7 fantásticas ideias para desenhar a entrada de sua casa

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Quando se pensa no desenho de uma casa, é muito importante também serem considerados os espaços exteriores e a relação que estes têm com o restante espaço. Por esta razão, a fachada da casa é tão apreciada pois é a carta de apresentação na nossa casa e define o estilo da arquitectura da casa; esta pode estar decorada com jardins, portas, janelas e acabamento que a fazem parecer espectacular.

Mas vendo um pouco mais em profundidade, existem outros elementos arquitectónicos pensados exclusivamente para o exterior da casa e que complementam e definem melhor a sua arquitectura. No artigo de hoje, temos para si 7 propostas para decorar com alpendres e pérgolas a entrada de sua casa, transformando-a por completo e elevando-a a outro nível. Vamos ver?

1. Uma pérgola de madeira com cobertura cristalina

Ao instalarmos uma pérgola na entrada de nossa casa podemos garantir de forma muito agradável, a entrada de luz, criando ambientes frescos e confortáveis.

Se a pérgola for estar adjacente a uma das paredes, esta estrutura será perfeita para criar uma espécie de alpendre, sem que seja necessário fazerem-se grandes obras. Neste desenho, vemos um caminho perfeitamente marcado acompanhado por um belo desenho de iluminação e plantas que fazem o caminho muito agradável. Ao chegarmos à entrada de casa, somos muito bem recebidos, ou não fosse esta pérgola perfeita para nos protegermos.

Com um desenho com estas características, a entrada de sua casa será exclusiva e fenomenal.

Para colocar questões aos nossos profissionais, não hesite em fazê-lo AQUI!

2. Um alpendre que marca a fachada

Casas modernas por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

A palavra deriva da palavra latina porta, que significa entrada; este elemento arquitectónico, é uma ideia genial para decorar o exterior de nossa casa, já que são estruturas com muito encanto, que aumentam a beleza do nosso lar/casa.

São elementos que nos permitem desfrutar do exterior pois cria sombra em dias muito ensolarados ou ainda em noites de verão. Dependendo do espaço que tenha no seu jardim/terraço, poderá construir o seu alpendre mais ou menos grande, mantendo as linhas da arquitectura de sua casa. Neste exemplo, podemos apreciar a beleza e a força da pedra natural, que reveste toda a fachada e o alpendre da casa. Combinado diversos materiais consegue-se uma mistura de estilos harmoniosa e sensacional. O estilo rústico ficou assim marcado com os materiais naturais e o lado moderno e industrial da estrutura de metal e vidro.

3. Uma pérgola que joga com a geometria da casa

As dimensões e funções das pérgolas, dependerão sempre, da combinação de elementos eleitos. Não é a mesma coisa querer uma pérgola para criar um ambiente privado e independente no jardim ou terraço, ou desenhar um tecto em forma de pérgola unicamente com a função de decorar o espaço.

No projecto da imagem, a pérgola distingue-se pela perfeição das linhas verticais e horizontais, graças ao jogo de volumes que compõem esta casa. De estilo moderno, a presença dos metais, do vidro e da pedra, fazem-na parecer imponente. Para enfatizar o espaço desta entrada principal, um bloco de cor escura joga e contrasta com o resto da construção enfatizando a grande altura da entrada graças à pérgola que serve para adquirir um detalhe arquitectónico sensacional.

4. Estrutura de metal em desnível de solo

Casas modernas por Casas Cube
Casas Cube

Casa prefabricada Cube 75 m2 – Porche

Casas Cube

A característica que cria a diferença em um alpendre de um jardim/terraço é o mesmo se encontrar sempre coberto. Total ou parcialmente, estes espaços encontram-se sempre protegidos. Ao ser uma extensão para o exterior da sua casa, deverá ter bem claro todas as leias a níveis de construção e só depois avançar.

Em muitas ocasiões não é permitido ampliar o espaço de casa com adições – assim que se assegurar de todas as premissas e de ter bem definidas as dimensões do terreno, avance.

O encanto de ter um alpendre é tal, que até em casas pré-fabricadas e móveis, se pode contar com um; tal e qual como podemos apreciar nesta imagem de casa pré-fabricada. Nunca tinha imaginado? Não existem limites na eleição dos materiais, com eles enfatizará o estilo arquitectónico e decorativo do seu lar.

5. Importante: Quais os melhores materiais para uma pérgola ou alpendre?

Esta fachada principal apresenta vários volumes com diferentes qualidades de textura e cor. O aço, a pedra e umas janelas pequenas brindam o projecto à privacidade e segurança. E para enfatizar o conceito de robustez e protecção, a ideia de uma pérgola de aço é muito acertada.

As pérgolas de aço seguem os modelos industriais standard: tubo, quadrado ou redondo, adapta-se muito bem a uma pérgola de estilo contemporâneo com formas simples. Adquirindo um alto grau de resistência à corrosão e são muito atractivas visualmente mas as suas vantagens não terminam por aqui: as pérgolas de aço são económicas e duráveis, pelo que contribuem para a realização de uma arquitectura sustentável. 

6. Alpendre de duas águas

Dependendo da estrutura da casa, o telhado/cobertura do alpendre deverá ser quase sempre semelhante ao da construção e terá de ser um volume aberto que se aprecie desde fora permanecendo em harmonia com o resto da casa e mantendo uma unidade em todo o conjunto.

O alpendre de sua casa para ser desfrutado ao máximo, deve ter uma boa orientação, para que o sol em pleno Verão não entre directamente na zona de estar, sem ser demasiado forte e profundo. a inclinação do tecto protege assim da luz solar e durante o inverno, apesar de frio, o mesmo torna o seu uso possível – sem chuva, neve ou vento.

Considere estes factores verificando a orientação da entrada de sua casa, se for adequado, avance e adicione este elemento à sua propriedade.

7. Tecto com aparência de pérgola ou apergolado

Corredores e halls de entrada  por MARIANGEL COGHLAN

E se pode ter o melhor de dois mundos, porque não? Pode desfrutar da vista para o exterior desde a comodidade de sua casa ou ainda do exterior, num espaço com um tecto de aparência de alpendre.

Para obter o máximo conforto de um alpendre/pérgola, deverá dispor o bonito mobiliário, como sofás, almofadas e vasos. 

Se gostou, apostmaos que este artigo o vai deixar muito apaixonado: Como é morar num resort

Das imagens que mostramos já tem um favorito? Convidamo-lo a partilhar a sua opinião com a homify deixando um comentário em baixo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!