7 fantásticas ideias para desenhar a fachada de sua casa

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A fachada da nossa casa é a carta de apresentação da mesma. Por norma, o estilo que impera no exterior dá uma ideia do que pode ser encontrado atrás das paredes, portas e janelas que mantêm a salvo a sua casa diariamente.

Em muitas ocasiões as fachadas nas nossas casas têm um encanto arquitectónico que não foi aproveitado devidamente. São como pequenos diamantes em bruto que só necessitam de ser polidos para mostrar o seu verdadeiro brilho, e é o nosso trabalho como habitantes, ajudar a mostrá-lo.

Aqui, na homify temos preparado este artigo que o guiará em observação detalhada por pormenores para melhorar a sua fachada, deixando-a apenas mais bonita e mais vistosa.

Quer conhecê-los? Continue a ler-nos e perceberá tudo!

1. Dê-lhe um pouco de luz

Casas modernas por Grupo Arsciniest

Se acredita que a sua fachada é mais que perfeita mas gostava de lhe adicionar qualquer coisa mais, que lhe parece uma mudança ao nível de luz?

A aparência da sua fachada mudará por completo com uns toques de luz. Poderá colocar algumas lampadas nas laterais na entrada ou até no passeio em frente à sua casa. Optar por uma iluminação subtil ou mais dramática depende do seu gosto pessoal. Dica: luzes led são excelente para aplicação exterior.

2. Incluia mais vidro

Casas modernas por Pau Brasil
Pau Brasil

Fachada

Pau Brasil

Se o estilo de sua casa é mais moderno, pode optar por integrar um pouco de vidro à sua fachada, pois é um elemento que representa muito bem a modernidade actual. 

Altere o aspecto da sua varanda e coloque uma guarda em vidro no lugar da anterior, de ferro ou cimento. A sua varanda não só vai parecer mais leve como a sua casa ficará imediatamente com um aspecto mais moderno. Optar por vãos de janelas grandes e amplos em vez de pequenas e de divisórias interiores, ajudará também a adquirir com maior facilidade o objectivo: fachada moderna

Uma mescla de cores sóbrias e de vidro geram elegantes e sensacionais fachadas!

3. Adicionar um gradeamento

Uma maneira muito simples de mudar o aspecto da sua fachada e fazê-la parecer espetacular agregando um charmoso detalhe. Este detalhe pode ser representado com uma elegante cerca. Em relação ao aspecto e material do mesmo a escolha é sua, mas avisamos já que não faltam estilos e a oferta é muita. Apostar em uma cerca ou gradeamento, não só o ajudará a limitar o espaço do seu terreno, como também são vistos como acessórios muito criativos para realçar a beleza da sua casa.

4. Aplicar uma pincelada de cor

Não existe nenhuma cor mais aplicada em fachadas do que a cor branca. É certo que o branco é um clássico, seja ele no exterior ou no interior de uma casa. Mas hoje o que falamos é daquele toque de cor que vai valorizar a sua casa e diferenciá-las de todas as outras. Consegue imaginar se as casas fossem todas brancas?

Não precisa ser demasiado arrojado ou atrevido para arriscar numa cor. Poderá aplicá-la apenas em pequenas quantidades, mas se preferir, na totalidade da fachada. Para que não arrisque num tom demasiado forte e chamativo, recorra a profissionais que o orientem consoante o seu gosto pessoal, na escolha indicada.

5. O completo minimalismo

Casas mediterrânicas por TG Studio
TG Studio

Exterior

TG Studio

Se antes pelo contrário, está cansado de cor e procura um descanso absoluto das mesmas, opte pelo branco total!! Mesmo a cor branca necessita de uma escolha certeira no tom – sim, existem muitos tons de branco!

Se a sua casa contar com muitos detalhes na fachada e ainda assim for totalmente branca, a mesma adquirirá um estilo um enigmático e elegante.

Recorde que ter uma casa de tonalidades claras evitará a absorção demasiada de calor e se for uma casa de dimensões reduzidas, o branco ajudará a dar-lhe maior amplitude.

6. Destaque os detalhes e texturas

Quando tem uma casa com detalhes em madeira, estrutura de telhado ou fachada com vários detalhes como janelas em madeira, é importante ressaltar estes elementos que dão vida e personalidade à sua casa. Para consegui-lo, aconselhamos que escolha uma cor para ressaltar os detalhes. Depois, com a ajuda de um circulo cromático, elega para o fundo de toda a superfície restante uma cor oposta à dos detalhes – sucesso garantido!!

7. Marque as suas janelas com cor

Casas ecléticas por Blacher Arquitetura
Blacher Arquitetura

Fachada Frontal

Blacher Arquitetura

É possível que pense que ter um vitral é logicamente caro e nunca poderia instalá-lo em sua casa. Sem dúvida, nem todos os vitrais têm que ser muito elaborados nem feitos por grandes mestres de arte. Um vitral muito simples é como este que te mostramos nesta imagem. 

Poderá apenas dividir a sua janela em pequenas superfícies e pintar esses planos de cores diferentes, ou até mesmo aplicar sobre o mesmo, papel translúcido das cores que mais gostar. Obviamente o resultado não é totalmente real e o mesmo que um vitral, mas o resultado poderá ser bastante idêntico.

Ainda ficou com vontade de ver mais fachadas?

As mais arrebatadoras fachadas

Fachadas Portuguesas

Te gustaron estos consejos, mira estas 10 puertas de entrada ¡Te encantarán! ¿Tienes algún otro tip para mejorar las fachadas? ¡Cuéntanos tus ideas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!