe deixamos.

5. Arbustos

Os arbustos continuam a ser uma escolha de ouro para os jardins portugueses. É frequente apreciá-los nos jardins de casas antigas, representando grandiosidade. São, por vezes, associados a riqueza, prestígio, como tão bem exemplifica a imagem que lhe deixamos.

Se antigamente era habitual ver nos jardins duas ou três espécies de arbustos, hoje há uma grande variedade. Qualquer jardineiro ou especialista em arquitetura paisagista poderá responder-lhe a qualquer que seja a sua dúvida. A qualidade do terreno poderá ditar a escolha. 

6. Entre cair e manter-se

Cozinhas minimalistas por 21arquitectos

Há folhas perenas e caducas. Esta bela imagem representa bem como uma árvore se pode vestir ou despir de folhas. Além disso, são elementos decorativos por excelência. Podem cobrir-se de folhas ou ficar com os seus ramos à mostra.

Em todas as fases à beleza. A cor que se vai transformando também vai dando outras cores ao seu jardim. Podem ser folhas verdes, amarelas, castanhas ou ter várias tonalidades. Pode ter várias árvores no mesmo espaço ou cingir a sua paixão apenas a algumas. 

7. Videiras

Uma casa que respira arte por todos os cantos, desde a decoração à própria arquitetura. Das janelas, nas paredes que fazem lembrar unidades fabris, vê-se um grande vale de videiras. É no Brasil, mas bem podia ser em Portugal, do norte ao sul.

Portugal é um líder mundial na produção de vinha. São várias as propriedades que têm como jardim grandes terrenos com videiras. Se no inverno se despem, na primavera e verão deixam qualquer área num encanto. Invista naquilo que o nosso País tem de mais belo. Tudo ganhará com isso. 

Já escolheu o jardim que gostava de ter em sua casa? Nós ainda não conseguimos...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!