Um apartamento alegre para uma família em crescimento

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Quando temos filhos tudo muda. Passamos a prestar atenção aos detalhes de segurança e queremos que a nossa casa seja agradável e acolhedora para que as crianças cresçam num ambiente saudável. Os excessos decorativos são esquecidos e o estilo torna-se mais simples, mais prático e mais despojado, mas também mais alegre e descontraído! O nascimento das crianças leva a uma revolução não só no nosso estilo de vida, mas também no estilo das nossas casas…

O projeto deste homify 360º mostra-lhe um apartamento vítima da deliciosa transformação família! Remodelado e redecorado pela MOOPI – Arch + Interiors para acolher uma família com crianças pequenas, num estilo moderno e descontraído, este apartamento ficou à medida dos seus felizes habitantes.

A casa é um apartamento duplex em Massarelos, no Porto, composto por espaços de dimensões agradáveis, mas limitadas, e um pequeno pátio interior. Não sobra muito espaço, mas sobra alegria! Venha connosco ver as fotografias.

Espaço para partilhar refeições em família

Começamos por um dos espaços que compõem o open space do segundo piso piso: - a sala de jantar!

Para conseguir amplitude e dimensão a sala de jantar e a cozinha estão unidas num compartimento único, luminoso e alegre. O chão de madeira proporciona um tom acolhedor à divisão, e é perfeitamente complementado com mobiliário em madeira de pinho natural, moderna mas com um toque retro.

Tudo simples e pratico, sem exageros ornamentais ou brilhos intensos, para além do fulgor do espelho que amplia o espaço. Um estilo de decoração jovial, mas equilibrada e elegante, sem uma televisão por perto, que produz o sítio perfeito para partilhar as refeições em família.

A sala de jantar dá acesso às escadas do pátio interior através das amplas janelas que ocupam praticamente uma parede da divisão!

A cozinha em open space

Em continuidade com a sala de jantar temos a cozinha totalmente branca, com o foco na bela bancada de madeira maciça. Muito moderna e minimalista, os seus componentes estão totalmente integrados e embutidos nas paredes. Também não há puxadores ou saliências visíveis. Tudo isto contribui para a fluidez e homogeneidade do esquema, ao mesmo tempo que aumenta a segurança das crianças.

E não pense que minimalismo significa falta de espaço de arrumação! Os extensos armários desta cozinha garantem que esse não é um problema!

Como destaque visual, partilhado com a sala de jantar, temos o interessante candeeiro de teto. Um globo simples, aparentemente de fios, que dá aquele toque de refinamento que a decoração tão simples precisava.

Pátio exterior

Já aqui falámos do espaço exterior, e está na hora de o espreitarmos! 

Um espaço mesmo pequeno, mas bem aproveitado e agradável para fazer um churrasco e refeições ao ar livre numa noite de verão. Totalmente despojado, este pátio é na verdade apenas um enclave de espaço aberto exterior, que abarca a altura de dois pisos, com acesso a partir da sala de jantar e cozinha no piso superior, e da sala de estar no piso inferior.

Equipado com mobiliário de exterior prático e alegrado com um pouco de verde, não deixa de ser um espaço bem agradável. Será preciso muito mais para refrescar uma noite quente?

A sala de estar eclética

Um conceito de decoração fácil de conseguir, com um efeito fantástico! Os sofás e as telas das paredes, modernos, conjugam-se com acessórios clássicos como o candeeiro, e com a mesa de centro um pouco rústica, formando um conjunto equilibrado muito agradável.

E falando em mesa de centro, já reparou que excelente ideia para uma casa com pouco espaço e crianças pequenas? Se a mesa é necessária fica ali perfeitamente enquadrada, se o espaço é necessário para fazer um jogo com os miúdos só precisa de empurrar a mesa e encostá-la à parede. Afinal, é para isso que as rodas servem, não é verdade?

Um cantinho aconchegante

Ainda na sala de estar, não resistimos a mostrar este cantinho tão acolhedor, tão familiar! A cadeira de baloiço junto à lareira, para embalar o bebé que não quer dormir ou contar uma história ao pequenote, é a grande responsável por esta sensação de conforto aparente. Mas não podemos deixar de notar as letras da parede, com uma luminosidade tão quente como a palavra que formam (HOT=quente). Um pormenor divertido numa atmosfera íntima.

O quarto do pequeno

Um quarto de menino muito discreto e suave, devidamente personalizado com uma moldura das impressões das mãozinhas e dos pezinhos do bebé. Uma opção de decoração de um quarto de bebé ao alcance de todos, que pode ser realizado como projeto pessoal, nas cores que mais gostar, ou que melhor combinem com a decoração já existente. Tão simples, tão lindo!

E não nos podemos esquecer da segurança dos mais pequenos, sobretudo quando começam a andar! Lembre-se que as escadas podem levar a acidente bem graves. Por essa mesma razão à porta do quarto foi acrescentada uma pequena porta de grades que permite uma visualização do interior enquanto o bebé brinca ou dorme, sem o perigo de se escapar e cair nas escadas.

O quarto da menina

E para a princesa da casa um quarto cor-de-rosa, pois claro! Não é preciso muito para ser perfeito… Um papel de parede colorido e alegre, umas pequenas prateleiras e armários, pintados em cores condizentes, para colocar brinquedos e livros, um espelho para que a pequena vaidosa se possa contemplar. Está decorado o quarto da menina!

Sem excessos ou subterfúgios, esta é uma decoração muito amorosa que podemos fazer sem qualquer dificuldade em nossa casa, a um preço razoável.

Quer saber tudo sobre preparar o quarto perfeito para a sua princesa? 

Então continue lendo o artigo ’Como decorar um quarto de menina de forma perfeita?

A casa de banho deles!

Deles, é como dizer dos miúdos da casa! Porque todos sabemos que eles ocupam uma casa de banho, ou até duas, numa casa.

Os armários de parede proporcionam mais espaço numa casa de banho pequena. Mas a sua escolha vai além da mera poupança de espaço. A sua pintura com uma cor mate e aspeto envelhecido dá um tom rústico e charmoso, irresistível, ao mesmo tempo que disfarça na perfeição mossas e riscos que qualquer casa de banho de criança terá mais tarde ou mais cedo. Há que pensar no futuro dos móveis com pequenos traquinas em casa!

Uma biblioteca muito especial

E por último, uma espreitadela rápida a outra das casas de banho da casa. Casa de banho, pensou o leitor estarrecido? Não será antes biblioteca?

Não, não estamos loucos, e se pensar bem não é algo assim tão estranho (ou talvez seja!). Afinal muitos de nós adoram ler na casa de banho… E quem é mãe ou pai sabe que este espaço acaba muitas vezes por ser o único onde podemos ter alguns momentos de paz, nem que seja para pôr a leitura em dia. Por isso, façamos como os autores deste projeto e assumamos o óbvio, criando as condições essenciais para a leitura na casa de banho. Algumas estantes e uma cadeira confortável, e temos a escapadela à confusão preparada!

Tem uma casa pequena com grandes traquinas? Como faz para contornar a falta de espaço? Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!