Inspiração Cottage - o campestre contemporâneo | homify

Inspiração Cottage – o campestre contemporâneo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Renovação de Apartamento T1 Salas de jantar clássicas por Maria Mayer | Interior & Landscape Design Clássico
Loading admin actions …

Se é uma das pessoas que tem visto as suas redes sociais invadidas por imagens com cenas campestres e nostálgicas de campos em flor, vestidos camponeses com rendas e ilhoses ou peças de artesanato tradicional, saiba que não está sozinho. Há uma tendência crescente de recuperação do fundamental que nos transporta para o campo e para um estilo de vida menos acelerado, mais sustentável a espalhar-se pela sociedade.

Esta tendência abarca diversas actividades e praticamente todas as actividades de vida, desde a culinária (com o fabrico artesanal de pão e doces), ao recuperar do artesanato (renda, bordados, macramé… ), à roupa e até ao próprio cenário onde se desenrola a existência – a habitação. Há até uma designação em inglês para este movimento: – Cottagecore.

Nós na homify estamos sempre atentos às tendências, com especial atenção a tudo o que à habitação diz respeito, por isso hoje debruçamo-nos sobre o moderno estilo campestre para descobrir como pode aproximar a sua vida e a sua casa a este ideal natural, mesmo que viva num apartamento em plena cidade. Acompanhe-nos!

O objectivo

O objectivo máximo de quem tem a Cottagecore como filosofia de vida é ter uma casa como esta, com um jardim campestre da autoria do gabinete MARIA MAYER | INTERIOR & LANDSCAPE DESIGN. Neste trabalho os designers de jardins criaram uma paisagem informal, com materiais tradicionais, uma plantação densa e uma mistura de plantas ornamentais e comestíveis, tipicamente britânica. A mistura de lazer e produção de alimentos, com uma manutenção em modo biológico, faz parte do regresso às origens deste moderno campestre, do qual faz parte o respeito à natureza e ao meio ambiente.

Esta casa e o seu jardim invocam vestidos às flores, uma tela de pintura, vegetais a amadurecer ao sol e dão uma vontade incontrolável de ir viver para o campo, não é verdade?

O campo na cidade

Nem todos podemos ter uma casa de campo, mas isso não nos deve impedir de perseguir o sonho de uma vida campestre! Este projecto mostra-nos com é possível ter uma casa de estilo campestre num pequeno apartamento T1 em plena cidade. Lembre-se de que o importante é manter a essência campestre!

Neste pequeno apartamento, os designers de interiores utilizaram um papel de parede com um padrão de ramagens discreto, em tons de verde seco claro e cinza e complementaram com mobiliário antigo recuperado, têxteis de fibras naturais, decorações de parede com temas bucólicos e plantas verdes. A cozinha em open space é moderna mas exibe uma tonalidade inusitada de verde seco que se harmoniza perfeitamente no tema. É fácil imaginar que para lá das janelas de sacada está um campo verde, embora provavelmente só encontra a selva de betão.

Comece pela cozinha

Se não sabe por onde começar a transformação da sua casa num refúgio campestre e tem algum capital para investir, experimente a cozinha.

A cozinha é o coração de qualquer casa, mas reveste-se de uma importância ainda maior numa casa de campo. É na cozinha que quem persegue o ideal Cottagecore encontra palco para as suas actividades de culinária caseiras, se encontram os produtos do campo e muitas vezes se recuperam artesanatos antigos, transmitidos de geração em geração.

Se pensa em renovar, opte por um estilo como o desta maravilhosa cozinha do gabinete RAFAELA FRAGA BRÁS DESIGN DE INTERIORES & HOMESTYLING, com uma imagem campestre em cada detalhe, desde os armários até aos acessórios decorativos.

Um pouco de campestre no moderno

Se a sua cozinha já é moderna e não está na altura de mudar pode dar-lhe uma imagem mais campestre somente através dos acessórios decorativos e dos utensílios de cozinha.

Caixas de madeira inspiradas nas caixas da fruta, como estas da imagem, utensílios rústicos de madeira ou cortiça, trabalhos em barro, plantas aromáticas e tecidos artesanais irão dar um toque antigo, campestre, à sua cozinha moderna.

Campestre no quarto

Também pode replicar a estética campestre no quarto. Só precisa de apostar em tecidos de fibras naturais, trabalhadas de um modo um pouco rústico, como a lã virgem ou o linho, e em móveis clássicos retro. Acrescente detalhes artesanais, como trabalhos em vime ou juta e alguns elementos campestres, como uma gaiola de pássaros, por exemplo, e já está! Inspire-se nestas imagens de quartos que lhe deixamos a seguir.

Casa da Abadia Quartos escandinavos por Staging Factory Escandinavo
Staging Factory

Casa da Abadia

Staging Factory

Campestre na sala de estar

DECORAÇÃO TOTAL DE QUINTA PARA VENDA Salas de estar modernas por Staging Factory Moderno
Staging Factory

DECORAÇÃO TOTAL DE QUINTA PARA VENDA

Staging Factory

A receita para a sala é bastante semelhante à do quarto, como vê nestas imagens inspiradoras… Móveis clássicos, fibras naturais, madeiras e detalhes artesanais. O importante é conjugar todos os elementos com equilíbrio e elegância, preservando a limpidez e o desafogo do espaço disponível ou arrisca-se a ficar com um espaço campestre mas pouco atraente, com ares de museu, igualzinho às casas dos avós.

Um pouco de verde

As plantas verdes são uma parte importante do estilo campestre, mas todos sabemos o trabalho que dão e o espaço que ocupam num apartamento citadino. Conjugue a imagem campestre de cottage inglês antigo com uma moderna parede verde e obtenha o melhor dos dois mundos. Inspire-se neste trabalho da WONDER WALL – JARDINS VERTICAIS E PLANTAS ARTIFICIAIS.


Veja outras maneiras de incorporar uma parede verde em sua casa no artigo ’5 ideias para criar um jardim interior em sua casa’.

O estilo de vida campestre também o atrai? Gostaria de viver mais o estilo Cottagecore?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!