Ultimate gray e Illuminating: as cores Pantone 2021 em 31 fotos | homify “Ultimate gray” e “Illuminating” são as cores Pantone para o ano 2021

Ultimate gray e Illuminating: as cores Pantone 2021 em 31 fotos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa em Lisboa, Portugal 2019 martimsousaemelo Corredores, halls e escadas minimalistas Amarelo
Loading admin actions …

Todos os anos, em Dezembro, a Pantone revela que cor deverá ser tendência no ano seguinte. As cores de 2021 já estão escolhidas e são o cinza “Ultimate Gray” e o amarelo “Illuminating” — opostos que se atraem. A Pantone descreve-as como “duas cores independentes que mostram como dois elementos diferentes se unem para se apoiarem mutuamente”. Depois de um ano como 2020, parece-nos haver uma mensagem bonita e algo filosófica na opção por este binómio sólido, mas, ao mesmo tempo, e como a própria Pantone define, “aconchegante e optimista”.

Por um lado, temos o cinza, uma cor profunda e forte. Por outro, o amarelo, eternamente associado ao sol, à alegria, à vitalidade e à promessa de algo melhor. E não é o que todos queremos para o próximo ano? Juntas, estas cores originam a combinação perfeita: o cinza é a fundação. É, como explica a Pantone, a cor dos seixos na praia e dos elementos naturais cujo aspecto desgastado evidencia a capacidade para resistir à passagem do tempo. E é sobre essa resiliência ou dessa resiliência que, com a sua leveza, parte o amarelo.

Inspirados pelas cores Pantone do ano 2021, seleccionámos 30 imagens de interiores que mostram como o amarelo e o cinza podem ser usados na decoração e no design de interiores.

Ora veja.

1. Numa sala de estar de estilo escandinavo

Começamos por uma sala de estar de estilo escandinavo onde o amarelo da poltrona surge como apontamento de cor e de alegria sobre um fundo que se define pela paleta neutra em que o cinza, a par com o branco, é o protagonista.

2. O amarelo num detalhe

Neste recanto acolhedor, a almofada amarela contrapõe o sofá cinza escuro e vem emprestar, vindo emprestar vida ao conjunto. É uma óptima solução para quem aprecia a cor, mas não quer usar de forma exagerada na decoração.

3. Uma sala salpicada de amarelo

Sobriedade e diversão em partes iguais. Não é incomum o cinza e o amarelo andarem de mãos dadas. O primeiro é sério, o segundo é sugestivo. Aqui, o amarelo aparece também no mobiliário de parede que, apesar da cor exuberante, apresenta linhas simples e sofisticadas.

4. Numa pequena zona de refeições

Cortinas em cinza claro, mesa branca e cadeiras amarelas a criar um contraste e a dar carácter ao espaço. O amarelo ’Illuminating’ é uma excelente forma para criar um recanto diferente em qualquer área da casa.

5. Na cozinha

O amarelo é uma cor que aguça a imaginação que, como sabemos, não pode faltar na cozinha! Nesta cozinha de estilo industrial, os armários amarelos criam um verdadeiro statement e harmonizam-se em pleno com a crueza do betão aparente.

6. Na parede backsplash

Projectada por um atelier português, esta cozinha tem a parede backsplash pintada em amarelo para, assim, contrastar com os armários em cinza escuro, quase antracite. A luz LED vem dar ênfase ao amarelo e um ar futurista à cozinha.

7. Uma sala cosmopolita

Mas nem só de cinza, amarelo e neutros se fazem os espaços. Aqui, os designers arriscaram num espectacular sofá rosa que, em conjunto com o microcimento e o amarelo do néon, gera um ambiente cosmopolita, divertido e algo excêntrico!

8. Design e sofisticação

O amarelo da base do lavatório ilumina esta casa de banho com paredes em cinza escuro. Design e modernidade num espaço que reflecte o espírito da escolha da Pantone para 2021.

9. Uma parede pequena em amarelo faz logo toda a diferença

Contemporary kitchen diner in Essex residence Paul Langston Interiors Cozinhas modernas Cinzento
Paul Langston Interiors

Contemporary kitchen diner in Essex residence

Paul Langston Interiors

Basta uma parede pintada em amarelo para tornar um espaço mais fresco. Nesta cozinha, a parede em amarelo cria um ponto focal na divisão e vem intervalar a presença dos armários com frente cinza.

10. Uma lufada de ar fresco no escritório

Por estimular a produtividade e transmitir optimismo, o amarelo é uma boa cor para incorporar no espaço de trabalho. Inspire-se neste escritório moderno, fresco e confortável e introduza-o em apontamentos.

11. Num quarto de bebé

Para fugir aos típicos azul e rosa, pode apostar no binómio cinza e amarelo para o quarto de um bebé.

12. Na iluminação

Amarelo é luz e pode sempre levar isto à letra e usar a cor nos candeeiros que decoram e iluminam a sua casa, sejam eles de tecto, de mesa ou de pé. Aqui, optou-se por um candeeiro de tecto de estilo industrial como forma de iluminar uma zona de refeições onde o cinza e os neutros preponderam.

13. Equilíbrio e conforto

Nesta confortável sala de estar, o elegante tom de cinza do sofá é contraposto pelo amarelo da cadeira, da almofada e do poster. Incorporar o amarelo através de detalhes é a melhor forma de conseguir criar um ambiente equilibrado.

14. Nas cadeiras da sala de jantar

Apesar de arrojado, o amarelo torna os espaços mais leves e é uma boa cor para lhes proporcionar calidez e manter a atmosfera cosy e luminosa. Nesta sala de jantar, as cadeiras da cabeceira são em cinza e as restantes em amarelo. Pode aplicar esta ideia em sua casa!

15. Numa casa de banho minimalista

Como utilizar as cores Pantone 2021 na casa de banho? Eis uma ideia para uma casa de banho que se queira minimalista, mas com uma paleta cromática diferenciadora.

16. No duche

Mantemo-nos na casa de banho, mas desta vez para lhe mostrar como pode destacar a parede do seu duche, pintando-a de amarelo. Assim, começa o seu dia com a cor do sol, mesmo antes de sair à rua!

17. Amarelo e cinza na entrada da casa

Receba as suas visitas num ambiente alegre e inconfundível! O cinza da parede interage com o amarelo da cómoda de linhas sinuosas. A entrada é o cartão de visita de uma casa e esta não passará despercebida a ninguém!

18. Amarelo em todo o seu esplendor

Casa em Lisboa, Portugal martimsousaemelo Corredores, halls e escadas minimalistas Amarelo
martimsousaemelo

Casa em Lisboa, Portugal

martimsousaemelo

Nesta casa, o átrio da entrada principal é um espaço amarelo que surpreende e convida os moradores a descobrir o que acontece nos pisos superiores! O amarelo está presente nas paredes e na escada em espiral que conecta verticalmente todos os andares. Aqui, brilha sozinho. Sem o cinza! Arriscaria?

19. No exterior

Para dar um toque mais actual à fachada da sua casa, por que não levar o amarelo também para o exterior?

20. O amarelo num quarto romântico

Quarto de Casal | INTERCASA 2017 TRENDS INTERIOR DESIGN Quartos ecléticos Amarelo
TRENDS INTERIOR DESIGN

Quarto de Casal | INTERCASA 2017

TRENDS INTERIOR DESIGN

O amarelo é uma cor estimulante que, no quarto, deve ser usado com peso e medida. Nesta proposta, o amarelo ’Illuminating’ aparece na cabeceira da cama, numa tonalidade clara, e nos apontamentos de decoração.

21. Num quarto de jovem

No quarto para este jovem, o cinza Ultimate Gray é o pano de fundo perfeito para os apontamentos em amarelo Illuminating que surge na secretária, nos cabides de parede e na roupa de cama.

22. Para dar amplitude a um espaço

View 3 of Studio Apartment CRISP3D Quartos modernos Tijolo Amarelo
CRISP3D

View 3 of Studio Apartment

CRISP3D

O amarelo é a cor ideal para fazer com que um espaço pareça maior e mais luminoso, por isso, se tiver um estúdio, é uma cor que deve considerar para a decoração, combinando-o com o cinza para criar um ambiente elegante e cosmopolita.

23. Numa peça de época

Sala de Refeições OMNU_Creative Houses Hotéis campestres
OMNU_Creative Houses

Sala de Refeições

OMNU_Creative Houses

Um aparador de época restaurado e lacado em amarelo de forma a ficar com um ar mais actual e irreverente.

24. Um sofá amarelo sobre o fundo neutro

A sala de estar é, por excelência, o espaço de socialização de uma casa. Deve, por isso, ser agradável e convidativo. Uma forma simples de o conseguir é escolhendo uma peça distinta que reúna estas características. Um sofá amarelo pode ser essa peça!

25. Delicadeza e bom gosto

Um espaço cuja decoração inclua o amarelo não tem, como já percebemos, que ser demasiado exuberante. Prova disso é este quarto com uma base super discreta sobre a qual se destacam os objectos em amarelo que criam uma atmosfera tranquila e fresca.

26. Pensar fora da caixa

A cozinha da imagem acima é a verdadeira materialização da expressão: pensar fora da caixa. Paradoxalmente, parece enquadrada por uma caixa amarela que marca a entrada e se prolonga de modo a formar a península. O amarelo desta moldura deixa respirar esta cozinha em cinza escuro.

27. Numa parede do quarto

Se quiser pintar uma parede em amarelo, escolha uma parede que tenha importância dentro do espaço. No quarto, essa parede pode ser a que está por detrás da cama. Aliás, é preferível ser a parede que está por detrás da cama para garantir que a cor não se torna estimulante ao ponto de perturbar o seu sono.

28. Uma cabeceira de cama criativa

Em vez de pintar a parede completa, pode pintar apenas a secção correspondente às mesas de cabeceira.

29. Alterne as cores

Procura uma ideia original para o seu escritório? Ei-la! Crie uma composição assimétrica com prateleiras amarelas, cinza e brancas. O espaço ganhará de imediato outra vida!

30. Ponha a mesa em amarelo

Amarelo, cinza e neutros numa mesa delicada e primaveril.

31. Combinações improváveis

Terminamos com uma combinação improvável: cinza, amarelo e verde água. O que lhe parece?

  • Recomendado:

13 combinações de cores para marcar um statement na sala de estar

Amonita: o candeeiro inspirado em fóssil que foi criado por um designer português
Arrow navigation 3b3136b1
Identifica-se com estas cores? Vai usá-las para decorar a sua casa? 
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!