​Características:   por ARCHDESIGN | LX

Cinco modernas casas pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando vir a nossa selecção de cinco casas simples, mas de linhas muito modernas, não pensará noutra coisa. Em cada um destes projectos, aproveitou-se o espaço da melhor forma.

E o que é moderno nestas casas? Não só a forma, como também a substância e o uso de materiais que se vão reinventando e redescobrindo. São eles a madeira, o betão, a pedra e também o vidro.

Vamos então ver estas cinco obras que nos provam que com pouco espaço se pode fazer muito.

1. Cubo

Casas modernas por Casas Cube
Casas Cube

Exterior de una casa de 100 metros cuadrados. Ventanal en el salón comedor.

Casas Cube

As casas cubo são uma tendência hodierna. Os arquitectos sentem-se seduzidos por este tipo de design que vem trazer resposta à falta de recursos espaciais e lhes permite experimentar um desenho minimalista mais linear.

A casa que vemos acima tem um tom claro e as generosas janelas ocupam praticamente toda a fachada. As casas pequenas deste estilo só podem ser modulares, sendo ideais para para aplicar materiais pré-fabricados modernos de fácil instalação. A linearidade das suas formas facilita uma eventual remodelação a posteriori

As casas modernas e modulares permitem que se empreguem materiais ecológicos e sustentáveis. É o caso desta casa com apenas 100 m².

2. Linhas e materiais

Casa Eiriz, Paços de Ferreira: Casas modernas por ASVS Arquitectos Associados
ASVS Arquitectos Associados

Casa Eiriz, Paços de Ferreira

ASVS Arquitectos Associados

Os revestimentos em madeira causam furor. E não é para menos. Uma casa de modestas dimensões – como a da imagem proposta pela ASVS Arquitectos e Associados - torna-se única com a madeira de pinho a revestir as paredes exteriores. A estrutura desta moradia, especificamente, faz uso do betão e do aço que acabam por enfatizar a utilização da madeira e fazer o edifício transitar do rústico para o moderno. 

Sugestão homify:

Para tornar a entrada mais apelativa, sugerimos que crie um jardim que traga cor e profundidade ao projecto.

3. Tijolo: eterno e moderno

Como modernizar uma fachada de tijolo aparente? Criar janelas de volumes e simetrias quase caricaturais foi a resposta encontrada pelo estúdio QR Arquitectura. Os materiais podem, sem dúvida, ganhar outros significados e mostrar a sua versatilidade. Não há determinismo ou fórmulas definitivas para a construção de casas. Esta simples casa em Salsipuedes também responde, no seu interior, à lógica moderna, com espaços interligados nos quais se prioriza o bem-estar comum, a reunião e o encontro, graças a uma sala ampla no centro.

4. Transparências

O projecto da imagem é tudo menos convencional. As formas, cores e materiais são realmente determinantes para tornar o projecto desta casa inigualável. As flores a espreitar na escada trazem alegria e cor à arquitectura crua. Trata-se de uma casa modular pequena, mas muito moderna e completa. Cada espaço tem luz natural nesta residência onde imperam os planos abertos que não nos deixam perceber onde os espaços começam e terminam.

5. Mais do que quatro paredes

Acabamos com este muito moderno projecto da autoria de Juan Nicolás Bobbas. A casa foi baptizada como Vivienda Dual. O volume sólido e minimalista causa impacto com os seus robustos planos laterais e ampla superfície envidraçada que deixa entrar luz e assegura a ventilação da casa. 

No interior, deparamo-nos com um jogo de materiais na decoração que realça os espaços lineares, mas cheios de luz. O betão aparente é uma tendência crucial na arquitectura moderna. Esta casa, com cunho contemporâneo, quase vanguardista, contém pisos em porcelanato, outra sedutora tendência da actualidade.

Viveria em alguma destas casas? Entre a 1 e a 5, qual escolheria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!