Antes e depois: a proposta de decoração para a recepção de uma guest house

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Decoração de interiores de Entrada / Recepção de Guest House em Grândola, R&U ATELIER LDA R&U ATELIER LDA
Loading admin actions …

Quando chegamos a uma guest house, a um hotel, a uma pousada ou a qualquer outro espaço desta natureza, começamos a formar uma impressão sobre ele logo na entrada. Uma entrada ou recepção pouco acolhedora, impessoal ou inestética não auspicia, por norma, nada de bom. Por essa razão, quem tem um espaço turístico deve apostar na qualidade da decoração, até porque vivemos num mundo em que as pessoas fotografam e partilham tudo nas redes sociais e quanto mais bonito for um espaço, maior probabilidade ele tem de ir parar ao Instagram, (e não só) o que significa publicidade gratuita!

Hoje, e para o inspirar, trazemos-lhe a proposta de decoração da R&U Atelier Lda. para a entrada de uma guest house em Grândola, no Alentejo. O projecto mostra-nos que não é preciso gastar muito dinheiro para fazer as mudanças certas num espaço. A R&U Atelier, sediada em Guimarães, presta serviços de arquitectura, decoração de interiores e faz, ainda, a gestão da obra. A empresa baseia o seu trabalho numa forte consciência social e ambiental, propondo-se a minimizar ao máximo todas as formas de poluição resultantes da produção têxtil, contribuindo, assim, para a conservação do ecossistema. O atelier mantém, em paralelo, os seus serviços de arquitectura e decoração de interiores.

Venha, então, conhecer este projecto.

Antes: uma entrada sem um estilo definido

Confusa. Foi o primeiro adjectivo que nos ocorreu quando olhamos para fotografias da entrada a ser intervencionada. De um lado, tínhamos um canapé de linhas românticas e, do outro, uma poltrona moderna. Há contrastes que funcionam, mas este não era um deles. As duas peças não ligavam de forma alguma. Não havia um estilo ou conceito concretos, a paleta cromática não era homogénea e havia demasiadas peças de decoração a gerar ruído visual e sobrecarregar o espaço. A parede em coral e a tela davam-lhe alguma alegria, mas o chão em cerâmica bege, frio e desinteressante, acabava por dominar o ambiente, tornando-o apagado e enfadonho. Faltava, ainda, alguma referência ao nome do hotel ou aos serviços oferecidos.

Mas, isso era antes! Venha conhecer a proposta do atelier para o espaço.

Depois: um espaço marcadamente moderno

Eis a proposta do R&U Atelier para o espaço. Se, antes, estilos diferentes se desencontravam, aqui não há margem para que isso aconteça. A R&U criou um projecto marcadamente moderno que traz ao presente a recepção desta guest house. Ao contrário do que acontecia, não há um sem fim de objectos, de peças de mobiliário ou decoração e ainda bem que assim é, visto tratar-se de um espaço de entrada e saída, de circulação e onde as pessoas passam com malas, por isso, não fazia sentido haver demasiados bibelôs a atrapalhar. A configuração e organização do espaço foi, também, alterada. O balcão da recepção deixou de estar ao fundo para ocupar um espaço central. É um balcão de linhas modernas onde podemos encontrar o nome da guest house escrito a preto. Sobre ele, desembocam dois candeeiros, também eles em preto, que completam o enquadramento e tornam esta área mais funcional. A zona de espera manteve-se junto da porta, mas foi simplificada. Vamos vê-la.

Em vez de um canapé e poltrona e de uma miríade de plantas, a área de espera, no projecto da R&U para a guest house, conta apenas com três poltronas, em azul, que seguem o estilo minimalista do novo espaço. A parede coral mantém-se e serve como pano de fundo para os suportes de revistas de parede que, como o próprio nome indica, dão jeito para se colocarem revistas que os hóspedes podem ler enquanto esperam (ou nos momentos de lazer), assim como guias turísticos. Por fim, mas não menos importante, chamamos a atenção para o chão que, como viu, era em cerâmica e passará a ser em madeira, uma solução incomparavelmente mais bonita, elegante e acolhedora.

Em baixo, deixamos-lhe os contactos da R&U Atelier Lda.:

  • Morada: Avenida D. João IV n.º 1282, 4810 – 534 Guimarães, Portugal
  • Telemóvel: +351 93 477 478 7 | Site: www.reuatelier.com
O que achou deste "antes e depois"? Não se esqueça de nos deixar o seu feedback na caixa de comentários que encontra sob o artigo!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista