Uma reciclagem perfeita

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje estamos perante uma habitação onde o paisagismo está muito presente. Um projecto de reciclagem num artigo jardim foi o mote para um artigo especial e diferente do normal. Os profissionais envolvidos são argentinos - Estudio Nicolás Pierry Arquitectura.

O projecto tem aproximadamente 100 m2 e localiza-se no bairro das Flores, na cidade de Buenos Aires. A intervenção levou em conta vários aspectos entre eles destacam-se o ajustar do tamanho da piscina existente, melhorar as vistas, nivelar o terreno e maximizar a área de estar para poder ser usada como uma zona de refeições.

Um dos grandes desafio deste projecto foi preservar as árvores e espécies existentes que permitem dar valor ao jardim, tal como manter as vistas e as áreas verdes cobrindo-as na totalidade com relva. – palavras do arquitecto.

Resta-nos destacar que o estúdio dirigido pelos designers de interiores e paisagistas, contam com uma ampla experiência no planeamento de jardins e interiores com interessantes e distintos projectos, curioso?

Antes: um jardim sem magia

Para chegar a compreender a intervenção que foi feita neste projecto, mostramos previamente uma imagem em como se encontrava o jardim antes da equipa o transformar. Como observamos, a piscina ocupa um espaço considerável e a relva ocupa todo o restante espaço existente. A vegetação, de diferentes espécies, nascem das paredes sem ordem determinada aumentando um carácter extra natural ao espaço.

Depois:… que mudança!

A perspectiva através da sala de jantar é agora bem melhor e mais agradável. Ao fundo o telheiro foi mantido e um pequeno bar e zona de churrasqueira apareceu para dar vida e funcionalidade a este jardim.

E sobre a relva?

Segundo o arquitecto, um dos pedidos do cliente foi reduzir as áreas com relvado. Nesse sentido, o pavimento foi revestido em parte por cerâmica, onde foram colocados canteiros com plantas. Nas zonas de passagem e para não esquecer que continuamos num jardim, a relva continua presente mas em menor escala, combinada com ripas de madeira – criando uma espécie de caminho.

A piscina

O tamanho da piscina foi reduzido, aumentando assim o tamanho das zonas de passagem. Esse nova ideia contribuiu para uma melhor composição geral do jardim e de toda a zona exterior. Agora tudo está mais organizado e devidamente planeado.

A vegetação

Por outro lado, a selecção de plantas que foi feita é super verde e leva-nos para um estilo tropical e fresco – sem dúvida os melhores exemplos e qualidades de plantas para resistirem às altas temperaturas do país. 

O resultado? Um jardim de estilo moderno muito acolhedor e super elegante e organizado. Para estas mesas plantas, foram usados canteiros e vasos com um agradável desenho de iluminação embutido.

Paredes e muros de jardim

As paredes deste jardim com piscina foram cobertas com pedra como vemos na imagem. As cores claras são totalmente as protagonistas do espaço imprimindo um ar distinto e elegante ao espaço.

Segurança e protecção

Por fim e para terminar este artigo sobre um planeamento de jardim, falamos da protecção colocada  em volta da piscina como forma de proteger as crianças de impulsos perigosos fora da vista de adultos – mais vale prevenir do que remediar.

Nunca esqueça que os materiais, os acabamentos e aspectos que lhe possam parecer menos importantes por vezes são os fazem toda a diferença num projecto.

O material aplicado à volta da piscina tem de ser antiderrapante para evitar quedas e escorregadelas, as esquinas devem ser evitadas ou então protegidas..pense na beleza mas não esqueça o lado funcional!

Precisa de ajuda em relação ao planeamento do seu jardim? Nós ajudamos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!