Viagem pelo mundo das casas surpreendentes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Viajar connosco… Quer? É tão fácil, não precisa de gastar um cêntimo, cansar-se ou sair do conforto do seu lar. Basta estar ligado à homify, clicar e seguir o resto do artigo, deslizando apenas o rato. Ficou com vontade, então mantenha-se por aqui, pois de facto o que aí vem é (mesmo) surpreendente. 

Neste livro de ideias pode descobrir oito casas ao redor do mundo, é sempre curioso ver como é a arquitetura dos outros países, inspiramo-nos e ficamos também mais sábios. Sim, viajar ou descobrir o que se passa à volta do mundo enriquece-nos como pessoa, ficamos mais ricos culturalmente, traz-nos outra visão e percepção de várias coisas. 

Nesta árdua seleção escolhemos vários projetos, muito diferentes uns dos outros, uns mais típicos e tradicionais do país, outros já com traços modernos. 

Convidamo-lo a vir connosco e deslumbrar-se (não se vai arrepender é garantido!).

México

Casas modernas por P+0 Arquitectura
P+0 Arquitectura

Narigua House

P+0 Arquitectura

México… Mexiiiiiiiiicooooooo!! Lai… Lai…

O México, o país da América Central, tem tesouros como estes e com isto acreditamos que não andam a brincar. Um design de sonho, que poderia ser projetado já em Portugal, Espanha, França, enfim onde bem entendermos. Os seus traços modernos poderiam integrar-se em qualquer espaço, lugar, zona, região ou país. O seu revestimento em madeira e as suas imensas janelas de vidro tornam-se fáceis de conectar a qualquer contexto.

Uma casa projetada em três volumes, com base em prismas em balanço (para trás e para frente), de modo a ajustar-se ao ambiente e resolver o desafio dos desníveis do terreno.

Portugal

Casa em Espiunca: Casas campestres por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

É a partir de Portugal que começamos este roteiro à volta do mundo. E não começamos de qualquer maneira… mas sim como um intervenção muito especial. A casa que está a olhar era nada mais nada menos do que um palheiro. É verdade! Reparem nas características ainda visíveis da pedra e da fachada da frente. 

Um grande desafio para os arquitetos ABPROJECTOS, mas que se saíram grandemente. Se derem uma vista de olhos ao restante projeto, ainda ficará mais pasmo. Um arquitetura que envolve um passado, mas que também abraça o futuro, infiltrando um design moderno. Uma reabilitação e ampliação surpreendente, não se esquecendo nunca das condições de conforto atuais. 

Este antigo palheiro é hoje um alojamento de turismo rural, com uma identidade arquitectónica inigualável.  

Alemanha

Casas modernas por homify

Vamos até ao norte da Europa, na Alemanha, mais precisamente em Hamburgo, uma das cidades mais emblemáticas e belas deste país. Este país no coração da Europa, tem um arquitetura muito típica, com telhados triangulares e hastes de madeira nas fachadas frontais… Mas o tempo também traz alterações e não será por isso, que não haja quem aposte numa arquitetura moderna. 

Tal como vemos neste exemplo, onde nos deparamos com esta fabulosa moradia, bastante moderna, devido às suas formas cúbicas, materiais e cores sóbrias, além de ter um design muito contemporâneo. 

As janelas imensas descrevem esta impressionante casa, criando uma ligação para o exterior, nomeadamente pelo uso do deck, que permite criar um lugar de descanso e de relaxamento nas horas livres. 

Colômbia

Piscinas minimalistas por LIGHTEN

Continuamos a nossa viagem mais a sul, agora na Colômbia. Como pensa que são as casas neste país? Singelas e simplistas… brancas também. Mas a verdade é que há também casas de sonho e hoje partilhamos esta convosco. 

Uma casa que nos parece térrea, mas que afinal é constituída por dois andares. Tem uma forma alongada e horizontal. Está situada num cenário de sonho e tropical, no topo de uma montanha. As suas formas são retas, com desenhos modernos. O exuberante cenário onde foi edificada só exala ainda mais a sua beleza, um cenário perfeito no meio da natureza, que ainda esconde uma piscina, na traseira da casa, que faz fronteira com a casa e as restantes montanhas…

Espanha (Ibiza)

Uma empresa familiar desde de 2012, composta por pai e filho Miguel Garcia e Andres Garcia Quetglas Castiella. Além de serem pai e filho, dão nome à empresa MG & AG Architects. Já contam com mais de 40 projetos, entre Ibiza, Amsterdão ou Havana.

O que caracteriza a arquitetura destes profissionais são as descontruções de um design mais tradicional, isto é, usam materiais usados há mais de quinhentos anos, adaptando-os às geometrias irreverentes. MG & AG Architects foram distinguidos com o prémio Mediterrâneo 2015, na categoria de Arquitetura. 

Este projeto denominado de Oasis é repleto de luz. O seu design moderno, guarda as linhas típicas da Ilha de Ibiza.

Itália

Agora uma passagem por Itália, para ouvir as cigarras, a musicalidade de uma língua linda e ver o tão característico design mediterrâneo. 

Uma casa familiar, para todos os bambinos, composta por um jardim romântico para as jantaradas ao luar, em que o tempo deixa de ter horas, onde só se ouve o som dos grilos e o brindar dos copos. Um interior luxuoso, em que o requinte e os detalhes italianos resplandecem em cada lugar. O seu exterior pintado de salmão, com estores de madeira que adornam a fachada e ainda uma grande varanda que permite um contacto com o exterior, são alguns dos detalhes estéticos desta casa italiana. 

Inglaterra

  por Coupdeville
Coupdeville

Godolphin

Coupdeville

Se em Portugal temos projetos soberbos de reabilitação, em Inglaterra também. Reparem na aparência exterior desta pequena jóia. Um edifício de tijolo antigo, que nos deixa em aberto como será o interior industrial e modernizado. 

Se tiver uma habitação de família ou a vontade de reabilitar uma casa no centro da sua cidade, veja como é possível fazer. O resultado será sempre único e com forte poder, pela sua ligação entre o passado e o presente.

França

Casas ecléticas por Pixcity

Concluímos este artigo na Província francesa, sem dúvida uma região com caráter e com alma. Casas típicas, casas de pedra, casas antigas e algumas delas com o privilégio de uma segunda vida, talvez melhor que a de outrora. 

Não desvendado o véu, de forma a vos deixar curiosos e com vontade de espreitar o resto de projeto… Só vos dizemos que a partir deste pequeno beco é completamente impossível imaginar a riqueza e toda a elegância que está escondida nos interiores desta casa de pedra. Uma fachada que apresenta uma autêntica arquitetura da região, foi mantida, preservando assim a tradição.

Gostou desta viagem? Qual foi o país que mais gostou de visitar? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!