A incrível mudança de uma casa numa vila espanhola

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No antigo município de Viladecavalls, na província de Barcelona, encontramos a surpreendente reabilitação de uma casa de 1900. Os responsáveis pelo projecto foram os profissionais do gabinete Cabré i Díaz Arquitectes que mantiveram o encanto da construção original, tendo, no entanto, criado divisões mais luminosas e adaptadas a novos usos e às pretensões dos proprietários. Por este motivo, mantiveram-se elementos tão característicos como a porta principal de entrada ou o tecto em arco em estilo catalão num dos quartos. Porém, a generalidade do edifício foi alterada e há uma nova utilização do volume disponível.

As fotografia foram tiradas por Javier Photography Studio. Não perca este projecto. Ele vale a pena.

A nova fachada principal

Uma das peculiaridades da casa é contar com duas fachadas para duas ruas que têm, entre elas, uma diferença de altura de dois pisos. Uma circunstância desafiante para os arquitectos que, não obstante, aceitaram e contornaram o desafio. Na imagem, vemos a entrada principal cuja fachada combina o branco e a madeira com o negro.

Recuperação da antiga porta de entrada

Como mencionávamos, o projecto manteve elementos que são muito característicos da construção e que formavam parte da sua história. A antiga porta de entrada dupla foi restaurada e montada para se converter numa porta de correr.

Eixo de circulação

Ao aceder à casa, deparamo-nos com o nível onde se encontra a cozinha e um vestíbulo que nos recebe com uma cadeira em branco e vermelho. Deste ponto, podemos ver que a moradia está conectada por um eixo de circulação que integra a escadaria que divide, por sua vez, um dos planos em dois: a parte da frente virada para a rua principal e a parte traseira que se abre para o jardim.

A cozinha

No nível de acesso, a cozinha está localizada ao fundo, virada para o jardim posterior com o qual dialoga através de uma grande janela de madeira que emoldura a paisagem. A madeira harmoniza-se com os tijolos da antiga abóbada catalã. Os móveis são minimalistas e com superfícies lisas. Adoramos o facto de o móvel inferior ser azul bebé e o móvel superior branco.

Espaço de trabalho

No primeiro piso, encontramos o espaço de trabalho, também dividido em duas zonas por via de uma escada. Esta área possui uma sala de estar que se abre para a rua e uma de trabalho virada para o jardim. Aqui, voltamos a ver a combinação do branco com a madeira e a cerâmica que torna possível harmonizar esta base de tons neutros com toques de cor nos móveis e na decoração.

​O sótão

O sótão foi o local escolhido para abrigar o quarto. Na verdade, a partir da rua principal, este é um sótão. Mas, do ponto de vista da rua posterior, é o primeiro piso. Desta forma, o quarto conta com intimidade suficiente, com bom fluxo de luz solar e uma vista maravilhosa para o jardim.

A casa de banho

Ao lado da escada que vai para o quarto aproveitou-se para colocar a casa de banho, já que não era necessário usar este espaço como zona de passagem. A casa de banho encontra-se generosamente revestida por vidro e peças cerâmicas brancas, simples e modernas, e está integrada no quarto.

O jardim

Graças à construção da garagem, gerou-se um jardim em altura e um jardim acessível de forma directa a partir do quarto. O aproveitamento desta condição de duplo acesso permitiu que esta casa conte agora agora com um novo espaço verde.

Fachada posterior

A noite cai e na fotografia podemos ver a fachada posterior da casa, muito diferente da principal. Aqui, reconhecemos a pequena janela do estúdio do último andar, a grande moldura de madeira da cozinha e o espaço do quarto conectado com o jardim. A pedra é o material protagonista nesta construção.

A garagem

Terminamos agora a nossa visita, mas não sem antes passar pela garagem moderna e funcional que serve como elemento de conexão e transição entre a casa e a rua.

Vendo a primeira fotografia da fachada principal, ninguém imaginaria o estilo e a dimensão do interior. Gostou deste projecto?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!