7 tendências de design de interiores para 2021 | homify 7 tendências de design de interiores para 2021

7 tendências de design de interiores para 2021

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Remodelação T2 Amora Salas de estar minimalistas por BL Design Arquitectura e Interiores Minimalista
Loading admin actions …

Aconteceram imensas coisas este ano e, sem sabermos bem como, já só faltam dois meses para que acabe (ufa!). Isto significa que chegamos àquela altura do ano em que podemos começar a antecipar as tendências de decoração e de design de interiores para 2021. Este ano, por força das circunstâncias, as pessoas passaram semanas seguidas em casa, o que lhes permitiu dedicar tempo – que antes, se calhar, não tinham – a tornar os ambientes mais bonitos e confortáveis. Se dúvidas havia sobre como o conforto da nossa casa é tão importante para o nosso bem-estar, 2020 veio eliminá-las por completo. Este ano despertou o decorador que há em si? Então, este artigo vai fazer as suas delícias porque vamos mostrar-lhe quais são as tendências de design de interiores para 2021.

Lembramos, porém, que as tendências servem para nos trazer inspiração para dar um novo élan ao nosso espaço. A ideia não é que delas sejamos vítimas. Assim sendo, antes de comprar o que quer que seja, pense bem se essa peça vai ao encontro do seu estilo, do estilo da sua casa e se tem, efectivamente, onde a pôr (quantas vezes compramos uma peça de decoração por impulso e, depois, não temos lugar para ela?). Faça sempre este exercício, sobretudo se se tratar de uma peça cara. Queremos que compre bem e não pretendemos promover o consumo desenfreado só em prol de estar na moda.

Sem mais delongas, venha, então, ver o que 2021 nos guarda.

1. Flores secas

Projeto de decoração para residência particular Quartos modernos por Staging Factory Moderno
Staging Factory

Projeto de decoração para residência particular

Staging Factory

As flores secas estão em altas. Vemo-las nas redes sociais amiúde, cirurgicamente posicionadas ao pé de espelhos, em parapeitos de janelas ou em elegantes jarras colocadas no chão. Os pampas, a lavanda, o eucalipto seco ou a aveia natural são algumas das flores/plantas que mais aparecem nestes arranjos que criam um verdadeiro ponto focal no espaço em que se inserem. Fazem-no, ainda assim, com uma encantadora subtileza. Para além disso, as flores secas são extremamente práticas porque podem durar anos e, assim, temos a casa sempre bonita sem ter que gastar dinheiro em flores frescas!

2. Cerâmicas feitas à mão

As peças de cerâmica feitas à mão vão, também, manter o seu reinado. Jarras, vasos, taças, bules, açucareiros, louça de jantar em cerâmica, sobretudo com um ar tosco, e para todas as divisões da casa, serão uma tendência forte para 2021. Portugal está na moda no que toca à cerâmica. É no nosso país que grandes marcas, como a H&M, escolhem desenvolver as suas linhas de cerâmica. Tudo feito à mão!

3. Espelhos grandes

Apartamento Edifício do Parque - T4 MATOSINHOS por ShiStudio Interior Design Escandinavo
ShiStudio Interior Design

Apartamento Edifício do Parque – T4 MATOSINHOS

ShiStudio Interior Design

Espelhos grandes: redondos, quadrados, rectangulares, modernos, antigos, pendurados ou pousados no chão. Os espelhos estão por toda a parte e são excelentes aliados de decoração pela beleza que emprestam aos espaços e pela forma como alteram a percepção espacial que deles temos. Neste projecto, o espelho redondo na entrada fez mesmo toda a diferença no espaço. É impossível não olharmos para ele. Também se vê frequentemente espelhos antigos enquadrados em espaços modernos, em jeito de contraste.

4. Estilo mid-century

Travessa da Pereira Apartment Salas de jantar minimalistas por Lola Cwikowski Studio Minimalista
Lola Cwikowski Studio

Travessa da Pereira Apartment

Lola Cwikowski Studio

Simples e icónico, o estilo mid-century popularizou-se durante os anos '40 e não está esquecido. Com as suas formas únicas, linhas simples e estética minimalista, as peças mid-century têm, indubitavelmente, um apelo intemporal. Ícones como Arne Jacobson ou Florence Knoll mantêm-se muito actuais e são inspiração para os designers de hoje. As peças mid-century podem, facilmente, misturar-se com peças mais correntes e com cores leves para o ambiente ficar mais leve.

5. Minimalismo

Uma casa minimalista Salas de estar minimalistas por Architect Your Home Minimalista
Architect Your Home

Uma casa minimalista

Architect Your Home

A serenidade e a beleza despojada do estilo minimalista é indiscutível. Os ambientes sem tralha, as linhas depuradas e a paleta monocromática fazem-nos sentir mais calmos só de olhar. A ideia é manter o espaço o mais simples possível, pondo em evidência as características arquitectónicas e deixando que as peças mais apelativas, em termos de design, falem por si. A funcionalidade, o conforto e a luminosidade não podem faltar em ambientes minimalistas. Se a ideia de ter uma casa mais desimpedida o seduz, inspire-se na estética minimalista para transformar o seu espaço e simplificar a sua vida.

6. Candeeiros statement

A forma como iluminamos os nossos espaços tem vindo a mudar radicalmente à medida que os designers combinam a tecnologia com uma estética diferenciadora. As formas arquitectónicas e escultóricas ecoam nos candeeiros que se assumem, cada vez mais, como os protagonistas dos espaços. Um candeeiro arrojado é, aliás, uma boa escolha para um ambiente minimalista. É uma forma de lhe introduzir um elemento diferenciador que vem impedir que a decoração seja demasiado monótona. Adoramos o contraste entre este candeeiro moderno e a mesa de madeira rústica. Que tal esta ideia para a sua sala de jantar?

7. Cozinhas em mármore e madeira

Terminamos com uma tendência que não se dissocia do estilo mid-century: as cozinhas em mármore e madeira. O primeiro material é frio e extremamente elegante, o segundo é cálido e torna os ambientes mais intimistas. Juntos são perfeitos. Uma cozinha como a que acima vemos nunca sai de moda.

  • Estas imagens são da autoria de designers de interiores e decoradores registados na homify. Consulte a nossa base de dados se procura um profissional de uma destas áreas.
Qual foi a tendência de decoração de que mais gostou nos últimos anos? E a que menos gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!