Paredes de vidro – luz e brilho em sua casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Cozinha Arrital AK Project, Leiken - Kitchen Leading Brand Leiken - Kitchen Leading Brand Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Dizem que quem tem paredes de vidro não pode atirar pedras. Mas isso era antigamente! As actuais tecnologias de produção de vidro permitem a produção deste material em versões resistentes, de vários tipos, perfeitas para integrarem as mais diversas construções.

Há muito que o vidro deixou de ser apanágio das janelas para passar a ser um material versátil, usado como separador, como decoração e até como revestimento.

Quando falamos em paredes de vidro pensamos de imediato em grandes superfícies envidraçadas a dar para o exterior e essa é uma das formas de o usar, mas há outras.

O vidro pela sua transparência e brilho é um material perfeito para fazer divisórias interiores que deixam passar a luz e assim obter ambientes mais luminosos. Por outro lado, o vidro é bastante fácil de limpar, durável e inerte, não reagindo com os detergentes de limpeza pelo que é também fácil de higienizar, dando um revestimento perfeito para espaços onde a higiene é fundamental, como cozinhas e casas de banho.

Hoje a homify decidiu mostrar-lhe o potencial de beleza de várias versões de paredes de vidro. Venha conhecê-las e inspirar-se!

1 – O glamour by OFFA

Começamos com uma proposta inusitada para o uso do vidro, que só podia ser da equipa incrivelmente criativa da OFFICE OF FEELING ARCHITECTURE, LDA!

Neste quarto maravilhoso o vidro é usado para fazer os vãos interiores, criando assim as paredes da casa de banho em suíte. A sua cor escura torna o ambiente mais requintado e exclusivo, mais íntimo, mas ao mesmo tempo mais luminoso devido aos brilhos, num efeito que só o vidro proporciona. Não é uma solução de fácil implementação e precisa de bons profissionais vidraceiros para ficar perfeita, mas vale a pena, não é verdade?

2 – Um espaço mais luminoso by AA.Arquitectos

A nossa segunda proposta é mais comum, mas não menos bonita.

Os tijolos de vidro caíram em desuso com as novas tecnologias que permitem a produção de vidro muito transparente e uniforme em grandes extensões, com ou sem molduras, mas os tijolos de vidro ainda têm uma vantagem: – além a simplicidade de instalação da parede de vidro, esta ainda proporciona um maior grau de privacidade na separação, sem deixar de permitir a passagem da luz! Esta casa de banho da AA.ARQUITECTOS é moderna e elegante no seu minimalismo total e a parede de tijolos de vidro fica perfeita na estética escolhida.

3 – Uma casa onde o interior e o exterior se fundem by Leiken – Kitchen Leading

Esta cozinha é provavelmente o sonho de qualquer pessoa! O seu total modernismo espraia-se numa área super generosa, que ainda se expande pelo exterior graças à delicada pele de vidro que a separa do pátio. Esta parede de vidro é também uma grande porta de correr que pode ser aberta! Quando o estilo e a funcionalidade ganham dimensão tornam a vida muito mais perfeita… Já imaginou como deve ser bom cozinhar nesta cozinha e levar os alimentos para o exterior sem impedimentos? Ou estar a cozinhar vendo a chuva a cair ali ao lado? Nós chamamos a essa sensação de perfeição!

4 – Paredes exteriores de vidro by Luís Peixoto, Arquitecto

Um pouco na sequência do projecto anterior, apresentamos agora uma versão ainda mas arrojada, que só se consegue quando várias paredes de uma casa são substituídas por vidro. Neste projecto o tamanho dos espaços é generoso, mas mesmo que não fosse, tinha pouco impacto na dimensão, uma vez que o exterior passa a fazer parte integrante da vida da casa. Há quem questione as condições de privacidade e essas dúvidas são legítimas, mas para nós não é nada que não se resolva com algumas cortinas se for mesmo essencial, e a luz natural compensa tudo!

5 – O vidro revestimento by Envinor

Esta utilização do vidro ainda não está totalmente difundida, mas nós ficámos mesmo entusiasmados quando a vimos.

Nesta casa de banho e na cozinha da imagem a seguir o vidro foi utilizado como revestimento de paredes e bancadas, o que é um pouco surpreendente. Não risca? Não parte? Não estilhaça?

É vidro temperado, produzido especificamente para ser super resistente a embates e a riscos. Claro que parte, se a pancada for dada com a força certa, mas é um vidro próprio, com as características de resistência necessárias para ser seguro. Afinal, não se usa vidro em guardas de varandas, em tampos de fogões e até em janelas à prova de bala? O importante é encontrar profissionais de confiança e com a experiência certa para fazerem um bom trabalho!

6 – Dividindo sem separar by Rita Pacheco_Home

Terminamos com outra solução de divisão interior com vidro. Desta vez temos uma porta que quando fechada faz uma parede a separar a área de refeições da sala de estar para evitar que os cheiros e barulhos da cozinha se espalhem e incomodem quem quer conviver e descansar. A sua estética moderna, com vidro claro e moldura em ferro preto proporciona um tom requintado ao ambiente que depois é complementado com mobílias do mesmo estilo.


Para mais ideias sobre portas de correr veja também o artigo ’Portas de correr: 12 projectos nacionais diferentes!

Tem alguma ideia para fazer uma parede de vidro na sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista