Moradia moderna com jardim perfeito para momentos de lazer

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradia | Bicesse, Cascais, Linhas Simples Linhas Simples Casas unifamilares
Loading admin actions …

Os portugueses procuram mais moradias do que apartamentos. Não somos nós quem o dizemos, mas sim os dados de pesquisa dos sites de imóveis. Ter uma moradia com jardim é o sonho de muitos portugueses, um sonho que se intensificou durante o confinamento. As pessoas que, de repente, se viram fechadas entre quatro paredes, ao longo de semanas, começaram a acalentar, ainda mais, a ideia de comprar uma moradia, o que resultou numa procura intensa pelas mesmas.

As moradias têm, de facto, inúmeras vantagens, nomeadamente no que diz respeito ao espaço – interior e exterior – e à privacidade. Na homify, mostramos-lhe, todos os meses, vários projectos de arquitectura e de decoração de moradias dos mais diversos estilos. Entre o moderno, o rústico e o clássico, há ideias para todos os gostos. Hoje, trazemos-lhe mais um. Trata-se de uma espectacular moradia moderna projectada pela Linhas Simples. O gabinete debruça-se sobre as áreas da arquitectura, do design de interiores, da consultoria e assessoria e faz, também, o acompanhamento e a fiscalização de obra.

Venha conhecer este projecto.

Como se percebe pela primeira imagem do projecto, estamos perante um terreno longo e estreito com um declive acentuado para o qual se projectou uma casa a condizer, tirando partido destas mesmas características e adaptando-a ao mesmo. Construir uma casa num terreno em declive é desafiante e exige um conhecimento técnico adequado, o que torna fundamental a contratação de um gabinete de arquitectura. Neste projecto, optou-se por voltar as costas ao arruamento e por se abrir a habitação para a zona tardoz do terreno onde o sol e a luz têm uma presença expressiva e a privacidade dos ocupantes é favorecida. Os vãos rasgados afiançam a entrada de luz por todo o interior.

Nas imagens acima, temos uma perspectiva da fachada principal de noite e de dia. À noite, a iluminação, no interior e no exterior, cria um jogo de sombras interessante que valoriza a arquitectura arrojada da casa.

O tijolo de face à vista

Olhando para o projecto, destacam-se, de imediato, os volumes que assinalam a extensão do terreno. Os arquitectos deram ênfase a estes volumes com um material nobre e de carácter bem português: o tijolo de face à vista. Este material, para além das evidentes qualidades estéticas, é robusto, tem uma boa capacidade de envelhecimento e é excelente do ponto de vista térmico ou acústico. Além do mais, a sua cor e textura emprestam um toque de aconchego e de calidez ao conjunto, vindo interromper as superfícies brancas e mitigar a presença crua dos volumes sóbrios.

O acesso à casa faz-se por via de um lance de degraus ladeados por canteiros.

A tardoz, somos agradavelmente surpreendidos por um jardim para o qual o núcleo social da casa se abre e com o qual se relaciona generosamente, através das amplas superfícies envidraçadas. O volume em tijolo cria como que um resguardo nesta zona, proporcionando aos ocupantes uma maior sensação de privacidade e conforto. Poderá, ainda, ser útil a proteger do vento este espaço de transição entre o interior e o jardim.

Note-se que, este volume que se prolonga até ao jardim originou a oportunidade para a criação de um terraço no segundo piso da moradia.

Recomendado: 18 terraços com barbecue para o inspirar a remodelar o seu

O anexo

A rematar a área exterior de jardim está um pequeno anexo que se integra no solo, rematando, desta forma, a topografia do terreno inclinado e pouco regular. O anexo tem 37.4m² de área coberta e a habitação tem 588.3m². O anexo é o espaço perfeito para acomodar uma área de churrasco aconchegada com forno de lenha.

Se gostou deste projecto e procura uma atelier de arquitectura que o ajude a desenvolver o seu, deixamos-lhe, em baixo, os contactos da Linhas Simples:

De que aspecto deste projecto mais gostou? Deixe-nos o seu feedback! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista