Uma casa contemporânea na 'floresta'

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

O homify 360º de hoje leva-o numa viagem por uma habitação moderna na Aroeira. A herdade da Aroeira é o maior complexo residencial e de golfe da Grande Lisboa. Portanto pode esperar uma moradia rodeada de verde, num lugar muito especial…

É num cenário com 350 hectares, milhares de pinheiros e vários lagos usufruindo de um micro-clima temperado, com campos de golfe, ténis e piscina que se encontra a habitação que lhe mostramos hoje.

Uma habitação moderna de dois andares com várias interacções com o exterior, proporcionando interiores confortáveis e luminosos. O projecto é da autoria do gabinete CÂNDIDO CHUVA GOMES – ARQUITECTOS, LDA, com sede em Lisboa. Vamos conhecer…

Entrada

A entrada é bastante moderna e original. Um caminho pavimentado, ladeado por hidrângeas e sebes orienta-nos pelo jardim relvado até à entrada, que se faz por um espécie de portal. Uma estrutura moderna em betão que aproxima a escala da porta da dos pinheiros, por exemplo. O muro tem um revestimento de tijolos dando-lhe um aspecto muito natural, onde a vegetação se integra na perfeição.

Envolvente especial

Num ambiente muito especial, rodeado de verde com amplos pinheiros, onde os carros parecem estar bem longe localiza-se esta moradia. Nem parece que estamos tão perto de Lisboa. Quem diria que perto da capital estaria um refúgio como este. 

Em primeiro plano vemos uma sebe que fará a separação da propriedade, o edifício parece perder-se neste cenário florestal. Uma volumetria moderna branca, com elementos em madeira. O pano de fundo é preenchido por vários pinheiros altos, esguios. Um cenário único para viver.

Exteriores

Nas imagens da envolvente não se torna perceptível este espaço tão especial. As traseiras da casa comunicam com esta ampla área de jardim e piscina. Um excelente espaço para estar. Os painéis em madeira da fachada permitem controlar a relação do edifício com o exterior. A madeira aqui é uma opção muito interessante que para além de dar ritmo à fachada é um material natural que se integra muito bem na envolvente. 

Outra fachada

A casa “abriga-se” do Norte e dos vizinhos através de paredes altas de alvenaria de tijolo maciço artesanal. Apenas duas janelas permitem descobrir o exterior. O interior do lote, sobre o qual se dispõem os espaços habitacionais, é mais luminoso e aberto.

Pátio minimalista

Cada nível da habitação tem os seus pontos de relacionamento com o exterior. A estrutura espacial está pensada de modo que cada espaço tenha uma relação singular com a envolvente. Neste exemplo vemos como o interior desfruta de um espaço onde a luz natural entra por cima, um pátio interior minimalista com chão em deck de madeira e um espaço para uma árvore, que também beneficia da abertura para o exterior.

Retire aqui ideias para aproveitar o seu pátio…

Interiores

No piso 0 situam-se os espaços sociais da habitação, sala de estar, sala de refeições e cozinha, bem como  um quarto e respectivo apoio sanitário. Sendo que os espaços como quartos e instalações sanitárias se situam sobretudo no primeiro piso. 

Este espaço é o corredor correspondendo ao lado das paredes altas, que recebe luz natural pelas janelas compridas e uma janela ao fundo.

Interiores, escadas

Os interiores são no geral amplos, modernos e luminosos. Este é o espaço de escadas, minimalista, desprovido de qualquer elemento decorativo extra. Escadas simples, em madeira integradas com o branco da parede. Também aqui luz natural não falta, um aspecto muito importante.

Conheça aqui outros espaços de escadas minimalistas.

Espaços exteriores

O piso inferior contém algumas funções que requerem luz e ventilação (escritório, jogos, estendais, lavagem de roupa). Essa necessidade serviu de argumento para a construção de um conjunto de pátios desnivelados, fazendo-se “descer” o jardim, criando uma diversidade de espaços, de circulações e de jogos de luz.

Este é um espaço minimalista, com um revestimento de gravilha e um deck de madeira. O laranja das paredes cria um contraste muito interessante e forte com a vegetação circundante. 

Gostou? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!