Farto da acumulação de pó em casa?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Por mais arrumada, organizada e limpa que esteja a nossa casa se há coisa que é difícil de combater é o pó. Já todos nos debatemos com a situação de dois dias depois de termos limpo e aspirado a casa, parece estar tudo igual, verdade ou mentira? Compreendemos perfeitamente este drama e por isso mesmo temos para si, algumas dicas que lhe poderão ser bastante úteis. É claro que não há milagres e o pó existirá sempre, ainda assim com alguma mudança de hábitos e a escolha certa dos elementos que precisa ter em casa, a situação pode melhorar em larga escala. Para que não se aborreça com demasiadas dicas relativamente ao assunto, temos algumas imagens que consideramos verdadeiramente inspiradoras no que a decoração de casa diz respeito, assim o artigo de hoje é mais um 2 em 1 onde manutenção e decoração da casa existem lado a lado. Curioso? Vamos a isso!  

Humidade elevada

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Um dos grandes problemas que todos nós enfrentamos a determinada altura é o problema da humidade. Nomeadamente em casas de construção mais antiga este parece ser um problema que não nos larga e nos faz procurar todo o tipo de soluções, desde uma nova pintura, até a um desumidificador super moderno, a busca pela solução ideal parece não chegar. Sabe que mais, nós – infelizmente – também não temos a solução que vai resolver todos os seus problemas, contudo nunca é demais referir que arejar os espaços é a regra número um para que a humidade não comece desde logo a invadir o espaço. A foto que lhe mostramos é de uma cozinha, uma divisão que juntamente com a casa de banho constitui um dos espaços mais problemáticos a este nível. Uma limpeza regular das paredes da mesma é uma outra forma de ir liquidando as terríveis manchas sem que elas atinjam um estado que depois é impossível resolver.

Arejar

Como já lhe dissemos no parágrafo anterior, arejar a nossa casa é algo super importante. É facto que muitas vezes por termos as janelas demasiado tempo abertas, os pós que andam na rua, acabam por entrar para dentro de casa, criando mais um problema. Principalmente na primavera a quantidade de micro-coisinhas que entram para dentro de casa e sujam tudo são mais do que muitas o que por muitas vezes nos faz quase entrar em desespero e acreditar que não vale de nada limpar a nossa casa. Bom, como essa não é uma opção, temos de ser mais pacientes nesta altura do ano e limpar com mais frequência – não é grande ajuda, certo?! –   areje a casa q.b. e abrace a situação, tudo o resto é maravilhosos na primavera!

Plantas

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012: Salas de estar modernas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012

ROSA PURA HOME STORE

As plantas são nossas amigas e amigas do ambiente e por isso mesmo é imperativo que as tenhamos na nossa casa. Para além de toda a parte estética existe ainda o facto de elas terem a capacidade de purificar o ar – infelizmente não contribuem para a diminuição do pó mas também não podiam fazer tudo – o que é uma grande mais valia. Se não tem uma varanda onde possa passar algum tempo lá fora arranje plantas e flores que dêem à sua casa um toque de natureza, não se coíba em distribuir flores pela casa toda, a sério! Experimente depois conte-nos tudo!

Livre-se de coisas que acumulem pó

Um dos acessórios mais apreciados para as nossas salas é também um dos piores no que diz respeito a acumulação de pó. Sabe qual é? Isso mesmo: tapetes Estas belezas horizontais ainda que possam dar um toque singular ao espaço são os melhores amigos de pó e o sítio onde este se instala mais rapidamente e em maior quantidade. Não há muito a fazer? Há pois, neste caso podemos contornar a situação com alguma facilidade. Em primeiro lugar temos de ter atenção que tipo de tapete escolhemos, há materiais que são mais propícios a agarrar o pó, normalmente quanto mais comprido for o pêlo do tapete, pior e depois há que aspirar e/ou sacudir o tapete o maior número de vezes possíveis, pois só assim poderá ir removendo o excesso de pó que se acumula.

Limpar o pó

Limpar o pó é possivelmente das tarefas mais chatas que temos de fazer em nossa casa – pior que passar a ferro, na minha humilde opinião! – contudo é algo que tem de ser feito, porque não adianta usar o truque de simplesmente não mexer nas coisas para que não se perceba a diferença – é uma piada, mas a verdade é que já aconteceu a todos nós mexermos um bibelot e só aí nos apercebermos da quantidade de pó que determinada superfície tem, certo? Quanto mais livres estiverem os espaços mais fácil estes serão de limpar, o excesso de coisas contribui em muito para o excesso de pó, por isso mesmo se quiser ter a vida facilitada, reduza nos acessórios.

Aspirar

Por fim e no seguimento da dica anterior, há que aspirar. Esta pode ser uma tarefa que facilmente executamos se tivermos um bom aspirador e uma vez mais uma área que não esteja super ocupada por peças de mobiliário e outros que tal. Vá aspirando com alguma frequência para que o pó não acumule – o segredo é sempre o mesmo: não deixar acumular o pó! – e aproveite para passar logo um pano nos móveis, desta forma trata desta questão de uma só vez e ainda que não seja a actividade mais divertida do mundo a sua casa e você vão beneficiar em muito com esta limpeza.

Gostou do nosso artigo?! Deixe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!