Construção tradicional - as vantagens | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Construção tradicional – as vantagens

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Ericeira por TB Construções
Loading admin actions …

Na abundância de soluções de construção no mercado da construção civil que surgiu nos últimos tempos, há uma que se destaca nas preferências dos Portugueses desde o seu surgimento: – a construção tradicional.

Construção modular, LSF, pré-fabricados, construção com contentores, entre outros métodos alternativos têm vantagens e desvantagens que já se vão explorando, mas neste momento impõe-se referir as vantagens da velhinha construção tradicional de raiz, em alvenaria e betão.

Porque as vantagens deste método existem, porque ainda é a construção mais procurada no nosso país, porque ela é parte fundamental da evolução da habitação humana e porque temos vários profissionais de excelência neste ramo na página da homify, hoje falamos de construção tradicional.

Para ilustrar o artigo escolhemos fotos de um projecto da TB CONSTRUÇÕES e aproveitamos para lhe falar um pouco da qualidade desta empresa de Samora Correia.

A TB Construções

Antes de entrarmos no tema do nosso artigo, e uma vez que pedimos emprestadas as suas imagens, é justo que apresentemos a TB Construções.

Esta empresa de Samora Correia é jovem, mas competente, e actua nas várias áreas da construção e da remodelação um pouco por todo o país. Conta com uma equipa multidisciplinar capaz de responder a qualquer desafio, em qualquer dimensão, e tem como objectivo oferecer ao consumidor final o máximo de conforto e rapidez, seja na remodelação de um espaço como na construção de um projecto de raiz.

No projecto destas imagens, a TB Construções procede à construção de um edifício de apartamentos na Ericeira, com vista para o mar. Na execução utiliza as técnicas tradicionais de alvenaria, betão, isolamento e reboco, aplicadas da maneira correcta, com foco no cumprimento de prazos.

Alvenaria e betão – construção tradicional

A alvenaria e o betão armado são as técnicas mais usadas na construção tradicional.

Entende-se por alvenaria a construção de edifícios com cimento, tijolos ou blocos de betão, argamassa, vigas e colunas de ferro e betão.

O betão armado é o betão com reforço interior através de uma armadura de ferro, com o objectivo de absorver os esforços de tracção a que a massa possa ser submetida após a construção. É o método usado para criar as vigas e colunas referidas, além de fundações e placas, para dar a estrutura à alvenaria, como se vê nestas imagens.

É a esta combinação de métodos que chamamos aqui de construção tradicional e continua a ser muito procurada.

As desvantagens

Se falamos das vantagens também temos de referir as desvantagens, por isso aqui ficam os problemas mais apontados ao método construtivo tradicional:

  • é um sistema pesado – os materiais usados na construção em alvenaria e betão são bastante pesados e exigem fundações resistentes e mais caras;
  • dificulta reformas e adições – as paredes e vigas estruturais que esta construção exige impossibilitam ou dificultam obras futuras:
  • não é um sistema construtivo sustentável – não é um sistema muito amigo do ambiente porque consome muita água, gera muitos resíduos, demora mais tempo a construir no local, o betão está associado à formação de ilhas de calor e gera grandes quantidades de CO2 na sua produção, entre outras.

As vantagens

Vamos então descobrir as principais vantagens do método de construção tradicional, que ainda atraem tantos donos de obra para a construção das suas casas no nosso país:

  • tem técnicas normalizadas e conhecidas pela generalidade dos profissionais que as aplicam, o que torna mais fácil encontrar a empresa adequada para a construção;
  • devido à disseminação do método construtivo é muito fácil de encontrar os materiais necessários à construção de um edifício em alvenaria e betão;
  • os materiais e a construção têm preços acessíveis pois os materiais e mão-de-obra são de fácil acesso;




  • as casas construídas com este método têm geralmente mais valor de comercialização, pois ainda transmitem uma ideia patente de longevidade e resistência;
  • este método oferece muitas possibilidades e maior liberdade arquitectónica, permitindo por exemplo projectos com dois ou mais pisos, áreas externas personalizadas e detalhes de fachada mais elaborados (arcos, vãos, ângulos, etc.);
  • as casas construídas com este método tradicional carecem de menos manutenção do que outras construídas com métodos alternativos.


Comece hoje a planear a sua casa com este método de construção

Se este artigo ajudou a dissipar dúvidas e já se decidiu por este método construtivo decida-se também a contactar esta empresa para dar início ao seu projecto. Pode usar os dados abaixo:

Morada: Rua Azinhaga do Brejo Nº5 loja esquerda, 2135-034 Samora Correia

Telefone: 263152214

Site: www.tbconstrucoes.pt

Para descobrir os materiais de construção ideais para a sua casa leia também o artigo ’Que materiais usar para uma casa de qualidade?’.


A sua casa do futuro será construída com que método?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!