Pia de semi encaixe para cozinha e banheiro: aposte nesta tendência!

Fernanda Martello – homify Fernanda Martello – homify
Apartamento no Litoral, Rabisco Arquitetura Rabisco Arquitetura Casas de banho minimalistas Cerâmica
Loading admin actions …

Quer dar uma cara nova à sua cozinha ou banheiro? Já pensou em inovar e escolher um pia que se destaca das tradicionais? A pia de semi encaixe pode ser aquele diferencial que você estava buscando. A cuba de pia de semi encaixe, também conhecida como cubas de pia estilo FarmHouse, nada mais é do que uma cuba que tem sua parte frontal projetada para frente, sobressaindo a linha da bancada onde é colocada. 

A cuba de pia semi encaixe surgiu numa época onde não havia água corrente. Ela foi projetada para reter grandes quantidades de água que eram levadas manualmente às cozinhas. Os primeiros modelos de pias de semi encaixe surgiram no século XVII na Irlanda e na Inglaterra. Nesta época, a cuba de pia de semi encaixe servia para lavar panelas de grandes proporções, lavar roupas e muitas vezes para dar banho nas crianças. 


Estilos e materiais de pias de semi encaixe

Trata-se de uma pia mais espaçosa, cheia de estilo e atemporal que se destaca tanto na decoração da cozinha como do banheiro em questão. Ela pode ser usada nos mais diferentes estilos de decoração, desde o rústico e industrial, até em banheiros e cozinhas minimalistas ou modernas. A pia de semi encaixe também pode ser encontrada nos mais diversos tipos de materiais como por exemplo porcelanato, aço inox, cobre e por que não, podem também ser esculpidas em pedras, criando assim um estilo ainda mais rústico.

Combinações com pia de semi encaixe

Existe uma infinidade de possibilidades de combinações de pias de semi encaixe com a bancada do banheiro ou da cozinha. É possível escolher uma pia de semi encaixe da mesma cor da bancada, criando assim um estilo mais minimalista e discreto. Mas se você quiser ousar, pode escolher uma pia de semi encaixe com uma cor completamente diferente da cor da bancada, dando destaque à pia.

Neste projeto a pia de semi encaixe arredondada é da mesma cor da bancada, mas ambos destacam-se em contraste com o gabinete cinza escuro.

Fatores que você precisa considerar sobre a pia de semi encaixe

Na hora de escolher colocar uma pia de semi encaixe no banheiro ou cozinha existem fatores que você precisa considerar. Por exemplo, é uma pia que tem um custo bastante elevado se comparado com outros tipos de pia de cozinha e banheiro. Além disso, ela pode ser um pouco incômoda para crianças ou pessoas com pouca mobilidade, já que pode dificultar o alcance da torneira. Consulte arquitetos de interiores, eles poderão te auxiliar nessas questões.

Pontos positivos da pia de semi encaixe

Por outro lado, a profundidade da cuba da pia de sem encaixe diminui os respingos de água na bancada uma vez que possui um amplo espaço de trabalho. O desenho da pia de semi encaixe, projetado para frente, também facilita o manuseio ao lavar pratos e panelas, evitando assim uma tensão nas costas do usuário.

Leia também o nosso livro de ideias com inspirações de cozinha preta: 32 modelos e combinações com dicas para decorar.

Confira mais ideias de cozinha e banheiros com pia de semi encaixe para você se inspirar!

Neste projeto de banheiro a pia de semi encaixe aparece em porcelanato marrom criando um contraste de material com a bancada em madeira. Uma decoração de banheiro ao mesmo tempo rústico e minimalista por suas linhas retas.

Cozinha industrial com pia de semi encaixe em aço inox

Neste projeto de cozinha com estilo industrial, a cuba de pia semi encaixe é feita de aço inox, combinando com a bancada, coifa e todos os eletrodomésticos que seguem a mesma linha em tons metálicos.

Banheiro com pia de semi encaixe quadrada branca

Este banheiro clássico, todo em branco, possui uma cuba de semi encaixe com bancada em mármore importado branco pigues.

Banheiro clássico com cuba semi encaixe contrastando com mármore escuro

Outro exemplo de pia de semi encaixe para banheiro, desta vez com um estilo completamente oposto ao último que vimos. Com toques mais clássicos, a pia semi encaixe quadrada branca se destaca na bancada de mármore marrom imperador.

Pia de semi encaixe com bancada branca

Projeto de banheiro com tons neutros onde a pia de semi encaixe e bancada com revestimento mármore branco-pigues se complementam.

Cuba de pia de semi encaixe branca com bancada em mármore branco paraná

Outro projeto de banheiro com decoração clássica com cuba de pia de semi encaixe quadrada aplicada em tampo de mármore branco paraná.

Pia de semi encaixe branca com bancada em granito claro

Banheiro com decoração minimalista com pia de semi encaixe sobre granito claro.

Cuba de semi encaixe em porcelanato branco e bancada bege

Banheiro com cuba de semi encaixe em porcelanato branco combinando com bancada em mármore bege e parede revestida com azulejos decorados em branco e azul.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista