Jardins com camas de pedra – modernos e de fácil manutenção

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As camas de pedra no jardim, anteriormente utilizadas por motivos puramente funcionais, já se tornaram num verdadeiro culto e são uma das tendências mais entusiasmantes da arquitectura paisagística. Para além da estética minimalista e moderna que lhe está inerente, certo é que o recurso à pedra evita que a manutenção frequente seja um problema. A pedra nunca está fora de época e traz variedade à paisagem, podendo ser usada em vários contextos. Este material orgânico e natural transforma um jardim aborrecido num espaço em jeito de oásis que nos remete, sem dúvida, aos espaços de exterior asiáticos que sobressaem por serem zen.

Se ainda não está convencido, veja e leia com atenção este livro de ideias.

Um jardim frontal muito… cool!

Na fotografia desta casa, um projecto da autoria do gabinete Herzog-Architektur, o jardim frontal foi criado a partir de camas de pedra onde foram plantadas sebes de buxo perfeitamente aparadas, assim como bonsais. A inspiração asiática, já acima referida, tem uma forte presença neste espaço de exterior, não só por causa dos seixos e do tipo de vegetação escolhida, como também pela estátua ornamental que vemos ao fundo. Este jardim de linhas minimalistas cria uma atmosfera moderna que vai ao encontro da arquitectura da casa que integra.

Combinar tipos de pedra diferentes

Jardins de pedras  por Gärten für Auge und Seele
Gärten für Auge und Seele

Eine kleine Terrasse lädt zum Verweilen ein.

Gärten für Auge und Seele

Mas nem só para jardins minimalistas se utiliza a pedra. Ao contrário da inspiração anterior, onde o cinza e o minimalista prevaleciam, este jardim traz uma sugestão mais dinâmica e variada, usando diferentes tipos de pedras para criar sectores distintos. Nele, encontramos granito, basalto, arenito e calcário. Fica aqui uma inspiração mais rústica para quem não se identifica com ambientes tão frios como o anterior.

Plantas coloridas

Quem privilegia camas de pedra em vez de camas convencionais, não dispensa uma plantação versátil e colorida. Para além dos bonsais e arbustos já mencionados, os cactos e as suculentas trazem uma estética interessante ao jardim de pedra. Pode também optar por gramíneas ornamentais, vulgo capim, ou por plantas exóticas da região.

Viagem à volta do mundo

Jardins de pedras  por Oswald Gärten
Oswald Gärten

Steingarten mit Gartenbonsai

Oswald Gärten

Reúna os países do mundo no seu jardim. Consoante as plantas, as formas, as pedras e os acessórios que escolher, pode personalizar as camas de pedra que podem, por exemplo, ter um estilo mais mediterrânico ou mexicano, alpino ou japonês. A imaginação é o limite. Escolha o estilo que mais se harmoniza com a sua casa.

Purismo

O jardim de pedra é tão popular que se basta a si próprio com a sua aparência simples limitada ao essencial. As linhas limpas e minimalistas, a crueza do cinza e as plantas também dentro deste estilo conformam uma interpretação purista que condiz na perfeição com a estética moderna.

A nossa sugestão: use gabiões para garantir a estabilização do seu muro de pedra.

Pedra e água

Há pares indissociáveis: preto e branco, vidro e madeira e… pedra e água! Use a água para criar um oásis de paz e de serenidade no seu jardim. A presença deste elemento revelar-se-á fundamental quando procurar frescura num soalheiro dia de Verão.

Ousaria instalar em sua casa um jardim onde as pedras seriam as protagonistas? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!