13 combinações de cores para marcar um statement na sala de estar | homify 13 combinações de cores para marcar um statement na sala de estar

13 combinações de cores para marcar um statement na sala de estar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradia Bairro dos Músicos Franca Arquitectura Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A sala de estar é o coração de uma casa, por excelência. É na sala que, por norma, espairecemos após um longo dia, seja a ver uma série, a ler um livro ou a conviver com a nossa família. Deve, por essa razão, ser um ambiente onde encontramos conforto e aconchego e que reflicta a nossa personalidade. Ora, a escolha do esquema cromático é uma das formas mais eficazes de valorizar uma sala, de criar um statement e de expressar o nosso gosto. Sendo certo que o branco e outros tons neutros e claros não comprometem, também não é menos verdade que apontamentos coloridos e vibrantes podem transformar totalmente um espaço e emprestar-lhe carácter e originalidade.

A introdução de cor não tem, necessariamente, que passar por pintar uma ou mais paredes. Pode ser feita através da adição de mobiliário ou de objectos de decoração coloridos como, por exemplo, quadros, almofadas, mantas, jarras, candeeiros, entre outros. Porém, hoje vamos focar-nos essencialmente nas paredes e mostrar-lhe como pode pintá-las com uma cor mais forte ou incomum e, ainda assim, conseguir criar um ambiente equilibrado e elegante.

Acompanha-nos?

1. Vermelho, branco e cinza claro

Sala Estar - Encosta do Douro Ângela Pinheiro Home Design Salas de estar ecléticas
Ângela Pinheiro Home Design

Sala Estar – Encosta do Douro

Ângela Pinheiro Home Design

O vermelho é uma cor com uma presença forte e impactante que não é utilizada amiúde na decoração ou para pintar as paredes. Ao mesmo tempo, é uma cor quente e envolvente que pode fazer a diferença numa sala. A nossa sugestão é que use o vermelho apenas numa parede – a parede da lareira, por exemplo, ou a que está por detrás do sofá ou da televisão – e privilegie o branco ou o cinza claro para o resto da decoração. Assim, não corre o risco de o ambiente ficar sobrecarregado.

2. Vermelho, branco e azul turquesa: neste projecto, o vermelho surge nos quadros e combinado com a frescura do azul turquesa presente nos sofás e candeeiro

3. Azul marinho e branco

Se prefere tons mais frios, tem no azul marinho uma boa opção. É uma cor profunda, intemporalmente elegante e à qual estão associadas sensações de paz e de serenidade. Também aqui, se escolheu o branco para fazer o contraponto e pôr em evidência o azul. Já os apontamentos em amarelo vieram aliviar a sobriedade da combinação.

4. Azul e cinza claros

Project Minimal Clean Apartment - Lisbon LojaQuerido by Ana Antunes Salas de estar modernas
LojaQuerido by Ana Antunes

Project Minimal Clean Apartment – Lisbon

LojaQuerido by Ana Antunes

5. Cinza e branco

O cinza, por si só, não é uma cor especialmente inebriante, mas, nesta sala de estar, foi levado a um extremo. Os profissionais responsáveis pelo projecto criaram, de forma muito engenhosa, várias camadas cinza pérola, cor que aparece num registo mais escuro nas paredes e no sofá e mais claro nas poltronas e nas mesas. Caso decida trabalhar uma divisão com uma só cor (ou quase), use várias texturas para criar profundidade e prevenir que o ambiente se torne monótono e sem nuances.

6. Bege e cinza: as cores neutras também podem criar um statement

7. Verde seco e madeira

Sabia que o verde é considerada uma cor neutra que, como tal, não encaixa totalmente no grupo dos tons frios ou quentes? Esta característica torna-o a cor ideal para criar espaços equilibrados. O verde seco tem estado entre as tendências mais fortes para interiores e harmoniza-se particularmente bem com a madeira no seu tom natural. Nesta sala de estar, adoramos o apontamento inesperado dado pela jarra azul turquesa com flores fúcsia.

8. O verde inserido num ambiente que mistura o estilo clássico com o moderno

Sala de vivenda em S. Mamede - Projeto de interiores Shi Studio - Matosinhos, Porto ShiStudio Interior Design Sala de estarAcessórios e Decoração
ShiStudio Interior Design

Sala de vivenda em S. Mamede – Projeto de interiores Shi Studio – Matosinhos, Porto

ShiStudio Interior Design

9. Cor-de-laranja

Para esta sala rústica, os arquitectos escolheram um bonito tom de laranja para as paredes desta sala de estar. Para além da escolha cromática original, a pintura foi feita de forma a dar à parede um ar propositadamente texturado e envelhecido que reflecte o estilo da decoração. É uma cor fresca, graciosa e primaveril que consideramos uma boa opção para espaços rústicos ou de estilo campestre.

10. Verde e mostarda

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Salas de estar ecléticas
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

11. Amarelo e cinza claro

Sala de estar e jantar MIA arquitetos Salas de estar modernas MDF Amarelo
MIA arquitetos

Sala de estar e jantar

MIA arquitetos

Como lhe dizíamos na introdução ao artigo, a cor não tem, obrigatoriamente, que aparecer nas paredes. Pode ser introduzida através dos objectos de decoração como é o caso das almofadas ou de uma carpete. O amarelo é uma cor forte e visualmente intensa que estimula a criatividade e que nos inspira e alegra. Aqui, vemo-la a fazer par com o cinza claro que suaviza a potência do amarelo e traz balanço ao conjunto.

12. Amarelo mostarda nos têxteis para um espaço ecléctico

13. Antracite e vermelho

Terminamos com uma proposta que alia o antracite e o vermelho numa sala que se quis moderna e cosmopolita. O resultado é um ambiente extremamente acolhedor onde o vermelho vem injectar vida e energia.

Qual destas combinações mais gosta e qual é que não faz nada o seu estilo? 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!