Divida os espaços da sua casa e torne-a mais aconchegante!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Ter espaço em casa nunca pareceu ser um problema: uma sala grande, um quarto com dimensões suficientes para a cama king size, uma cozinha onde caibam todos os amigos, o cão e o gato. É natural no ser humano gostar de espaços amplos, que lhe permita sentir alguma liberdade dentro das quatro paredes. No entanto, nem toda a gente se sente à vontade em áreas de grande dimensão, podendo neste caso o sentimento de conforto estar em risco. Assim sendo, o que a equipa da homify lhe sugere para hoje é a utilização de elementos que lhe permitam a divisão de espaços, como por exemplo os de um loft ou de um open space. Sempre centrados no conforte e na decoração do espaço, estes elementos ajudam-no a criar diversas zonas funcionais, sem que para isso seja necessária a construção de paredes. A outra grande vantagem é que, uma vez que são divisórias móveis, pode alterar a configuração do espaço sempre que for conveniente ou se fartar da configuração actual! Neste artigo serão apresentadas cinco diferentes soluções para este problema e ainda lhe deixamos uma sugestão que lhe criará a ilusão de mais espaço e maior luminosidade, ideal para aqueles recantos mais pequenos e com menor incidência de luz natural. O melhor de tudo? Vai poder conjugar os vários elementos para tornar o seu open space a sua cara e o mais confortável possível para si! Posto isto, vamos lá?

Estantes e prateleiras

Mais do que dividir um espaço, as estantes e as prateleiras permitem que seja conferida a esta solução hipótese de arrumação e organização, preferencialmente para ambas as zonas criadas. Ou seja, se por exemplo dentro de um quarto quiser dividir a zona de descanso da zona de trabalho, pode utilizar uma estante entre a cama e a secretária que não só irá criar as duas áreas pretendidas, como ao mesmo tempo oferece soluções de arrumação e organização em ambos os espaços. Neste espaço criado pelo gabinete de arquitectura de interiores russo МactepckaЯ ДИЗaЙha Loft vemos como funciona a nossa primeira sugestão: de forma harmoniosa e objectiva, a estante torna-se funcional para ambos os lados, o que facilita a divisão e a organização de todo o quarto.

Mobiliário como barreira

Quarto Havana: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Havana

MUDA Home Design

Outra ideia que lhe deixamos é a utilização do próprio mobiliário como criador de divisórias entre os espaços. Por exemplo, pode utilizar a cabeceira da cama para esse efeito, assim que a desencostar da parede e for colocada a meio da divisão. O mesmo funciona com um armário de roupa, o móvel onde está a televisão ou um sofá. Ao pensar fora da caixa e colocar estrategicamente a mobília a seu favor fará com que o espaço seja naturalmente dividido, sem que para isso seja necessário ter barreiras físicas intransponíveis entre as diversas zonas. Fica com uma visão geral de todo o loft sem perder os limites das diversas áreas! Além disso, é uma solução super económica pois não precisa de comprar mais nada para além do mobiliário de que realmente necessita!

Efeito estore

Se por outro lado quer trazer estilo para dentro de casa, por que não aposta em divisórias com efeito de estore? Podem ser ripas de madeira na vertical a imitar estores verticais ou até telas dobráveis que lembram estores de rolo: acredite que a sua casa vai ganhar todo um novo ar! Embora sejam divisórias que requeiram um pouco mais de trabalho e dedicação na hora da montagem, farão da sua sala, do seu quarto ou da sua cozinha a pequena grande pérola da casa! E isto sem nunca perder a passagem de luz natural de uns espaços para os outros. Mas se prefere uma solução deste tipo e que seja mais prática, por que não adquirir biombos? São óptimos, pois são portáteis, abrem e fecham conforme a necessidade e ainda têm um grande potencial decorativo!

Cortinas e tecidos

Janelas e portas modernas por Designers Guild
Designers Guild

Madhuri Print collection AW14

Designers Guild

Se quer dar um toque de privacidade ao seu open space ao mesmo tempo que o mantêm dividido, o que acha de apostar em cortinas? Mas com um suporte diferente dos habituais varões fixos à parede: com estes suportes móveis pode facilmente alterar a posição da sua cortina, tapando janelas ou criando uma divisória conforme o que lhe for mais conveniente! E uma vez que é feita em tecido, pode alterá-la sempre que quiser, para cores sólidas no inverno ou estampados alegres no verão!

Plantas dentro de casa

Noutros artigos já pudemos constatar as vantagens de ter plantas dentro de casa. Se aliarmos a todas essas vantagens o facto de servirem de uma excelente divisória que oferece ao espaço uma decoração fresca e agradável, temos mais uma solução perfeita para as nossas divisões amplas! Utilize vasos grandes com plantas frondosas ou jardins verticais com plantas de menores dimensões para criar área funcionais distintas dentro da mesma assoalhada. Mas não se esqueça de alguns cuidados a ter com este tipo de elemento, como por exemplo a necessidade de luz solar por parte de algumas espécies vegetais.

E a dica final…

Neste último ponto já não nos prendemos tanto com a divisória em si, mas sim com o que vem depois de dividir a sua sala, a sua cozinha ou outra divisão da sua casa. Por vezes, quando criamos diversas áreas funcionais num mesmo espaço o que pode acontecer é ficarmos com uma ou mais áreas mais pequenas do que o previsto. Mas se necessitamos mesmo dessa divisão, podemos criar a ilusão de maior espaço através da colocação de um espelho de grandes dimensões (por exemplo, uma parede inteira espelhada) numa das zonas. Nesse mesmo instante, ficamos com a ilusão clara de que essa zona aumentou drasticamente, o que nos permite diminuir o sentimento de falta de espaço. Por outro lado, esse espelho irá ajudar a captar mais luminosidade para a zona em questão, reflectindo a luz que vem lá de fora ou a artificial dos candeeiros dentro de casa. Um must have para quem dá muito valor a estas duas características dentro de quatro paredes!

Qual foi a sugestão que mais gostou? Porquê?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!