Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa. : Janelas   por alma portuguesa

8 portas rústicas sensacionais para o interior e o exterior

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Para além do jardim, é a porta de entrada que serve como cartão de visita para a casa. É a porta que resguarda a sua intimidade e que surge enquanto fronteira entre o mundo exterior e o interior. Assim, seja criterioso aquando da escolha de um modelo. No artigo de hoje, debruçar-nos-emos sobre portas de estilo rústico que, naturalmente, se harmonizam com casas do mesmo estilo.

Embora as fotografias mostrem portas de exterior, algumas opções seriam também próprias para o interior. Veja-as com atenção e, se for o caso, inspire-se nelas para escolher a sua.

1. Porta de madeira desdobrável para comunicar com o pátio

Salas de estar clássicas por JR Arquitectos

As portas desdobráveis são muito vantajosas em relação às demais. O facto de se poderem recolher através das dobradiças faz delas um aliado silencioso uma vez que jogam livremente com os espaços, integrando-os ou separando-os subtilmente de acordo com as necessidades de cada momento.

2. Rusticidade senhorial

A porta de acesso para a casa deve estar em estreita cumplicidade com o estilo da entrada. No caso da imagem, onde vemos um hall de entrada projectado pelo gabinete Union Architectural Concept, a porta envidraçada de duas folhas feita com madeira e ferro concilia-se com as escadas concebidas com os mesmos materiais. Não se esqueça, porém, que o ferro deve ter um acabamento para não oxidar com o passar do tempo. Tanto o ferro como a madeira se harmonizam com o ladrilho que reveste o pavimento que, por sua vez, nos remete para um estilo rústico.

3. Uma porta em consonância com a decoração

Na fotografia, a porta de entrada verde azulada combina perfeitamente com a decoração da casa que integra peças de mobiliário nas quais o tom se repete. Tal como mencionámos, a porta da casa deve seguir o mesmo estilo da mesma. Neste caso, a missão foi cumprida. Repare que, embora se trate de uma decoração rústica, não vemos tons quentes e pesados no espaço. Pelo contrário, a atmosfera é leve e o branco prevalece nos revestimentos e no mobiliário. A porta, com o seu tom água, remata a decoração, trazendo-lhe frescura.

4. Pintar a madeira

O projecto da imagem é da autoria do gabinete Aral Tatilciftligi. Numa casa campestre, não poderia a porta ser de outra forma. A pequena porta em madeira pintada em vermelho enche-nos de uma alegria infantil de que só a familiaridade do estilo bucólico é capaz. A sua cor vibrante rasga a fachada e enche-a de luz e rusticidade. A caixilharia da janela foi pintada no mesmo tom. 

Inspire-se e pinte a sua porta de entrada com um tom alegre. Seja vermelho, verde água, cor-de-rosa ou cor-de-laranja. 

5. Pequena e de formas suaves

Emoldurada por buganvílias e por colunas de pedra, surge a nossa quinta porta. A madeira é o material do estilo rústico por excelência e, ao contrário da porta da última imagem, nesta, o material foi deixado num estado mais puro, exibindo todos os seus veios e imperfeições.

6. Quando a rusticidade se complementa com o vidro

Há portas de madeira tradicionais e esta é uma delas. A madeira, aqui, está trabalhada com caixotões que aumentam o volume e dão-lhe mais profundidade. Trata-se, sem dúvida, de um trabalho de carpintaria elaborado. A rusticidade, podemos dizer, está meramente presente no material: a madeira. Os planos de vidro intercalados oferecem à entrada da casa a claridade que uma porta sólida não daria. Repare como a cor e a proporção das janelas se compatibilizam com as da porta, criando um todo harmonioso.

7. Quando o ferro manda

Casas ecléticas por Micheas Arquitectos
Micheas Arquitectos

Villa KW – Micheas Arquitectos

Micheas Arquitectos

Uma porta maciça, como esta, só pode resguardar um interior imponente. Os detalhes em ferro levam-nos para a Era Colonial. Desfrutemos desta imagem com um acabamento muito detalhado e boa marcenaria. Aqui, rusticidade é também sinónimo de sofisticação.

8. Tudo em madeira

Janelas   por BayernBlock - HultaHaus
BayernBlock – HultaHaus

BayernBlock-Blockhaus aus Kantholzbalken Eschmann – Eingang

BayernBlock - HultaHaus

Que bonito chalé e que bonita porta tem. As superfícies em vidro fosco da porta permitem a entrada de um generoso fluxo de luz natural para o interior, preservando, concomitantemente, a privacidade dos moradores. A estrutura com telhado e pilares torna a entrada mais sumptuosa e diferenciada.

Alguma destas portas o cativou especialmente? Identifica-se com o estilo rústico? Deixe-nos o seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!