Os anos '50 inspiraram a transformação deste apartamento

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Cada vez mais são as pessoas que recorrem a plataformas on-line para arrendar quartos, apartamentos ou casas para férias. E cada vez mais são as pessoas que disponibilizam os seus imóveis nessas mesmas plataformas. Nas grandes metrópoles europeias, a afluência é tal que há leis que acabam por vir limitar este tipo de negócio. Em Berlim, por exemplo, o número de propriedades disponíveis para habitação a longo-prazo diminuiu de tal forma que, de momento, é proibido arrendar casas por inteiro para o mercado turístico, sob pena de os habitantes da cidade terem progressiva dificuldade em encontrar casa.

Em Portugal, ainda não é o caso. Como tal, nas grandes cidades como Lisboa e Porto, proliferam quartos e apartamentos para arrendamento turístico e, hospitaleiros que somos, os turistas ficam rendidos. É o caso do apartamento que integra este livro de ideias. 

O espaço foi transformado pela MUDA Home Design que teve como inspiração os célebres anos 1950 devido ao mobiliário que o cliente já tinha adquirido. A maior intervenção em projecto de design de interiores aconteceu no quarto e na sala. A cozinha e instalação sanitária sofreram apenas um ligeiro restyling.

Vamos ver como ficou.

Antes e depois

Apartamento Anos 50 | Antes: Salas de estar ecléticas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Antes

MUDA Home Design

Como mencionámos, o proprietário possuía mobiliário antigo que devia ser aproveitado. Na imagem, vemos algumas peças que, em boa verdade, se encontravam ainda preservadas. Para além disso, encontramos amiúde, aqui pela homify, decorações modernas que canalizam a inspiração retro ou vintage. Tendo a MUDA acesso a estas peças, por que não aproveitar a deixa?

Para além do mobiliário, a sala denotava um bom estado de conservação. As paredes não apresentavam humidade ou outros danos e o chão em parquet acrescentava valor ao espaço. Vamos ver quão aconchegada a sala ficou.

A sala depois

Apartamento Anos 50 | Depois: Salas de estar ecléticas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Depois

MUDA Home Design

Confortável e acolhedora. Não acha? Mantiveram-se alguns móveis antigos e acrescentaram-se peças mais modernas, claras e cómodas como o sofá, a mesa de apoio amarela e o móvel de televisão. Serve esta transformação para perceber que não é necessário termos à nossa disposição um orçamento generoso para propiciarmos uma lufada de ar fresco à nossa casa. Este espaço integra, também, uma zona de refeições composta por uma mesa redonda antiga com cadeiras do mesmo conjunto. A planta, os têxteis claros e as cortinas semitransparentes devolvem uma aura leve a esta sala que convida ao repouso e a agradáveis momentos de convívio.

Um sofá muito confortável

Apartamento Anos 50 | Depois: Salas de estar ecléticas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Depois

MUDA Home Design

Uma sala de estar só o chega a ser quando nela existe um sofá confortável. Temos dito. Assim é o sofá escolhido com dois lugares e chaise-longue. A mesa de centro e a pequena e alegre mesa amarela, para além de enriquecerem a decoração, são funcionais para pousar aquela chávena de chá ou a revista que estamos a folhear no sofá.

O quarto antes

Apartamento Anos 50 | Antes: Quartos ecléticos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Antes

MUDA Home Design

Para além da sala, foi o quarto que passou pela maior transformação. Ainda assim, manteve-se a premissa que rege o projecto e as peças já existentes foram reutilizadas. O guarda-roupa que vê na imagem é uma dessas peças. Tal como a sala, também o quarto se encontrava em bom estado. Precisava, no entanto, de passar de espaço vazio a espaço confortável pronto para deixar uma boa impressão nos turistas.

O quarto depois

Apartamento Anos 50 | Depois: Quartos ecléticos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Depois

MUDA Home Design

Ao guarda-roupa juntaram-se duas camas de solteiro e uma mesa-de-cabeceira. As camas tanto podem ser usadas em separado, como juntas caso se trate de um casal. Os têxteis trazem-lhes conforto e as molduras coloridas suspensas linearmente na parede dão vida a uma divisão outrora desprovida dela. Uma das melhores qualidades do quarto é, sem dúvida, o acesso directo à varanda onde se pode tomar o pequeno-almoço com uma vista privilegiada para a soalheira Lisboa.

Varanda

Apartamento Anos 50 | Depois: Terraços  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Depois

MUDA Home Design

Uma mesa, duas cadeiras almofadadas e uma planta colorida. Foi o suficiente para a varanda se tornar funcional. O assento e o encosto são em acácia maciça e a estrutura de suporte em aço.

A cozinha antes

Apartamento Anos 50 | Antes: Cozinhas ecléticas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Antes

MUDA Home Design

Chegamos às áreas menos intervencionadas da casa. A cozinha, tal como a casa de banho, foi apenas limpa e reorganizada, tendo agora um aspecto muito mais apelativo.

A cozinha depois

Apartamento Anos 50 | Depois: Cozinhas ecléticas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Depois

MUDA Home Design

A cozinha tem agora um ar mais cuidado e limpo. A marquise foi também desimpedida e já não abriga objectos aleatórios pouco úteis que mais não faziam do que ocupar espaço. Como vê, uma mudança em casa pode sempre começar por uma boa arrumação.

A casa de banho antes

Apartamento Anos 50 | Antes: Casas de banho ecléticas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Antes

MUDA Home Design

Singela e com azulejos antiquados. A casa de banho – que estava em bom estado – não tinha qualquer elemento que lhe proporcionasse mais conforto.

A casa de banho depois

Apartamento Anos 50 | Depois: Casas de banho ecléticas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento Anos 50 | Depois

MUDA Home Design

Terminamos este livro de ideias com a imagem da casa de banho após o restyling. Elementos simples como a toalha, o tapete, o suporte de papel higiénico e até os pequenos cactos conseguiram devolver uma nova vida a esta casa-de-banho que agora assevera comodidade aos arrendatários.

Sem um orçamento avultado, o apartamento ganhou uma nova cara. O que achou deste projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!