7 fantásticas ideias para melhorar a fachada de sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A fachada de uma casa é o seu cartão de visita. O estilo que impera no exterior dará uma ideia do que se pode esperar após cruzarmos a porta de entrada. Em muitas ocasiões, as fachadas das casas têm um potencial arquitectónico mal aproveitado, em jeito de diamante em bruto à espera de ser lapidado. Cabe-nos a nós em cooperação com arquitectos pensar na melhor maneira de as reabilitar e de lhes emprestar um novo fulgor.

Assim, preparamos-lhe aqui na homify este livro de ideias com setes casas cujas fachadas são particularmente bonitas.

Ora veja lá.

1. Dê-lhe luz!

Casas modernas por Grupo Arsciniest

Se crê que a sua fachada já é bonita, mas gostaria de lhe fazer uma alteração, por que não colocar novos pontos de luz? Pode optar por suspender candeeiros na paredes que ladeiam a entrada ou, para um aspecto mais dramático, escolher feixes de luz que desenhem um “V” na parede, fazendo a casa parecer mais imponente e alta. Estude com um especialista um plano de luminotecnia. Acredite que pode fazer toda a diferença.

2. Incluir vidro

Casas modernas por Pau Brasil
Pau Brasil

Fachada

Pau Brasil

Se o estilo de sua casa é mais moderno, pode optar por integrar vidro na fachada uma vez que é um elemento muito representativo da actualidade, assim como da ligeireza, da tecnologia e da modernidade. Modifique a sua varanda – se for o caso – e coloque vidro como limite da mesma. Pode, também, incluir janelas mais amplas se o seu arquitecto considerar viável. Quanto às cores, eleja tons sóbrios e, para os materiais, considere a madeira e a pedra que se harmonizam em pleno com o vidro.

3. Acrescente uma vedação

Uma forma muito simples para alterar o aspecto da sua fachada e fazê-la sobressair, é acrescentar-lhe uma bonita vedação que se coadune com o estilo da casa. Lembre-se que uma vedação, para além da componente estética, é também muito útil para assegurar a privacidade e a segurança da casa.

4. Arrisque na cor

O branco não tem nada de mal. Muito pelo contrário. É uma cor clássica que traz luz e leveza e que funciona bem tanto no interior, como no exterior. Porém, por que não dar uma oportunidade a uma cor mais vibrante? Pronto, não precisa de pintar a sua casa de roxo às bolinhas amarelas. Mas, pode fazer como na casa da fotografia e pintar uma das superfícies com uma cor mais alegre. Como é natural, a cor deve respeitar a organização paisagística do local onde vive e ir ao encontro do estilo da casa.

5. Minimalismo

Casas mediterrânicas por TG Studio
TG Studio

Exterior

TG Studio

Se, pelo contrário, está cansado de cores fortes, é tempo de descansar dessas tonalidades e de optar pelo branco total. O branco é como os vestidos pretos: nunca comprometem. No mais, se a sua casa não conta com muitos detalhes na fachada, o branco trar-lhe-á um estilo enigmático e elegante. Recorde-se que, tons claros absorvem menos calor e, numa residência pequena, ajudam a trazer luz e amplitude.

6. Destaque os detalhes e as texturas

Uma casa que apresenta uma mescla de elementos na fachada é uma casa com vida. Repare na moradia da imagem, da autoria do gabinete Enrique Cabrera Arquitecto, com uma fachada assimétrica que evidencia diferentes texturas trazidas pela pedra e pela madeira usadas de várias formas. O branco, na sua simplicidade, deixa que elas sejam as protagonistas e sobressaiam ainda mais.

7. Vidros com cor

Casas ecléticas por Blacher Arquitetura
Blacher Arquitetura

Fachada Frontal

Blacher Arquitetura

Estamos habituados a ver vitrais em edifícios imponentes com catedrais ou museus. Por tanto, cremo-los caros. Contudo, os vitrais nem sempre têm que ser tão elaborados pelo que pode optar por eles para uma ou mais janelas de sua casa.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!