Uma obra-de-arte do modernismo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, viajamos até ao sul de França para explorar uma casa contemporânea situada à beira-mar, em Carry-le-Rouet. A cidade é muito popular entre os turistas franceses atraídos pelo clima quente do Mediterrâneo e pelo ar refrescante do mar.

O edifício consiste numa estrutura cúbica com volumes quase contínuos. A paleta cromática privilegia o branco, os interiores são minimalistas e as superfícies envidraçadas generosas. Com uma paisagem assim, nem poderia ser de outra forma. Esta moradia emana uma sensação de luxo que nos remete ao apetecível ambiente estilo resort. Entre outras, as características mais fascinantes do projecto são o mezanino de vidro e a maravilhosa piscina.

Venha conhecer melhor este projecto do gabinete Christian Fares.

Fachada branca e luminosa

A casa branca de dois pisos tem uma presença sumptuosa. A ornamentação é inexistente e as paredes brancas prometem uma sensibilidade minimalista com uma subtil transição entre áreas. Embora seja um exterior contemporâneo, também materializa, de certa forma, a simples e refrescante estética mediterrânica.

Piscina

A sofisticada piscina no exterior propicia aos proprietários da casa a tão agradável frescura nos dias quentes típicos do clima mediterrânico. A área recreativa no exterior acompanha a lógica minimalista da casa cujas linhas horizontais se destacam. Repare como o piso mal se eleva acima do nível da piscina, como o relvado está perfeitamente aparado e como as linhas simples da cobertura rasa acentuam a horizontalidade do edifício. Esta estética horizontal é comum na arquitectura de estilo resort porque nos ajuda a relaxar e a sentir uma ligação com a terra que é como quem diz, com a natureza.

Pé direito duplo

cozinha em plano aberto e a sala de estar abrem-se para a área da piscina. A área tem um pé-direito duplo e janelas grandes que ajudam o ambiente a manter-se arejado e aberto. A grande ilha de cozinha branca senta-se no centro do espaço e tem uma mesa para refeições informais anexada. Este é, sem dúvida, um grande ponto de transição entre o ambiente interior e o exterior. 

Por fim, repare no mezanino. Já o vamos ver em pormenor.

Escadas abertas

Mudamos de ângulo e vemos agora a escada aberta que liga o piso térreo ao superior. A escada minimalista é ampla e não conta com o apoio de balaustradas. Isso permite o livre fluxo de luz e de ar, enfatizando assim a abertura, luminosidade e ventilação do interior. A escada também actua, de certa forma, como divisor de espaços.

Mezanino envidraçado

No piso superior, temos o mezanino em vidro que víamos nas imagens anteriores. As guardas em vidro e o piso em preto criam uma impressão dramática e sofisticada. Repare, ainda, nos candeeiros esféricos suspensos do lado esquerdo, uma boa forma de iluminar um vão.

Decoração monocromática

Como já constatámos, os interiores são quase completamente monocromáticos. No quarto, essa característica é particularmente notória. O cinza traz uma sensação “cool” e sofisticada que condiz com o minimalismo da casa. Repare, por fim, na cabine de duche envidraçada no canto. A casa de banho está, assim, totalmente integrada no quarto.

Casa de banho

As banheiras independentes estão, definitivamente, na moda. E não há nada mais apelativo do que ter uma banheira dentro do quarto. Muitas pessoas receiam a instalação de uma casa de banho dentro do quarto devido aos problemas de humidade que isso pode trazer. Porém, com selantes adequados, não terá esse problema.

O que achou do mezanino envidraçado e da piscina? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!