Uma casa de sonho

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Kubik AQUA é um campo aberto para os seus sentidos, é um espaço pensado e concebido para desfrutar dos benefícios da mãe natureza, entre habitações exclusivas e sofisticadas que oferecem espaços flexíveis e adaptáveis à necessidade de cada família.

Esta magnífica obra situa-se em Anapoima que fica a 80 kilómetros de Bogotá na Colombia, e é da autoria do atelier de arquitectura Kubik Lab. Os arquitectos não só efectuaram esta composição através das proporções e dos espaços mas recorreram também ao uso da cor, enquanto elemento variante e unificador dos espaços.

Cada habitação possui sensivelmente cerca de 270 metros quadrados e um desenho modular e flexível. O objectivo era criar habitações que pudessem, de alguma forma, sofrer alterações consoante as necessidades dos habitantes.

Veja as imagens e delicie-se com estas habitações amigas da natureza.

Entrada esplendorosa

A entrada para o condomínio é efectuada através de um portão de entrada principal. Neste local é efectuada uma primeira referência tonal alusiva à cor natural da pedra. A partir daqui iremos observar como os restantes espaços possuem tons semelhantes e naturais.

A habitação Aqua

A habitação Aqua é uma das casas projectadas neste conjunto habitacional. Os volumes geométricos e a forma modular contrastam com a maravilhosa envolvente natural. O desenho da habitação permite a adaptação da casa inclusive o seu crescimento se necessário. As cores predominantes são neutras e as paredes lisas, na parte superior, e revestidas com pedra na planta baixa. Esta atitude permite a fusão da construção com o entorno natural.

Espaços abertos para o exterior

A fachada posterior da casa possibilita a abertura quase integral dos vãos permitindo a ventilação e iluminação natural da habitação. As paredes internas brancas contrastam com as portadas em madeira que encerram o edifício permitindo assim a privacidade total no interior da habitação.

No exterior, uma magnífica piscina faz as delícias de quem tem o privilégio de viver neste condomínio privado situado nos arredores de Bogotá. 

Detalhes naturais

A relação com o exterior e com elementos naturais é uma constante neste projecto que se define como sendo inovador e sustentável. Existe aqui uma preocupação com os recursos naturais e como tal, optou-se por não se cortar a árvore fazendo esta parte do projecto original. 

Esta imagem mostra-nos como a árvore que já existia previamente no terreno, foi conservada e incluída num espaço coberto que comunica com o interior da habitação. Este é sem dúvida, um detalhe extremamente particular e único.

Piscina exterior

Como já tínhamos observado em imagens anteriores, a habitação dispõe de uma magnífica piscina exterior que permite aproveitar as excelente condições climatéricas do local. Graças a isso, foi também possível reduzir os gastos energéticos da habitação uma vez que o projecto conta com um sistema específico de recolha e reciclagem das águas pluviais. 

Esta é sem dúvida uma habitação sofisticada, sustentável e sobretudo, muito funcional.

Interiores luminosos

Nos interiores encontramos um ambiente mágico e luminoso graças às grandes aberturas que a habitação oferece para o exterior. A principal tonalidade presente nos espaços interiores da casa é o branco, no entanto esta é alterada à medida que a luz natural penetra no espaço e se reflecte no pavimento em pedra natural.

A decoração segue a mesma paleta de cores de toda a habitação: cores neutras, cremes e claras. Neste exemplo específico, os únicos elementos diferentes são as almofadas de cama que possuem um padrão black&white. 

Este espaçoso quarto que se abre para o exterior, possui apenas os elementos necessários ao funcionamento desta divisão, sendo eles: cama e sofá. O objectivo é redireccionar toda a atenção para a magnífica paisagem exterior.

Brilho e claridade

Esta imagem mostra-nos um outro quarto totalmente distinto do anterior. O pavimento branco permite que o desenho do espaço seja dominado por uma grande claridade e frescura. No entanto este é contrastado através de cores alegres e fortes presentes em alguns elementos decorativos como é o caso dos tapetes, quadros, cabeceira e alguma roupa de cama.

Vista de sonho

Esta é a divisão dedicada aos convidados. O quarto está rodeado por uma paisagem espectacular que pinta os interiores com as suas cores fortes e verdejantes.

A nível de mobiliário, o quarto possui apenas os elementos necessários para que esta seja uma divisão funcional dedicada ao descanso e relaxamento. O quarto abre-se para um pátio exterior privado permitindo assim uma relação ainda mais próxima com a natureza envolvente.

Um lugar mágico

No final de contas, chegamos à conclusão que esta habitação é o resultado de uma união entre a cultura local e a arquitectura contemporânea. 

Esta última imagem mostra-nos a área da piscina com uma zona lounge perfeita para aproveitar os dias mais quentes e solarengos. A paisagem é um elemento fulcral que contribui em muito para a conformação desta aura tão especial.

Gostou deste projecto mexicano? Então verifique também esta habitação que é uma verdadeira explosão de cor!

O que achou destes espaços magníficos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!