Edifício de escritórios de arquitectura absolutamente surpreendente

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Escritórios Litotipo - Luanda, Angola, OBRA ATELIER - Arquitetura & Interiores OBRA ATELIER - Arquitetura & Interiores Escritórios industriais
Loading admin actions …

Em tempos praticamente toda a obra arquitectónica com alguma seriedade tinha uma forte componente estética. Na época da Art Decô, por exemplo, era normal que uma simples fábrica tivesse colunas de ferro com capitéis ornamentados com motivos vegetais, a dar mais beleza ao frio ambiente industrial; e essas peças são hoje recuperadas para incorporar belos trabalhos de fusão arquitectónica.

Essa tendência desapareceu, e durante algumas décadas a função sobrepôs-se à estética e os edifícios de serviços e industriais reduziram-se a volumes formatados, de formas desinteressantes, que tornavam a paisagem progressivamente mais feia.

Actualmente o desenvolvimento dos materiais e o gosto pela forma vieram aliar-se à necessidade de uma boa imagem em qualquer actividade, fazendo reviver o estilo nos edifícios funcionais. Isto levou ao aparecimento de construções verdadeiramente fabulosas para funções tão diferentes como escritórios, fábricas ou armazéns. É este o caso do projecto de hoje, elaborado pela OBRA ATELIER – ARQUITETURA & INTERIORES para uma empresa litográfica de Luanda. Na homify ficámos encantados com o arrojo e com a originalidade dos planos. Venha surpreender-se connosco!



Fachada extraordinária, empresa de excepção

Uauuu! Que efeito dramático esta fachada transmite! Foi esta a nossa exclamação imediata na primeira vez que vimos este projecto. E o incrível é que a sensação mantém-se, mesmo quando já o vimos durante algum tempo e já o explorámos nas suas várias facetas!

Obviamente, é pelos ângulos e triângulos brancos, que lembram folhas dobradas e parecem suster a caixa que é o espaço de trabalho nas suas malhas, que nos deixamos seduzir de imediato. Será totalmente impossível esquecer este edifício, e claro a empresa ali sediada. É este o poder da arquitectura aliada à imagem!

Esta ideia nasceu do próprio logótipo da empresa cliente, a Litotipo, que desejava ter uma sede inesquecível no contexto industrial desinteressante onde esta se insere. Este edifício é realmente a cara da Litotipo, nascendo do sonho dos seus proprietários e da genialidade dos arquitectos da OBRA ATELIER, cujo trabalho já conheciam e cobiçavam.

É assim que começam as histórias de amor em arquitectura: vemos um trabalho, ficamos apaixonados e queremos algo tão bom para nós, contactamos os autores e damos andamento aos nossos desejos. E é tão fácil gostar dos projectos da OBRA ATELIER!

Com um portefólio extenso, recheado de projectos de elevado valor funcional e artístico, esta empresa oferece-lhe profissionalismo e criatividade desde 2004 nas áreas da arquitectura, da engenharia e do paisagismo, do design de interiores, da fiscalização e da gestão de obra, da recuperação e reformulação de espaços e edifícios, e da consultadoria. A sua equipa altamente qualificada é capaz de produzir obras de arte, como podemos comprovar aqui!

Além da fachada arrojada, uma fonte dá um toque mais natural e interessante. E uma antiga máquina de litografia, preservada e protegida por uma campânula transparente, estabelece a contemporaneidade do edifício às raízes antigas da própria actividade que o ocupa. O conjunto é arrebatador!

A recepção

Lá dentro os espaços são amplos e aprazíveis, marcados pela abertura do plano, pela ausência de pilares. Este feito de construir um edifício totalmente aberto no seu interior, uma das premissas da arquitectura moderna foi possível graças à estrutura de metal sob medida para sobreelevar o edifício e que acaba por fazer o belíssimo efeito geométrico que vimos.

Na recepção o efeito geométrico permanece, com uma estética minimalista a destacar em grande plano o logótipo da empresa. A estética é interessante e muito profissional, demonstrando a vitalidade da própria Litotipo.

Os escritórios

Os espaços de escritório são elegantes e funcionais, marcados pelo branco e pela cor da madeira, rica e escura. O design de interiores foi todo planeado para tirar o melhor partido dos espaços generosos e para oferecer as melhores condições de trabalho com uma estética despojada mas marcadamente requintada.

Terminamos esta curtíssima visita a este projecto fabuloso. Se ele o inspirou a ter finalmente a sede que a sua empresa merece ou mesmo a casa de uma vida, não hesite: – entre já em contacto com a OBRA ATELIER e inicie o seu projecto! Aqui ficam os dados de contacto:

Morada: Av. Dr. Mário Soares, nº1727, 4770-260 Vila Nova de Famalicão

Telefone: 252996374

Site: www.obraatelier.com

E para se inspirar com arquitectura habitacional desta empresa leia também o artigo ’Casa tradicional com cobertura inclinada, mas com um toque irreverente!


  

Qual foi a sua reacção a este edifício impressionante?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista