Arquitectura e reabilitação para as crianças

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Desenhar espaços adequados às crianças não é uma tarefa fácil. Seja pela mudança de escala e exigências de conforto dos espaços ou pela capacidade de absorção de informação nestas idades, estas construções devem ser sempre especialmente cuidadas.

Hoje apresentamos-lhe um trabalho de remodelação e transformação de um edifício tradicional, capaz de transformar um conjunto de paredes históricas numa escola e jardim de infância absolutamente excepcionais. Desenvolvida através de alterações criteriosas, a intervenção é marcada pela atenção aos detalhes transversal a todas as fases do projeto.

ES1ARQ foi o atelier responsável por este trabalho de excelência e já aqui foi várias vezes mencionado devido à qualidade das suas intervenções. Fundada em 2003 por Elisabete Saldanha, a equipa caracteriza-se pelo seu trabalho multidisciplinar capaz de responder a uma grande variedade de desafios relacionados com as construções de raíz ou projectos de reabilitação.

Contexto

​Kindergarten and Nursery : Casas minimalistas por es1arq
es1arq

​Kindergarten and Nursery

es1arq

Situada no norte de Portugal, esta construção encontra-se envolvida pelas ruas características da cidade do Porto e alguns edifícios e pontos culturais muito interessantes desta área urbana. Apesar da qualidade da construção original, o espaço precisava de algumas intervenções capazes de adaptar o espaço às crianças e às exigências de conforto da atualidade.

Intervenção

​Kindergarten and Nursery : Casas minimalistas por es1arq
es1arq

​Kindergarten and Nursery

es1arq

Ao nível do exterior a intervenção focou-se na recuperação da construção original assim como do novo volume, que numa linguagem mais contemporânea estabelece uma relação harmoniosa com a arquitectura tradicional. Além da destas acções de reabilitação, os espaços exteriores da escola e jardim infantil foram totalmente re-estruturados de modo a conformarem as características ideais para o recreio das crianças.

Interiores

​Kindergarten and Nursery : Quartos de criança minimalistas por es1arq
es1arq

​Kindergarten and Nursery

es1arq

A característica fundamental do design de interiores do projecto é sem dúvida a simplicidade. Entre paredes brancas e pavimentos azuis, as salas enchem-se de cores provenientes dos jogos, desenhos e das próprias crianças. Além desta paleta de cores, os espaços são acompanhados de tectos falsos com grandes entradas de luz e paredes totalmente substituídas por janelas que inundam as salas com iluminação natural durante todo o dia.

Versatilidade

​Kindergarten and Nursery: Salas de jantar minimalistas por es1arq
es1arq

​Kindergarten and Nursery

es1arq

Tal como não poderia faltar num espaço verdadeiramente projectado para as crianças, inclui-se uma boa dose de versatilidade. Os espaços de ocupação livre e circulação fluida são acompanhados de algumas portas de correr de manipulam as áreas conforme a situação, hora e função. Claro que este aspecto só é possível graças à amplitude e iluminação dos interiores, que podem ser repartidos sem comprometer a qualidade das novas áreas criadas.

Exteriores

​Kindergarten and Nursery: Casas minimalistas por es1arq
es1arq

​Kindergarten and Nursery

es1arq

A remodelação dos espaços exteriores foi também um dos aspectos que assumiu muita importância na remodelação desenvolvida. Além de se terem criado áreas mais seguras de acordo com o comportamento das crianças, desenharam-se ambientes agradáveis e convidativos até para os adultos.

Gracioso

​Kindergarten and Nursery - Refurbishment : Casas minimalistas por es1arq
es1arq

​Kindergarten and Nursery – Refurbishment

es1arq

A graciosidade do resultado assenta em dois aspectos fundamentais que sustentaram o trabalho desenvolvido: O respeito por um património construído com características arquitectónicas interessantes e a capacidade de pensar um espaço para um público muito específico. De facto, além das capacidades técnicas e artísticas, um bom projecto de arquitectura não existe sem uma boa dose de consciência ética e compreensão social.

Conte-nos a sua opinião. Também não se importava de ter frequentado uma escola assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!