Casas de banho asiáticas por Sky Gallery

Dicas para criar um ambiente japonês dentro de casa!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

O estilo japonês, contrariamente ao chinês que se foca em tons vibrantes, mais vivos e mais arrojados como o vermelho e o dourado, prima pela criação de um ambiente muito sofisticado e equilibrado, que transmite tranquilidade e relaxamento. Para atingir este objectivo, são utilizados padrões mais discretos, onde podemos encontrar facilmente flores de cerejeira (Sakura, em japonês, e que é a flor nacional deste país), pássaros ou leques típicos desta cultura. Esta corrente, no que toca à decoração de interiores, procura encontrar o equilíbrio através da valorização do espaço em que se aplica e da existência apenas do essencial, não havendo exageros. Os materiais mais utilizados variam entre a madeira (escura ou clara), o linho, o algodão e o bambu, quer seja em mobiliário, têxteis ou elementos decorativos. Como bem sabemos o Japão também é conhecido pela arte do origami, pelo que o papel também tem espaço neste tipo de decoração.

No artigo de hoje iremos explorar um pouco mais o ambiente com estilo japonês, dando-lhe algumas dicas sobre como imprimi-lo na sua casa de forma simples e rápida! Fique connosco e comece desde já a tirar notas!

Utilize biombos em bambu

Os biombos são peças óptimas para conferir alguma privacidade (pelo menos privacidade visual) a determinadas áreas dentro de uma divisão. Podem ser utilizados para prolongar o hall de entrada, para criar uma zona de troca de roupa ou até para separar áreas diferentes (por exemplo, a sala de estar da sala de jantar). Se é fã desta peça e quer dar um toque japonês à sua casa, procure adquirir um biombo feito em bambu ou então remodele um que já tenha em casa com este material! Será quase imediata a viagem que vai fazer até ao outro lado do Mundo com este pequeno pormenor! No caso de não ter espaço para um biombo, pode sempre tê-lo aberto e aplicado numa parede, substituindo assim a pintura ou o papel de parede!

Mobiliário baixo

Quando falamos em casa japonesas ou em decoração japonesa, uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça é precisamente o mobiliário. No Japão, é muito usual a utilização de mobiliário com altura muito reduzidas, praticamente ao nível do chão. Portanto, aqui a ideia é adquirir peças ou adaptar as suas a este tipo de decoração: pode começar por retirar os pés aos móveis (obviamente sem que isso comprometa a estabilidade dos mesmos) ou comprar mobiliário já a pensar na sua altura; evite peças muito grande ou muito pesadas para a decoração – a ideia é não ocupar todo o pé direito, por isso opte por mobílias mais ao nível do chão. O mesmo se passa com sofás e mesas, que deverão ser baixos.

Opte por candeeiros em papel

Apartment in Belém: Quartos escandinavos por Lagom studio
Lagom studio

Apartment in Belém

Lagom studio

Esta é provavelmente a dica mais económica que lhe deixamos aqui hoje! Actualmente, em qualquer loja de decoração e artigos para a casa já se encontram vários candeeiros de papel a preços super acessíveis, portanto o preço nem é desculpa para a ausência de investimento. E nem precisa que os seus sejam iguais ao do seu vizinho, pois a variedade é tal que mais diferente só feito por si ou por encomenda! Assim sendo, opte por candeeiros deste tipo (e sempre em tons neutros e relaxantes) para a sua sala de estar, quarto ou até o corredor. Por motivos óbvios, não são aconselhados para divisões onde a humidade estará certamente mais presente, como a casa de banho ou a cozinha – mas no resto das assoalhadas, aposte neles!

Mantenha a casa com um aspecto simples e minimalista

Quinta H | eco-remodelação| Madeira: Salas de jantar rústicas por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Quinta H | eco-remodelação| Madeira

Mayer & Selders Arquitectura

Aqui a ideia é retirar do campo de visão tudo o que não for estritamente necessário estar à vista. Um exemplo simples: à entrada, evite os cabides e opte antes por um pequenos closet onde você e os seus convidados possam guardar bens como os casacos, sapatos ou as carteiras. A ideia é evitar que estes objectos perturbem a tranquilidade e o equilíbrio do espaço, pelo que armários (principalmente os embutidos e discretos), gavetas e outras soluções de arrumação são indispensáveis neste tipo de decoração. Em cima da mesa de refeições pode ter uma jarra simples com flores (como as de cerejeira ou dentro desses tons suaves), mas evite a desarrumação e o excesso de estímulos visuais.

Adquira um bonsai

Jardim  por Bonsai-Shopping
Bonsai-Shopping

Bonsai – Ginkgo und Chinesischer Wacholder

Bonsai-Shopping

Bon-sai significa árvore em vaso. Mas desengane-se quem acha que é só isto! Um bonsai é uma verdadeira obra de arte conquistada pelo Homem através de cuidados específicos e especializados. O que queremos dizer com isto é que as espécies utilizadas para este fim dão trabalho e obrigam a termos paciência e atenção para com elas. No entanto, é algo que vale a pena ter se a ideia é criar um ambiente nipónico dentro de casa! Um ou mais, a escolha é sua! Existem vários estilos, portanto é uma questão de se dirigir a uma loja da especialidade e ver o que mais lhe agrada a si. Mas lembre-se: adquira-os sempre sem exageros. E informe-se sobre todos os cuidados que deverá ter com eles para que tenham uma vida mais prolongada!

Tenha um tatame

Para finalizar e ter a cereja no topo do bolo, que tal um toque único que vai dar à sua casa todo o ar japonês? Consiga este feito facilmente com a aquisição de um tapete! Mas não será um tapete qualquer… Lembra-se dos filmes de artes marciais, onde os lutadores treinam afincadamente? Pois bem: a ideia é ter um desses tapetes a cobrir uma boa área da sua sala ou do seu quarto. O tatame, material de que é feito este tipo de tapete, não é mais do que um tecido feito com palha (normalmente de arroz) entrelaçada e devidamente prensada com esteira de junco. É limitado por faixas laterais pretas, que lhe dão o ar de ringue de luta. O mais curioso neste tapete é que, devido às suas medidas padronizadas, funciona como medida para obter a área de um determinado compartimento. Na cultura japonesa, é muito utilizado nos rituais religiosos e na cerimónia do chá, mas pode utilizá-lo onde achar mais conveniente para si!

Dentro das nossas dicas, o que vai querer aplicar primeiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!