Mude a sua sala de estar agora!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

sala de estar é uma das divisões que para nós portugueses é essencial em casa – e por motivos muito simples: gostamos de reunir os amigos e a família, assim como só pensamos no nosso sofá depois de um dia cansativo de trabalho. Mesmo para os mais activos, a sala de estar é algo de que dificilmente abdicamos e que existe na maior parte das casas, quer seja para ver televisão, ler um livro ou fazer pequenas sestas. Normalmente, é um espaço que acaba por ser um pouco polivalente, pois serve-nos para as mais variadas situações: receber alguém inesperado em casa, transformá-lo em parque de diversões para os miúdos, fazer dele sala de jantar, acabar algum trabalho fora do horário laboral (servindo de home office), entre tantas outras utilidades! Por tudo isto, a sala de estar é quase o centro da nossa casa, o palco de muito acontecimentos e que por isso mesmo não faz sentido deixar de o ter! No entanto, a nossa vida é algo dinâmico, que se vai alterando com o passar do tempo: filhos que nascem, animais que são adoptados, relações que acabam… e a nossa sala de estar deve ir acompanhando o ritmo que levamos.

No artigo de hoje, a equipa homify optou por lhe mostrar de que maneira ou em que alturas da vida é necessário darmos uma reviravolta na nossa sala de estar! Apresentamos-lhe então vários cenários (com os quais se pode identificar ou não) que poderão estar na base do desconforto que sente actualmente neste seu espaço e vamos ajudá-lo a alterá-lo de forma a que este se encaixe melhor no Eu que o leitor é agora! Foque-se nisso e boa leitura!

Deixe que os patudos façam parte da casa!

Casa Varatojo : Salas de estar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Casa Varatojo

Atelier Data Lda

Quando a vontade de ter um animal é grande, a última coisa que deve deitar por terra este objectivo é precisamente a sua casa. Isto porque quando há amor e tempo para lhes dar, tudo o resto deve ser secundário. Portanto, se quer levar para dentro de casa um cão ou um gato, prepare a sua sala para a sua presença: evite deixar fios ou outros objectos pendurados; pondere adquirir ou fazer uma capa para o seu sofá, para evitar que os pêlos se instalem e sejam uma dor de cabeça para tirar; se tem decorações que sejam propícias às travessuras dos seus novos amigos, mude-as para um sítio que não fique ao alcance deles. Em relação a tapetes e cortinas, se não conseguir abdicar deles, comece por utilizar uns que sejam mais baratos, para ver o comportamento dos animais com eles – e só depois, caso tudo corra bem, opte por uns mais definitivos.

A família aumenta…

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

O que de melhor, segundo muitos casais, tem a vida: a chegada de um filho! O nascimento de um bebé é (ou deverá ser) por norma um momento de grande felicidade e euforia por parte dos novos pais: é o concretizar de um sonho, é o multiplicar desse amor e é somar aos dias um desafio delicioso de ser superado! Mas como nem tudo é um mar de rosas, há aqui o reverso da medalha (que muitas vezes nem é bem considerado como tal): a alteração de rotinas e da nossa própria casa. Nos primeiros meses talvez não faça muito sentido fazer grandes mudanças, mas assim que os miúdos começam a gatinhar ou a caminhar, é forçosa a alteração de móveis, decorações ou outros elementos que possam pôr em risco a integridade física das crianças. Portanto, sugerimos a remoção de ornamentos ao nível dos bebés, assim como o uso de almofadões pelo chão (ou, quem sabe, a substituição de sofás altos por este tipo de assentos). Liberte o chão para a colocação de tapetes infantis ou apropriados para as crianças brincarem no chão sem ficarem com muito frio ou com muito calor. E as mantas podem sair todas das gavetas, pois conferem um ambiente mais confortável e sestas mais convidativas!

… ou a família diminui.

Sala de estar em Lisboa: Salas de estar modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de estar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Por oposição ao acontecimento anterior, temos um bem mais doloroso e mais difícil de ultrapassar: a separação de um casal ou o falecimento de um dos elementos. Mas são coisas que podem acontecer e por isso mesmo deixamos aqui algumas dicas sobre como alterar a sua sala de forma a que se enquadre melhor na sua situação actual: comece por mudar a disposição da divisão – mude o sofá de sítio, desfaça-se de alguns elementos mais utilizados pela pessoa ausente (no caso de não se importar de se desfazer deles), adquira algo novo (um candeeiro de pé, uma chaise longue, almofadas) e crie um espaço para si, que seja a sua cara! É importante que se valorize e que valorize o tempo que passa consigo próprio, por isso remodele a sua sala de maneira a que se encaixe com a sua essência.

Uma sala para o dia-a-dia

A correria normal: levantar, ir trabalhar, voltar, jantar, relaxar do dia todo e dormir. Não há tempo para grandes arrumações nem limpezas – e bem sabemos como custa perder um dia de folga inteiro à volta do pó e de detergentes! Por estas e por todas as outras razões, é importante que a nossa sala tenha um sentido prático muito apurado e que nos facilite os dias. O ideal é dispensar a maior parte dos bibelots (que são óptimos para acumular pó) e reduzir ao mínimo indispensável o número de superfícies disponíveis (com isto o que queremos dizer é que poupe nas prateleiras e nas mesas de apoio, utilizando apenas o que é realmente indispensável para o usufruto natural da sua sala de estar). Para lhe dar um ar mais descontraído, pode ainda apostar em cores fortes e em mobiliário restaurado ou feito por si mesmo!

Receba os amigos e a família com todo o conforto!

Por último, mas não menos importante, temos aquilo que mais gostamos de fazer: abrir a porta às pessoas importantes da nossa vida! Não deixe de convidar os seus amigos nem a sua família por falta de condições: se é do tipo que gosta de casa cheia, foque-se na sua sala de estar e aumente o número de assentos! Vale tudo: almofadões no chão (que acomodam sempre mais pessoas), um sofá grande ou pequenos puffs são opções válidas!

A sua vida actual enquadra-se em algum destes cenários? Concorda com as nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!