7 inspirações de pequenos apartamentos bem confortáveis | homify 7 inspirações de pequenos apartamentos bem confortáveis

7 inspirações de pequenos apartamentos bem confortáveis

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Apartamento c/ 1 quarto - Belém, Lisboa Traço Magenta - Design de Interiores Salas de estar modernas Madeira Bege
Loading admin actions …

Acredite que é possível ter um apartamento pequeno, mas muito cozy! Basta apostar nas cores, texturas e materiais certos, combinando-os de forma harmoniosa e alegre. Além disso, apostar na simplicidade e na leveza da decoração, ajudará a manter um ambiente mais luminoso, logo mais leve e confortável.

Uma das principais regras é de não sobrecarregar um pequeno apartamento, por isso, é muito importante praticar o desapego, ou seja, desfazer-se do que não precisa e não usa. Vai ver que irá libertar muito espaço e não terá aquela sensação de aperto.

Enfim, se precisa de um pequeno empurrão para transformar o seu pequeno ninho num verdadeiro palácio, então não hesite em percorrer a nossa galeria de ideias abaixo e descubra como pequenas decorações, uma boa iluminação e até mesmo móveis podem transformar um espaço num apartamento super aconchegante e caloroso.

Nota: como sabe, todas as imagens são creditadas pelos profissionais responsáveis dos projetos. Se quiser obter qualquer tipo de informação, como um orçamento, deve entrar de imediato com a empresa, clicando por cima da imagem.

1. Materiais naturais

Mais um protejo de turismo local terminado com sucesso, muito perto do Centro da Cidade do Porto, com qualidade e requinte. 🛋️ Casa Moura Interiores Salas de estar modernas
Casa Moura Interiores

Mais um protejo de turismo local terminado com sucesso, muito perto do Centro da Cidade do Porto, com qualidade e requinte. 🛋️

Casa Moura Interiores

Umas das grandes tendências – e nossa paixão – são os materiais naturais! Dão um ar tão aconchegante, que achamos difícil não apostar neles, num ou outro detalhe de uma casa. Neste caso, a empresa Casa Moura Interiores apostou numas poltronas em rattan que criaram um ambiente super natural, mas também confortável e leve. Além disso, combinam lindamente com qualquer cor ou outro material. Neste caso, este tapete que imita ladrilhos hidráulicos deu um toque especial à decoração desta sala pequena.

2. Móveis à medida

Um dos grandes erros que se cometem no design de interiores é escolher móveis desproporcionados para o espaço escolhido. Sabemos que, por vezes, é difícil porque os móveis podem já vir de outras andanças, mas pode sempre procurar vendê-los em segunda mão e voltar a comprar outros, também em segunda mão, por exemplo.

Assim, fica com um apartamento bem organizado e com espaço para tudo e para todas as zonas necessárias para o seu dia-a-dia.

3. Cor? Por que não?

Apartamento T1 | Lisboa YS PROJECT DESIGN Salas de estar tropicais Verde
YS PROJECT DESIGN

Apartamento T1 | Lisboa

YS PROJECT DESIGN

E por que não um pouco de cor, num espaço mais restrito? Não é de todo uma má escolha, basta ver este exemplo da YS Project Design para ver que o uso de cores corretas pode dar aquele toque de magia a um pequeno apartamento.

Crie um moodboard para ver as cores que melhor combinam entre si. Este estudo pode dar um pouco mais de trabalho, mas assim irá evitar erros decorativos. Caso contrário, tem sempre a possibilidade de contratar um arquiteto, designer de interiores ou decorador.

4. Reorganizar o espaço

Nalguns casos, é mesmo preciso reorganizar o apartamento, sendo necessário obras mais profundas… como derrubar paredes e criar espaços mais arejados e comunicativos, como os famosos open spaces de cozinha + sala. Por exemplo, neste projeto optaram por derrubar a parede que ligava a cozinha e a sala, de modo a deixar este espaço mais arejado e maior também. O resultado ficou bem mais acolhedor e ideal para promover a socialização.

Convidamo-lo a espreitar este artigo para ver o processo de remodelação e o antes: Cozinha e sala – tudo num só espaço com imagem renovada.

5. Móveis à medida

Maré Cheia Apartments Staging Factory
Staging Factory

Maré Cheia Apartments

Staging Factory

Não encontra o móvel ideal para mobilar o seu pequeno apartamento? Então, não pense mais e peça ajuda a um profissional especializado, para criar um móvel à medida das suas expetativas e espaço. Veja como este painel de madeira, na parede da janela, deu logo conforto ao espaço e tornou-se prático para encaixar a lareira e a televisão. Achamos esta solução realmente fantástica!

6. DIY!

Outra solução interessante para tornar o seu pequeno apartamento mais cozy é de reaproveitar móveis que já tem ou comprar em segunda mão, adaptando-os ao seu gosto.

Dar umas pinceladas a um móvel escuro e com ar muito pesado, pode ser a solução perfeita para dar um ar mais comfy.

7. O espelho (mágico!)

Já ouviu falar do poder do espelho? Bem, não é que tenha poderes mágicos, mas em termos decorativos é muito interessante, nomeadamente se for num ambiente pequeno ou escuro -, porque tem o poder de criar uma sensação de extensão, quer no comprimento ou na iluminação do espaço. O espelho é ideal quando é necessário dar uma impressão de amplitude ou maior profundidade.

Neste caso, resultou muito bem na parede do sofá, quer em termos decorativos, como de efeito visual.

Tem outra dica que queira partilhar connosco? 
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!