10 tendências de decoração baseadas no catálogo da IKEA para 2021 | homify 10 tendências de decoração baseadas no catálogo da IKEA para 2021
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

10 tendências de decoração baseadas no catálogo da IKEA para 2021

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Riviera Apartment Paredes e pisos modernos por Staging Factory Moderno
Loading admin actions …

É inevitável: quando nos aproximamos do fim de um ano, começamos a pensar nas tendências para o ano que se segue. Para este artigo, inspirámo-nos no catálogo da IKEA para 2021. A IKEA é uma referência incontornável no que diz respeito à decoração de interiores. Para além de vender mobiliário e peças de decoração acessíveis, trouxe-nos um lifestyle e um estilo muito próprio: o nórdico ou escandinavo. Os ambientes IKEA são aconchegantes, funcionais, modernos e pensados para toda a família. Hoje em dia, é rara a pessoa que não tem qualquer coisa da IKEA em casa. Assim sendo, é normal que o gigante sueco também dite tendências de decoração. Ano após ano, apercebemo-nos que o que vem nas páginas do catálogo acaba por se tornar tendência e a melhor parte é que os preços acessíveis permitem que mais pessoas possam ter uma casa bonita e acolhedora, naquele que é um verdadeiro fenómeno de democratização do design.

Nós estivemos a folhear atentamente o catálogo e reunimos as tendências que mais se evidenciaram.

Venha ver quais são.

1. Quartos coloridos e super confortáveis

Comecemos pelos quartos que, neste catálogo, se destacaram pela paleta colorida e pelo conforto extremo. Com ou sem padrões, os têxteis com tons vibrantes estão por toda a parte para criar uma casa mais feliz e ambientes impactantes. Uma cama IKEA estará sempre decorada com muitas almofadas e uma manta aos pés para, assim, transmitir uma sensação de conforto ainda maior. Outro pormenor que nos chamou a atenção foi a sobreposição de edredões para uma cama extra fofa! É uma ideia que pode pôr em prática já este Inverno, sobretudo se mora numa região fria. Mas, avisamo-lo já: depois ainda vai custar mais sair da cama!

2. Aproveitar ao máximo espaços pequenos

É possível que a necessidade de as pessoas montarem um escritório em casa para estarem em teletrabalho tenha inspirado a IKEA a incluir no catálogo deste ano uma panóplia de escritórios super compactos que nascem, essencialmente, do aproveitamento de nichos. Como os próprios mencionam no catálogo, aquele espaço vazio sob as escadas, uma parede desimpedida e até um roupeiro pode ser transformado num escritório.

3. Misturar o estilo retro/vintage com o moderno

Casa da Abadia Quartos escandinavos por Staging Factory Escandinavo
Staging Factory

Casa da Abadia

Staging Factory

Detalhe quarto Quartos escandinavos por Arkstudio Escandinavo
Arkstudio

Detalhe quarto

Arkstudio

O catálogo levou-nos a revisitar algumas peças vintage da IKEA. O estilo retro/vintage está, seguramente, em altas e surge harmonizado com o estilo moderno para que os espaços não se tornem demasiado pesados ou desequilibrados. Este quarto é disso bom exemplo: as mesas de cabeceira retro e de madeira escura vêm trazer um contraste especial ao conjunto que é, no seu todo, claro, leve e moderno. E assim se deu um toque de personalidade ao quarto sem que este se tornasse antiquado.

4. Cores escuras para um estilo intemporal

Sendo certo que não faltam cores vibrantes neste catálogo, também não é menos verdade que há vários ambientes decorados com tons escuros como, por exemplo, o antracite, o cinza e o preto. São cores que criam uma atmosfera extremamente intimista e confortável que é, depois, iluminada pela luz quente de vários candeeiros espalhados pelo espaço. Se se identifica, sugerimos que trabalhe a decoração com diferentes tonalidades de cinza e usar o branco para suavizar e contrapor a presença desta cor.

5. Arrumação à vista

S. BENTO Cozinhas escandinavas por Arkstudio Escandinavo
Arkstudio

S. BENTO

Arkstudio

A IKEA é mestre a criar móveis práticos para manter a casa arrumada. Neste catálogo, reparámos que há uma aposta em soluções de arrumação à vista: prateleiras, estantes sem portas ou gavetas e armários com portas em vidro. Estas soluções dão às casas uma dose de realismo e afastam-se daquela ideia de casa de revista asséptica onde não há um fio fora de sítio. No entanto, há ordem neste tipo de arrumação e os objectos mais inestéticos devem, na mesma, ser arrumados por detrás de portas e dentro de gavetas. Na cozinha, pode ter uma prateleira com a sua cerâmica, especiarias e tábuas de corte à vista porque, assim, as coisas ficam à mão de semear e são, ao mesmo tempo, decorativas. No escritório, uma estante como a da imagem é uma boa opção, mas compre cestos, caixas e capas de arquivo para se organizar.

6. Materiais naturais

sala estar - espaço de refeições Salas de estar modernas por Staging Factory Moderno
Staging Factory

sala estar – espaço de refeições

Staging Factory

Quer tornar a sua casa mais acolhedora e confortável, mas não sabe por onde começar? As fibras naturais podem ser a resposta. O rattan, a verga (vara ou haste do vimeiro) ou o bambu acrescentam textura aos espaços e tornam-nos mais aconchegantes. Podem estar presentes nos abajures dos candeeiros, em pufes, nas portas dos armários, nos assentos das cadeiras, em cestos, nos tapetes, em jarras e até em acessórios de cozinha. Note-se que são materiais recicláveis, o que é sempre uma mais-valia. O catálogo da IKEA está pejado de elementos em materiais naturais.

6. Madeiras claras

A Casa da Carolina e do Nuno Salas de jantar escandinavas por Homestories Escandinavo
Homestories

A Casa da Carolina e do Nuno

Homestories

Uma das características mais marcantes do estilo nórdico é o uso expressivo de madeiras claras como a de pinheiro, a de carvalho ou a de abeto. São as madeiras ideais para criar ambientes luminosos e serenos tal como o que vemos na imagem acima. Sugerimos que case estas madeiras com plantas. É uma combinação orgânica e fresca que funciona sempre bem!

7. Espelhos de todos os tamanhos e formatos

Projeto de decoração para residência particular Quartos modernos por Staging Factory Moderno
Staging Factory

Projeto de decoração para residência particular

Staging Factory

Quadrados, redondos, ovais, com moldura, sem moldura, de corpo inteiro, pequenos e grandes: os espelhos criam sempre um statement e são, por isso, excelentes aliados de decoração em qualquer que seja a divisão. Nas imagens acima, vemos como se pode incorporar um espelho no quarto (na zona da cómoda) e na entrada.

8. Cabides

Os cabides no quarto são a alternativa perfeita àquela cadeira que fica sempre escondida sob uma pilha de roupa. Podem, ainda, servir para preparar a roupa para o dia seguinte ou até para pôr qualquer coisa a secar quando o seu estendal tiver cheio. Neste projecto, o cabide suspenso dá um toque especial – quase idílico – ao quarto. Só precisa de um tronco fino, de duas cordas e de ganchos para fazer um!

9. Lavatórios redondos

Casas de banho da Casa da Colina por Rima Design
Rima Design

Casas de banho da Casa da Colina

Rima Design

Casas de banho da Casa da Colina por Rima Design
Rima Design

Casas de banho da Casa da Colina

Rima Design

E porque não optar por lavatórios redondos em vez dos tradicionais lavatórios rectangulares? Não são a escolha óbvia, mas são, sem dúvida, uma escolha elegante e menos aborrecida. São ideais para casas de banho pequenas ou para quem quer poupar espaço no móvel do lavatório. Complemente-o com uma torneira de encher o olho – dourada ou preta em vez de prateada – e com um espelho bonito no topo.

10. Pufes

Living room floor Paredes e pisos modernos por Staging Factory Moderno
Staging Factory

Living room floor

Staging Factory

Terminamos com os pufes para ter sempre lugares adicionais na sua sala de estar e para criar recantos tão convidativos como este, iluminado e aquecido pela lareira.


Tudo tão bonito e confortável! Não acha? De que tendência mais gostou? Nós não sabemos se conseguimos escolher apenas uma!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!