Uma casa com um exterior de luxo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, vamos à cidade colombiana de Bogotá para conhecer uma proposta residencial concebida pelos profissionais do estúdio Camilo Pulido Arquitectos como espaço para desfrutar em família ao longo de todo o ano.

A casa foi baptizada pelos seus autores como Vivienda Cely e o seu programa de necessidades resolveu-se em dois níveis, ocupando uma superfície total de 580 m².

O exterior do edifício ergue-se por via de uma composição geométrica com uma estética moderna e uma identidade própria. Os planos recuados na linha da fachada geram beirais que protegem as portas e as janelas das inclemências do clima. Nesta obra, destaca-se ainda a vegetação que completa a arquitectura deste edifício no qual o branco prevalece. 

Venha vê-la em detalhe.

Uma fachada geométrica

Casas modernas por Camilo Pulido Arquitectos
Camilo Pulido Arquitectos

Perspectiva fachada principal.

Camilo Pulido Arquitectos

A imagem exterior da fachada define-se a partir de uma volumetria assimétrica cuja escala e forma singular se destaca na paisagem urbana do quarteirão. O ponto, a linha, o plano e o volume são os elementos que compõem a forma. O plano utiliza-se para gerar recantos com vegetação ou árvores e beirais que protegem a incidência directa do sol nas grandes superfícies envidraçadas. A linha unifica e dá sentido à composição volumétrica. A entrada hierarquiza-se a partir de um pórtico e de uma parede coberta por vegetação. A casa parece elevar-se em relação ao nível do solo, pelo que os canteiros surgem suspensos e, assim, enfatizados.

A chave: iluminação zenital

O espaço social da casa expande-se visualmente até ao sector da piscina parcialmente coberta. O interior recebe iluminação através de uma abertura zenital que distribui a luz de forma homogénea no ambiente interior. Esta opção arquitectónica gera a atmosfera ideal para se desfrutar deste sector da moradia em família. A sala de estar e de jantar foram equipadas com mobiliário de linhas simples com tons neutros que acompanham a estética moderna da sua caixa arquitectónica.

Uma escada muito pop

Casas modernas por Camilo Pulido Arquitectos
Camilo Pulido Arquitectos

Perspectiva 2 escalera principal.

Camilo Pulido Arquitectos

escada tem uma frente completamente transparente o que permite a entrada de luz natural e uma vista agradável para o pátio pleno de vegetação. Materializa-se a partir de peças de betão pré-moldadas pintadas em branco. As guardas translúcidas não interrompem o campo de visão em direcção ao piso superior. O corredor tem um quadro com um desenho de pop art que traz cor e identidade a esta zona onde o branco prevalece.

O jardim posterior

Casas modernas por Camilo Pulido Arquitectos
Camilo Pulido Arquitectos

Vista nocturna fachada posterior.

Camilo Pulido Arquitectos

Ao fundo do lote, situa-se uma grande piscina com uma forma sinuosa que integra as palmeiras no seu espelho de água. A piscina é delineada por um pavimento atérmico, que acompanha as suas linhas orgânicas, e por um terraço coberto com zona de refeições.

A imagem mostra também o grande terraço do piso superior que é a expansão da área mais privada sobre o sector da piscina. A madeira das aberturas, tal como a das colunas, é de cor negra, estabelecendo um contraste com a caixa arquitectónica branca.

Paisagismo exterior

Piscinas modernas por Camilo Pulido Arquitectos
Camilo Pulido Arquitectos

Vista a Piscina ubicada en la fachada posterior de la vivienda.

Camilo Pulido Arquitectos

A imagem mostra em detalhe o desenho da piscina que foi sectorizada para se aproveitar a superfície e dar resposta às necessidades dos usuários. Destaca-se o revestimento veneziano do interior da piscina. Neste projecto, o desenho paisagístico do espaço exterior é o protagonista.

De noite

Piscinas modernas por Camilo Pulido Arquitectos
Camilo Pulido Arquitectos

Vista nocturna estar piscina.

Camilo Pulido Arquitectos

Quando cai o sol, a moradia ilumina-se por via de pontos de luz uniformemente distribuídos em todos os seus recantos, trazendo aconchego aos ambientes. Este recurso repete-se no sector da piscina para destacar a vegetação e o perímetro do espelho de água.

Achou o projecto interessante? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!