Casa de Palmar | 2009: Corredores e halls de entrada  por Susana Camelo

Agora já pode sentir-se em CASA mesmo em uma casa alugada!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Se há poucos anos comprar casa andava na moda e quase era normal as pessoas adquirirem uma, hoje em dia a história não é bem assim. O que veio mudar a mentalidade foram, de facto, várias situações, como a crise financeira, uma maior dificuldade em arranjar um financiamento, a instabilidade laboral… Levou a repensar sobre a vida e a agir de forma diferente, para não se sentir preso com valores estrondosos no início de cada mês.

A verdade é que este hábito de alugar casa, é muito comum no norte da Europa, eles até preferem alugar, sentem-se mais livres, para mudar sempre que seja necessário, não se sentem tão presos a um lugar. Nós, portugueses, temos o pensamento de investimento, que alugar não é rentável, mas talvez a história não seja bem assim. Alugar uma casa dá-lha mais liberdade de mudar, de procurar um trabalho noutra cidade ou noutra região, se não gostar da vizinhança nada o prende é só mudar… enfim há uma série de factores positivos com o aluguer. Mas claro, que é uma questão pessoal, e sem dúvida de estilo de vida. 

Se estiver a viver numa casa alugada, será importante sentir-se em casa e não com o sentimento de estar a acampar. Há que organizar a sua casa, de forma a que seja sua. Mas antes de furar ou pintar o quer que seja, nunca se esqueça de pedir o consentimento ao vosso senhorio. Depois de tudo combinado siga as nossas dicas para a vossa casa destacar-se e brilhar como mais nenhuma!

Colocar fotos de família e outras coisas artísticas nas prateleiras

Salas de estar modernas por CATO creative
CATO creative

Living Room

CATO creative

É importante personalizar, deixar marcas nossas, com ligações do que é mais importante para nós, como fotografias da nossa família, são detalhes como estes que nos fazem sentir em casa. Ponha molduras com fotografias cheias de boas memórias nas vossas prateleiras ou em cima de móveis, bem como outros objetos pessoais e artísticos. 

Vai ver que aos poucos este espaço terá tudo e não vai querer sair de lá.

Dê aos armários da cozinha um toque de pintura

É bastante comum alugarmos uma casa e não gostarmos nadinha da cozinha… Mas mudar toda uma cozinha não é nada viável, dispendioso por algo indeterminado. Mas temos a solução perfeita para remediar o problema, é fácil, sem complicações e muito importante, não tem grandes custos. Se comprarem uma tinta especial para pintar móveis, poderá dar um novo look aos armários da cozinha que estão velhos e com uma cor que não lhe diz nada. Assim, com pouco já terá gosto em cozinhar nesse espaço.

Dica extra: a outra solução é arranjar vinis, que poderão colar nas portas dos móveis da cozinha, dá logo outro efeito. 

Colocar cortinas bonitas – cortinas simples ou romanas

Quartos modernos por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Falamos de cortinas. Poderá pensar, mas para quê? Serão assim tão importantes na decoração? Nós dizemos: sim, são! 

As cortinas têm um fortíssimo poder decorativo, é como se as janelas ficassem nuas, despedidas de algo, como se por lá faltasse algo. Vejam esta imagem e reparem como aquela cortina branca, tão simples faz toda a diferença e imaginar esse plano sem ela, não seria a mesma coisa. 

Existem variadíssimos modelos de cortinas, desde do mais simples ao mais sofisticado, seja no tecido ou no próprio modelo. Aqui estamos perante uma cortina mais tradicional, com um varão. Mas existem outros modelos interessantes, como uma cortina romana, que funciona como um estore. Esta permite visibilidade externa ao mesmo tempo que protege o ambiente da luz solar. Tem um efeito bastante requintado. 

Agora há que fazer escolhas, mas no caso de dúvidas pode optar por um cortina simples numa divisão e uma cortina romana noutra!

Colocar arte na parede

Espinho . Interdesign: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Espinho . Interdesign

Interdesign Interiores

Depois de ter perguntado ao vosso senhorio da possibilidade de fazer uns furinhos na parede, pode proceder a este passo. 

Neste processo, precisa de procurar uns bonitos quadros de arte ou se preferirem fazê-los você mesmo, soltar o artista que há em si. Depois só terá de colocá-los numa das paredes. Uns na sala de estar, outro na entrada e porque não também no quarto.

É importante criar marcos, dar a vossa assinatura e toque pessoal aos vários espaços. E nada melhor do que a arte para mostrar que esta casa agora é a sua, é sem dúvida algo que diz muito de nós. Além disso, vai ver que o ambiente ficará mais preenchido e atrativo.

Mudar a iluminação – as lâmpadas do teto, candeeiros da mesa, candeeiros de chão

VITA SILVIA COPPER : Sala de estar  por Light & Store
Light & Store

VITA SILVIA COPPER

Light & Store

Não é porque vive numa casa alugada que deve negligenciar certos detalhes, sobretudo se tem a intenção de viver aí algum tempo. Então, aconselhamos que faça pequenas mudanças, nomeadamente na iluminação. No caso da habitação alugada já estar mobilada e equipada, pode alterar o que não lhe convém, e o investimento feito não será em vão, pois são objetos vossos e onde irá, também irão.  

Se não tiver ou não gostar dos candeeiros da casa, toca a colocar uns bonitos e que sejam a sua cara! Já sabe uma boa iluminação é meio caminho andando para ter uma casa radiante, luminosa, arejada, que até parecerá maior. Bora, mudar, lâmpadas, acrescentar candeeiros de mesa e uns de chão. Quanto mais luz, melhor!

Adicionar flores, plantas de interior e até mesmo na varanda

Sala de jantar  por Tollwasblumenmachen.de
Tollwasblumenmachen.de

DIY für die Chrysantheme on Ice

Tollwasblumenmachen.de

Haverá algo de mais simples a colocar? Acreditamos que não… Por isso, não hesite em decorar a vossa casa alugada com flores e plantas, dá uma vida nova ao ambiente, traz presença e um significado especial. Se essa casa tiver uma varanda também pode ornamentá-la com pequenas flores, não só fica giro, como ajuda imenso a sentir-se em casa.

Não tenha medo de investir ou apostar nessa casa, mesmo que temporária, é vossa e a vida não é para ser vivida num sufoco, mas sim com qualidade. Além de que não há nada melhor do que chegar a casa, ao fim do dia e sentir-se bem nela… como um refúgio… nosso!

Vive numa casa alugada? Gostou de ler as nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!