Um apartamento com alma antiga e face renovada | homify

Um apartamento com alma antiga e face renovada

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
MA.TERIA. INT. PRAÇA 77 1. LISBOA MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Cozinhas ecléticas Azulejo Verde
Loading admin actions …

Nós na homify somo loucos por um bom projecto de remodelação, em especial aqueles que apresentam desafios complicados aos profissionais que os executam. Na nossa página temos dezenas deles, uns mais impressionantes do que outros, mas ficamos sempre entusiasmados quando descobrimos um novo, em especial um que nos entusiasme como o projecto que hoje lhe mostramos!

Assumir a reabilitação de uma casa antiga inclui o desafio sempre entusiasmante de manter intacta a sua alma, ao mesmo tempo que é preciso dotá-la de condições modernas e de um visual contemporâneo, e isto não é para todos. É preciso uma grande sensibilidade estética e excelentes conhecimentos de materiais e técnicas para apresentar um resultado coerente e credível, que faça justiça à história da habitação e a prepare para o futuro.

Este projecto é da autoria da nossa MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS e mais não dizemos para já. Passemos às fotos!

A empresa

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Cozinhas ecléticas Azulejo Verde
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

Esta primeira imagem foi aquela que nos prendeu, aquela que nos entusiasmou a escrever sobre este projecto, e por isso começamos por ela!

A mistura entre o antigo e o novo está sublime, materializada no nicho de bancada que recuperou a antiga chaminé de pedra do apartamento. A união entre a pedra antiga e os azulejos rústicos vintage em verde está spot on a recriar essa sensação antiga e retro num design moderno, que realmente funciona na vida moderna.

Este ambiente tão perfeito é fruto de 15 anos de experiência dedicados à arquitectura, representando uma das suas facetas – a reabilitação. Mas o trabalho desta empresa é muito mais abrangente… Desde a concepção ao acompanhamento e gestão de obra, do processo de licenciamento à execução total, do design de interiores ao mobiliário, pode contar com esta empresa e com as suas equipas multidisciplinares para dar forma ao seu sonho, seja de habitação ou empresarial.

O projecto

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Salas de estar ecléticas Branco
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

Este projecto foi a epítome de um projecto chave na mão! Ele tratou de tudo, desde a remodelação e reabilitação em obra até ao design de interiores e decoração. Incidiu sobre um pequeno apartamento, antigo e escuro, no coração de Lisboa e transformou-o numa habitação de luxo, mesmo com tão pequenas dimensões.

O objectivo foi preservar ao máximo as características antigas e interessantes da casa, como as

portadas, as portas, as aduelas ou os tectos trabalhados, ao mesmo tempo que a dotavam de melhores condições de iluminação e habitabilidade no seu todo. A decoração e o mobiliário vieram complementar esse espírito revivalista com a dose certa de elegância e contemporaneidade.

Clássico com um twist

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Salas de estar ecléticas Pedra Branco
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

A vida na habitação desenvolve-se na zona de living em open space. As dimensões do apartamento eram pequenas e pedia-se abertura e luz natural, pelo que o open space é a escolha vencedora.

Neste espaço está a cozinha, a área de refeições, na própria ilha de cozinha, e a sala de estar, tudo envolvido em branco para realçar e optimizar a luz que vem das grandes portadas que caracterizam o próprio prédio.

O uso de materiais tradicionais como a madeira e a pedra natural faz parte da concretização da união entre o passado e o presente.

Nesta sala essa união traduz-se na mesa de mármore verde, imponente, combinada com um sofá de linhas clássicas em tecido moderno e com uma poltrona mid-century modern. O incrível móvel de televisão é uma peça de impacto visual único, onde se preserva uma estética antiga, quiçá de inspiração oriental, mas à qual é dada muita leveza através dos espelhos.

Todo o espaço nos remete para essa Lisboa lá fora, antiga, elegante e cosmopolita, mas também castiça e popular!

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Salas de estar ecléticas Bege
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

A cozinha

COZINHA ABERTA. CUISINE OUVERTE. OPEN KITCHEN MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Cozinhas ecléticas Azulejo Verde
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

COZINHA ABERTA. CUISINE OUVERTE. OPEN KITCHEN

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

O espaço da cozinha… Já dissemos que nos apaixonou, não dissemos? Correndo o risco de nos repetirmos, é importante dizê-lo porque é verdade!

Os armários modernos desenhados à medida abraçam a pedra antiga e dão todo o destaque aos nichos de azulejo, ao mesmo tempo que, proporcionam a necessária funcionalidade de uma cozinha moderna.

A ilha serve de bancada de trabalho adicional à preparação de alimentos e de mesa de refeições. Adoramos as cadeiras de estética industrial e rústicas a complementar a pureza do branco.

Transições espaciais

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Salas de estar ecléticas Ambar/dourado
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

A moldura original das portas foi mantida, mas as portas em si foram substituídas por portas em ferro e vidro com acabamento em madeira. O formato original, com duas folhas e bandeira em vidro foi mantido. Esta opção é ditada pela vontade de abertura e luminosidade dos clientes, ajudando a trazer mais luz natural para o coração do apartamento.

COZINHA ABERTA. CUISINE OUVERTE. OPEN KITCHEN MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Cozinhas ecléticas Branco
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

COZINHA ABERTA. CUISINE OUVERTE. OPEN KITCHEN

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

A partir da cozinha, abarca-se todo o espaço do apartamento até aos quartos, em transições espaciais e funcionais suaves e coerentes, que geram um espaço muito equilibrado e que transmite uma sensação espacial muito maior do que as dimensões físicas do próprio espaço.

A casa de banho

INSTALAÇÃO SANITÁRIA. SALLE DE BAIN. BATHROOM MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Casas de banho ecléticas Branco
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

INSTALAÇÃO SANITÁRIA. SALLE DE BAIN. BATHROOM

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

A pequena casa de banho é simples, mas nem por isso aborrecida! A sua imagem apelativa deve-se em grande parte à estética dos azulejos de pastilha escolhidos.

Quarto 1

Os tectos trabalhados em gesso, agora recuperados, marcam todos os espaços com a sua presença evocativa do passado.

Neste quarto a restante estética é feita de simplicidade para dar destaque a esse tecto e à imagem da cidade na peça de decoração da cabeceira, feito de propósito para este projecto.

Quarto 2

O segundo quarto é mais pequeno e por isso resumiu-se ao essencial, mas não prescinde de um toque único, dado pelo armário a fazer lembrar um antigo baú de viagem.

O nosso artigo termina aqui mas, para si, pode ser apenas o início de um projecto em conjunto com estes profissionais. Se quer ter um trabalho de tanta qualidade na sua casa ou na sua empresa só tem de entrar em contacto com eles! Aqui ficam os dados de contacto:

Morada: Rua Teixeira de Pascoais 3B, 1700-363 Lisboa

Telemóvel: 966873445

Site: www.ma-teria.com

Leitura recomendada para quem vai começar a remodelar a casa ’Remodelar casa: conselhos e guia completo’.


Gostou tanto deste trabalho como nós? Partilhe connosco a sua opinião!
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!