6 garagens extraordinárias para guardar o carro

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O automóvel, para muitos, é como uma extensão do próprio corpo, não só porque é uma forma mais prática e cómoda para as deslocações entre a casa e o trabalho, como também por representar momentos de ócio. É por isso que, se usa o carro como meio de transporte, para trabalhar, para viajar, ou por qualquer outro motivo, a garagem é essencial em casa.

Planear o espaço de maneira funcional, em termos de tamanho e com os requisitos necessários, não é fácil. Mas, este livro de ideias vai ajudá-lo a pensar numa estrutura que se harmonize com a da sua casa e que seja tão agradável quanto qualquer outra divisão.

Comecemos.

Garagem tipo pérgola

Jardins rústicos por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Para muitos, esta é a opção mais simples de implementar, sendo, também, a mais decorativa do livro de ideias de hoje. Esta garagem materializa-se por via de uma estrutura de madeira quase completamente aberta que se agrega à casa como em jeito de pérgola. Esta garagem clássica combina muito bem com os espaços verdes que rodeiam a moradia.

Garagem intimamente conectada com o interior

Salas de jantar modernas por La Casa G: La Casa Sustentable en Argentina
La Casa G: La Casa Sustentable en Argentina

La Casa G: The Sustainable House in Argentina.

La Casa G: La Casa Sustentable en Argentina

A “Casa G” resolveu o problema da garagem de uma forma que cremos um pouco peculiar aos olhos dos portugueses. Neste caso, a garagem é parte activa da casa uma vez que está directamente conectada à área de refeições. Este espaço fechado protege totalmente o carro e é, porventura, uma das melhores formas para o manter seguro. O acesso à garagem faz-se por via de uma porta de correr. Esta é uma opção para os mais fanáticos pelo carro. Porém, se a decidir pôr em prática, recorra à ajuda de um profissional.

Garagem semi-coberta

As melhores garagens são aquelas que servem as necessidades de quem as usam, mas há, sem dúvida, alguns elementos comuns a todas. Entre elas, é importante que os pisos sejam resistentes tanto às manchas de gordura, como à passagem diária do veículo, que o espaço seja bem ventilado para os gases e odores serem rapidamente eliminados e que o estilo do espaço se coadune com o da casa. Por fim, uma boa garagem depende da adequada combinação entre materiais de construção e design.

Neste caso, a proposta vem pelas mãos dos profissionais da CM Espacio & Arquitectura. Esta garagem semi-coberta tem linhas simples e adopta o betão como material protagonista. No mais, a garagem não está totalmente desconectada do resto da casa.

Opções que nos facilitam a vida: portões automáticos

Garagens e arrecadações modernas por FG ARQUITECTES
FG ARQUITECTES

Accesos al garage

FG ARQUITECTES

Para além do design, dos materiais e da facilidade de acesso, a garagem também pode incorporar tecnologias que, no geral, garantem certas comodidades. O portão automático é uma delas.

No projecto da fotografia, do gabinete FG Arquitectes, a garagem não está conectada directamente à casa. Pelo contrário, apresenta-se como um espaço independente. A pedra, a madeira e o betão são os elementos que predominam neste projecto de estilo moderno. Mas, a chave deste design é, sem dúvida, o portão automático.

Opções que nos facilitam a vida: última tecnología

Esta extraordinária garagem incorporou tecnologia de ponta. Os estacionamentos verticais são muito comuns nas grandes cidades e ajudam a resolver de maneira prática e engenhosa o problema de espaço. E, por que não, incorporá-los em nossa casa, se, ao fim e ao cabo, se pode aplicar a mesma solução ao mesmo problema.

Este sistema adapta-se facilmente a qualquer tipo de espaço e é fácil de manusear. Tudo funciona através de um sistema hidráulico que eleva e move os carros de maneira mecânica, automática ou semi-automática.

Só para veículos de duas rodas: motas e bicicletas

Para terminar este livro de ideias, deixamos-lhe esta garagem que serve de inspiração aos que conduzem motas e bicicletas. Esta garagem de estilo ecléctico com paredes em contraplacado contém prateleiras para que os capacetes fiquem devidamente arrumados.

Veja mais estilos de garagens no nosso livro de ideias: Qual a melhor garagem para sua casa?

De que garagem mais gostou e qual se adaptaria melhor à sua casa e necessidades?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!