Projecto Apartamento Turístico T2 na Graça em Lisboa: Terraços  por EU INTERIORES

7 ideias para criar uma entrada de casa espectacular

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

De vez em quando, sentimos necessidade de fazer algumas mudanças na nossa casa. Uma coisa ali, outra ali, e um espaço aborrecido ganha um novo élan. No artigo de hoje, focar-nos-emos na entrada da casa. Não no hall de entrada, mas sim na entrada propriamente dita, depois do portão, por onde o carro e nós passamos, até à porta que dá acesso à casa. Por ser um local de passagem, muitas vezes não lhe é dedicada a atenção devida. Mas, estamos aqui para o inspirar e mudar isso.

Deixamos-lhe sete exemplos daquilo que consideramos uma entrada convidativa. Entre o pavimento, a vegetação ou uma boa iluminação, se faz a diferença.

Curioso? Então, faça uma pausa para ler o nosso artigo e tome notas para reproduzir estas sugestões em sua casa.

Cobertura para emoldurar a entrada

Encetamos este livro de ideias com uma ideia que encontramos amiúde. Estamos a falar da entrada com duas colunas e uma pequena cobertura em jeito de mini-alpendre a demarcar a zona e a conferir-lhe maior importância pelo destaque que lhe dá. Esta estrutura deve ser pensada em função da porta. Se não dispõe de muito espaço, pense numa escala mais reduzida, apenas suficiente para a adornar com plantas, iluminação ou até com um portão de madeira.

Iluminação

Casas modernas por homify

A iluminação é uma boa forma de fazer com que uma entrada normal pareça espectacular. Para além disso, ajuda a elevar o espaço a algo mais do que à sua funcionalidade e a fazer com que este seja tão belo e cuidado quanto o próprio interior da casa.

Dentro da iluminação disponível para o exterior existe um vasto leque de opções: pode optar por spots colocados no chão, focos de luz ao longo da entrada ou ainda luzes instaladas na parede. De forma a determinar qual o tipo de iluminação que melhor se adequa à sua entrada, deve pensar antecipadamente qual o seu propósito no espaço. Quer iluminar da melhor forma possível o caminho, de forma a que as suas visitas encontrem facilmente a porta principal? Ou pretende desfrutar da melhor forma do seu jardim quando cai a noite? Geralmente, a regra passa por utilizar iluminação mais suave no jardim e na natureza e mais forte e intensa na fachada e elementos não naturais. 

Quanto mais verde, melhor

A sua fachada e entrada são o cartão de visita da casa. Afinal, é com elas que as pessoas se deparam em primeiro lugar antes de conhecer o interior. Um jardim bonito e bem tratado é, por este motivo, uma mais-valia. Escolha plantas viçosas para decorar o seu jardim. Trabalhe com diferentes alturas para criar um efeito dinâmico e garantir profundidade e contraste. Escolha plantas de diferentes tonalidades e com folhagens diversas. Para um jardim bem construído, e se tiver possibilidades para tal, peça ajuda a um arquitecto paisagista.

Escadas

Casas modernas por MEF Architect
MEF Architect

Voorgevel

MEF Architect

Dentro ou fora de casa, os desníveis criados por escadas são sempre uma ideia enriquecedora do ponto de vista arquitectónico ou decorativo. Para um efeito mais moderno ou minimalista, recorra ao aço ou ao betão. Se prefere o estilo rústico, escolha a madeira ou uma pedra de cor clara. A diferença de alturas no seu jardim é acentuada? Então, crie várias etapas e misture materiais ao longo do caminho, definindo secções distintas que podem ou não receber vegetação.

Inspire-se no projecto da imagem da autoria do gabinete MEF Architects

Pérgola

Se procura uma ideia romântica para o exterior da sua casa, instale uma pérgola. Esta estrutura é uma simples construção composta por estacas e vigas transversais. Conhecemo-las como elementos independentes, mas elas podem - e devem - também ser parte integrante do edifício. Escolher o material com que se constrói a pérgola vai depender sempre do gosto pessoal de cada um, mas deve ter em consideração os prós e contras de cada um dos materiais disponíveis: afinal de contas, esta estrutura quer-se funcional e resistente. Os mais usuais são a madeira, o plástico e o metal.

Acha que a criação de um alpendre é um projecto muito caro? Então, pode sempre optar por complementar a sua pérgola com um telhado. Escolha, por exemplo, um telhado transparente que lhe permita criar o conforto de um alpendre, com a abertura e transparência de uma pérgola. Para elevar a beleza da estrutura e ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e familiar não se esqueça de decorar a pérgola com plantas naturais. Nós recomendamos as rosas trepadeiras, as videiras e as glicínias.

Caminhos e canteiros

Nenhuma entrada estará completa sem um caminho rodeado por pequenos canteiros de plantas. Quer você seja amante do estilo natural, rural, moderno ou minimalista, é sempre possível encontrar um projecto bonito e funcional que se adeque aos seus desejos e necessidades. A sua entrada possui diferenças de altura? Não há problema. Pode sempre lidar com essas alturas trabalhando com escadas e/ou alpondras. Escolha algo mais natural e sinuoso como um caminho de cascalho, ou opte por uma visão mais moderna e geométrica como o azulejo ou ladrilho. As possibilidades são intermináveis.

Cores e materiais

Uma opção interessante para a entrada passa pela escolha de cores ou materiais brilhantes. Esta é a forma ideal de fazer da fachada um ponto de referência da casa. Por exemplo, uma porta escura com uma parede clara e brilhante – ou vice-versa – será uma garantia de sucesso. Pode também fazer contrastar materiais distintos, como o ferro e a madeira, garantindo que a casa se destaque logo a partir daqui. Uma forma inteligente e eficaz de criar um espaço elegante, moderno e distinto.

De qual destas ideias mais gostou? Pensa pôr alguma prática? Deixe-nos a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!