Uma moradia em madeira que nos apaixona

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Encontramo-nos na Coreia do Sul para visitar uma pequena casa situada na zona rural do país. Com 35 m² de área útil, a casa, de dois andares, serve as necessidades de uma família de quatro pessoas. A madeira é usada de forma expressiva na fachada do edifício, tendo sido deixada no seu estado natural e rústico. A construção desta casa modular foi económica e rapidamente executada. Realce-se, ainda, o entorno verde que emoldura a casa e lhe traz aconchego e, claro está, privacidade. As linhas são simples e o telhado é de duas águas. Embora o seu exterior seja, aos nossos olhos, tradicional, ao interior está inerente um estilo asiático muito próprio.

Encetemos a nossa visita virtual à casa Gwanju projectada pelo gabinete Woodsun.

Bonita e rodeada por verde

Casas modernas por woodsun

O exterior da casa emana uma sensação de calidez que nos convida a entrar. O revestimento tem o balanço perfeito de cores. Utiliza o branco, a madeira e os tons cinza. O telhado de duas águas é mais largo e vertiginoso de um dos lados. Ainda que a casa seja pequena, integra dois pisos e inclui um amplo jardim com árvores altas que nos transmitem a tranquilidade da montanha.

A cor da elegância

Cozinhas modernas por woodsun

Como mencionado, a madeira é um elemento com forte presença na construção desta casa pelo que a encontramos não só no exterior, como também no pavimento, nas estruturas do tecto e no mobiliário. É, sem dúvida, um material que causa impacto visual e que valoriza os ambientes em que se encontra, trazendo-lhes um aconchego e uma pureza estética que sobressai pela naturalidade. A madeira é um óptimo material para construir pelas inúmeras vantagens que lhe estão inerentes, entre elas o facto de ser um excelente isolante, de ter grande durabilidade e de ser versátil. Para além disso, pode ser reutilizada. Não raros são os projectos que utilizam madeiras de casas previamente demolidas.

O espaço do piso inferior da casa desenha-se numa lógica de plano aberto, sendo a península da cozinha um elemento que demarca virtualmente as duas áreas com propósitos distintos.

A cozinha

Cozinhas modernas por woodsun

A casa Gwanju tem uma cozinha aberta ao melhor estilo escandinavo, com uma forma em “C” muito funcional e sem acessórios a estorvar a vista para que se possa apreciar em pleno a estética do espaço com o a azulejaria geométrica e divertida, o balcão branco imaculado e todos os elementos de madeira desde os armários à mesa para fazer refeições informais.

Espaços com personalidade moderna

Corredores e halls de entrada  por woodsun

Os arquitectos da Woodsun desenharam escadas em madeira que se conectam com o segundo piso. Mais uma vez, aparece a madeira, também aqui a contrastar com o branco. A estética deste ambiente pauta pela ordem e pelo minimalismo, ideais para uma área de transição entre um nível e o outro.

A sala íntima

Salas de estar modernas por woodsun

Esta é a sala de estar da casa que, como se nota pelo exterior, possui uma cobertura formada por tectos altos, gerando um espaço com profunda inclinação com uma generosa largura e uma altura agradável. O espaço encontra-se apenas decorado com um móvel de televisão que segue as linhas limpas da casa.

Um dos quartos

Quartos de criança modernos por woodsun

Terminamos este livro de ideias num quarto juvenil com um ambiente luminoso e muito refrescante onde se teve em conta a importância das cores. É um quarto com toques menta que transmite paz e serenidade, tendo-se, no entanto, mantido a madeira como aliada. Da janela, pode-se usufruir da deslumbrante vista para a paisagem montanhosa.

Gostou das linhas simples desta simpática moradia rodeada por uma paisagem verdejante? Deixe-nos a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!