8 ideias de prateleiras para ter livros no quarto | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

8 ideias de prateleiras para ter livros no quarto

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Village das Laranjeiras Quartos ecléticos por The Spacealist - Arquitectura e Interiores Eclético
Loading admin actions …

O amor pelos livros não tem fronteiras e há pessoas que não conseguem mesmo viver sem eles. Os ingleses chamam-lhes bookworms (devoradores de livros, em tradução livre) e nós na homify estamos solidários com eles. Para nós não há maior prazer do que ler um livro no sofá à lareira, no tempo frio, ou numa cadeira à sombra, durante o calor, mas, sobretudo, não há nada que nos faça mais felizes do que adormecer embalado pelas páginas de um livro, que a tecnologias digitais nunca poderão destronar!

Se pensa como nós, e não prescinde da presença de um livro à cabeceira, com certeza que gosta de ter a sua pequena selecção sempre à mão, no quarto de dormir. A situação mais comum é os livros acabarem em pilha sobre a mesa-de-cabeceira mas, vamos convir, não é lá muito estético… O ideal é construir um espaço próprio para os seus amigos livros e para o inspirar nessa tarefa hoje trazemos-lhe algumas ideias de estantes e prateleiras que, além de permitirem a arrumação ideal dos livros, ainda acrescentam muito estilo ao espaço. Acompanhe-nos!

1 – Prateleiras em nicho na cabeceira

Começamos com uma proposta maravilhosa da autoria da The Spacealist – Arquitectura e Interiores que inclui iluminação difusa em calhas, iluminação localizada para facilitar a leitura e várias prateleiras excelentes para organizar os livros favoritos, além de decoração personalizada, claro! Nós gostamos particularmente da imagem contemporânea com inspiração escandinava, em cinzento-claro, branco e madeira natural, que resulta num ambiente super acolhedor e confortável, além de muito prático.

2 – Prateleiras em nicho no armário embutido

Este trabalho do gabinete Viviane Cunha Arquitectura é um maravilhoso exemplo de aproveitamento do espaço com estilo!

Na parede que dá para a casa de banho em suíte foi instalado um espaçoso armário embutido, numa madeira de um tom rico muito bonito, e, junto à cabeceira da cama, incluíram-se algumas prateleiras em nicho. Esta solução dispensa a tradicional mesa-de-cabeceira e proporciona todo o apoio ao utilizador da cama que dormir desse lado, inclusivamente servindo de arrumação para livros.

3 – Aconchego moderno

Este quarto não é muito grande, mas nem por isso deixa de mostrar ser extraordinariamente confortável! O design em nicho da cabeceira forma uma prateleira que dispensa as mesas-de-cabeceira, libertando as vias de passagem laterais, permite a instalação de iluminação para leitura e está pronta para receber os seus livros.

4 – Uma prateleira sobre o toucador

Quando o espaço não é muito, utilizar as paredes em altura pode ser a chave para um ambiente bonito e funcional.

Neste lindo quarto a parede oposta à da cabeceira da cama foi escolhida para receber um delicado toucador e sobre ele instalou-se uma simples prateleira de madeira rústica para livros e decoração. Ficámos apaixonados pela simplicidade da ideia e pelo estilo no seu todo!

5 – Estantes flutuantes

As estantes flutuantes são uma solução económica, prática e simples de ter espaço para os seus livros favoritos. As opções disponíveis no mercado são imensas e vai sempre encontrar o modelo certo para fazer parte do estilo do seu quarto! Inspire-se nestas ideias da INTERDOBLE e coloque o seu cunho pessoal.

6 – Um quarto com muito espaço para livros

Este quarto foi desenhado para dois jovens e tem um ar alegre e dinâmico como seria de esperar, mas prendeu-nos a atenção pela quantidade de estantes que podem ser utilizadas para várias finalidades, inclusivamente para livros e revistas de banda desenhada como as crianças tanto gostam. É preciso lembrar que é na infância que se ganham hábitos de leitura, pelo que dotar o quarto dos seus filhos com espaço para livros é essencial para atingir esse objectivo!




7 – A simplicidade vence sempre

Até agora temos visto estantes e prateleiras embutidas, feitas e desenhadas à medida dos espaços para maximizar a sua utilização, e isso é sempre uma solução vencedora. Mas não precisa de recorrer ao seu designer de eleição se o que pretende é apenas uma ou duas prateleiras dedicadas a livros. Recorrer a prateleiras simples, fixadas directamente na parede vai proporcionar-lhe esse arrumação extra sem perder o estilo ou comprometer o espaço, como vemos neste quarto planeado ao detalhe pela No Place Like Home!

8 – Para os verdadeiros amantes de livros

Terminamos o artigo com a solução em grande, para os verdadeiros amantes de livros com muito espaço livre, pela mão da INTERDOBLE! Se prefere ter livros do que ter roupas planeie uma mini biblioteca dentro do closet, como esta que vemos na imagem. Nós adoramos as prateleiras bem estruturadas e os livros bem alinhados, a poltrona e o escadote… Na verdade ter uma biblioteca assim no quarto é o nosso sonho secreto para quando ganharmos o Euromilhões!

Ficou com ideias de decoração na cabeça mas ainda quer ver mais? Continue a inspirar-se no artigo ’17 quartos elegantes para que se inspire a renovar o seu’.


Ter livros no quarto é uma paixão sua? Gostou das nossas ideias para a tornar melhor?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!