Nini Andrade Silva, designer madeirense

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Nini Andrade Silva é uma designer portuguesa oriunda do Funchal onde nasceu em 1962 e se estabeleceu depois de adquirir experiência profissional fora do país. Licenciada em Design pelo IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing), em Lisboa, Nini viveu e exerceu cargos profissionais em cidades como Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul e Dinamarca, até se estabelecer em 1991 na sua terra natal, abrindo a sua primeira empresa: a Esboços Interiores, Lda. Nini destaca-se no ramo do Design de interiores, para o qual tem elaborado projectos de cariz habitacional, comercial, hoteleiro, e ainda de Design de mobiliário. A designer tem sido galardoada ao longo dos anos pelo seu trabalho de referência e singularidade, com distinções de renome como: o Prémio de Turismo, pelo seu projecto para o hotel Aquapura Douro Valley; projecto de interiores para o Hotel The Vine, eleito o melhor projecto nacional; Prémio Carreira no IADE; Hotel Teatro entre os 200 melhores hotéis de Design do mundo pelo The Guardian; atribuição da Ordem do Infante D.Henrique; ou o Prémio Internacional Design & Architecture com as peças da linha de mobiliário “Garota do Calhau”. No ano 2000, face ao desenvolvimento e promoção do seu trabalho, Nini decide criar atelier em nome próprio para dar resposta aos seus projectos de Design de interiores. Depois do sucesso do seu projecto “Garota do Calhau” em 2002, na Casa Decor em Barcelona, Nini decide criar uma fundação homónima com o objectivo de ajudar as crianças carenciadas da ilha da Madeira. Nini Andrade Silva foi escolhida pelo Governo da Região Autónoma da Madeira para ser a embaixadora da ilha junto da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. 

Nini Andrade Silva é mais do que uma profissional do Design, é também uma pessoa que acredita e apoia causas e, que se envolve com a comunidade na resolução de problemas socio-económicos. Este artigo vem aproximá-lo do seu trabalho enquanto designer de interiores, destacando-se alguns dos seu projectos mais mediáticos.

Beautique Hotel Figueira

The Beautique Hotels Figueira:   por Atelier Nini Andrade Silva
Atelier Nini Andrade Silva

The Beautique Hotels Figueira

Atelier Nini Andrade Silva

Localizado num dos centros mais nevrálgicos da capital, o Beautique Hotel Figueira, recebeu o nome da praça em que está inserido, a Praça da Figueira. Também todo o projecto de Design de interiores foi inspirado nas figueiras e na flora. O Hotel tem 50 quartos divididos em quatro categorias: Standard, Superior, Deluxe e Premium. Tudo é envolvência e conforto em tons verdes e castanhos alusivos à natureza.

Todos os quartos deste Hotel foram desenvolvidos e pensados para uma experiência de conforto máximo, com uma iluminação desenhada para que num fim de dia de negócios, ou depois de um passeio turístico os seus visitantes possam usufruir de um momento de relaxamento pleno, desfrutando de uma das melhores vistas sobre a Cidade de Lisboa e sobre o Castelo de São Jorge.

A Figueira decorada nos cinquenta quartos onde tudo acontece de forma natural, um hino à beleza. Todo os quartos dispões de facilidades e soluções actuais no sentido de proporcionar de forma diferenciadora o melhor conforto aos nossos hóspedes, tanto em experiência em laser como em trabalho.

Aquapura Douro Valley Hotel

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL:   por Atelier Nini Andrade Silva
Atelier Nini Andrade Silva

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL

Atelier Nini Andrade Silva

Aberto desde 2007, este hotel caracteriza-se por uma decoração sofisticada e contemporânea, marcada pela atenção aos detalhes e pelo exotismo dos objectos de arte. Cada espaço é único e reflecte as tonalidades e as texturas da região. O equilíbrio entre a arquitectura tradicional de um edifício do séc XIX e um design de interiores de linhas puras e contemporâneas, deu origem a atmosferas onde a serenidade se impõe.

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL:   por Atelier Nini Andrade Silva
Atelier Nini Andrade Silva

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL

Atelier Nini Andrade Silva

Luxuosos, confortáveis e espaçosos, assim se assumem os quartos deste hotel, onde foram escolhidos tons e luzes amenas e acolhedoras para lhe proporcionarem uma estadia ainda mais agradável e intimista. É interessante observar como é que a designer articulou os diferentes espaços, e decidiu repartir os diversos serviços da casa de banho. Uma grande banheira reparte o papel de protagonista como a cama, articulando-se entre elas geometricamente. Ao fundo é possível dispor de uma zona mais reservada para as outras áreas da casa de banho assim como, de uma área reservada a serviços e mobiliário de apoio ao quarto

Hotel The Vine

Localizado na magnifíca ilha da Madeira, o The Vine está edificado num ponto estratégico da cidade do Funchal, proporcionando aos seus visitantes uma vista fabulosa sobre a ilha. Para este projecto Nini Andrade Silva inspirou-se no vinho e nos seus ciclos de produção, aliados às quatro estações do ano. Como já foi referido na introdução deste artigo, a designer recebeu da European Property Awards, o prémio de interiores da European Hotel Design Awards, na categoria suites, e o prémio do World Architecture Festival 2009, na categoria “Interiores & Fit Out”. Ricardo Bofill e João Francisco Caires trataram do resto; o projecto de arquitectura.

B.O.G. Hotel

O hotel B.O.G. em Bogotá é um hotel de luxo pioneiro na inovação, sendo o primeiro na Colômbia a fazer parte do grupo internacional de “Design Hotels”. Com um design de interiores que celebra os tesouros nacionais da Colômbia, o ouro e a esmeralda, o assombroso B.O.G. destaca-se como uma referência de grande estilo na capital colombiana.

O objectivo inicial de Nini neste caso foi o de criar um hotel colombiano tradicional, transformando-o numa experiência sensorial onde os hóspedes se sentem mergulhados num mundo dourado. Ao incorporar tons dourados e esmeralda com o propósito de despertar sensações, Nini criou um ambiente rígido e ao mesmo tempo luxuoso, funcional e marcado pela sua originalidade.

Cada um dos 55 quartos e suites deste hotel em Bogotá foram luxuosamente imaginados pela designer. Bronzes, verdes, cinzentos e beges intensos combinados com opulentas texturas, rochas e pedras naturais, bronze, espelhos, mosaicos e vidros polarizados, criando assim um ambiente que se queria perceptível à primeira vista.

Hotel Teatro

O hotel nasce no mesmo lugar onde em 1895 se inaugurava o teatro Baquet, no Porto. Passados 151 anos, ergue-se no mesmo local, um hotel que recria esse ambiente ímpar, requintado e boémio do teatro. As portas saúdam todos os que o visitam com o poema do grande poeta romântico portuense, Almeida Garret. A recepção representa uma bilheteira, onde cada hóspede adquire um bilhete para aceder ao seu quarto.

O hotel dispõe de 74 quartos distribuídos por 6 pisos. Inspirados na linguagem cénica de uma grande noite de teatro, foram decorados em tons de ouro e bronze, proporcionando um ambiente exótico e intimista. 

Ficou com vontade de conhecer algum deles? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!