7 estilos Mid-century que respondem a uma vida moderna | homify

7 estilos Mid-century que respondem a uma vida moderna

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Design de ambientes e decoração de um apartamento-modelo em Setúbal Staging Factory Salas de estar tropicais
Loading admin actions …

O estilo mid-century modern nunca esteve tão na moda. Por todo o lado vemos peças inspiradas nos designs clássicos dos anos 40, 50 e 60 do século passado e ambientes que nos lembram séries de televisão como Mad Men ou Frasier. Mas se anda um pouco alheado das tendências de design e decoração e não sabe do que falamos, nós explicamos: – o estilo mid-century modern, como já referimos, apareceu em meados do século passado. Nasceu sob a premissa de que “um bom design pode mudar vidas” e apostava em funcionalidade, acessibilidade, elegância e simplicidade modernas. As suas peças mais ilustrativas são designs de pernas altas e cónicas, com abundância de madeira escura, inspirados em clássicos de designers famosos da época, como Eames ou Corbu.

Se já identificou o estilo e gosta dele, mas pensa que pode resultar demasiado pesado, antiquado ou pouco compatível com a vida moderna, este artigo é para si.

Hoje trazemos-lhe sete composições ao estilo mid-century perfeitas para a vida moderna e para todos os gostos. Junte-se à homify em mais esta viagem pelos melhores estilos do momento!


1 – Luxo intemporal

Projecto de Interiores | Tomás Ribeiro | Lisboa Victor Guerra.Design Salas de estar ecléticas
Victor Guerra.Design

Projecto de Interiores | Tomás Ribeiro | Lisboa

Victor Guerra.Design

Quer uma sala luxuosa que parece saída directamente do set da série Mad Men? O estilo sensual e algo masculino dos ambientes não lhe sai da cabeça desde que o descobriu? Então esta é a decoração certa para si!

Este conjunto da Victor Guerra.Design faz-se de texturas luxuosas, de madeiras nobres e de toques de dourados, com as inconfundíveis pernas altas e cónicas, numa imagem perfeitamente evocativa do estilo de uma casa de luxo de meados do século passado, mas num tom contemporâneo, habitável e confortável. Não consegue imaginar um Don Draper actual a tomar um whiskey nesta sala?




2 – Espírito visionário

Sala de estar | Armários Staging Factory Salas de estar tropicais
Staging Factory

Sala de estar | Armários

Staging Factory

Esta estética simples e atrevida chama-se por vezes Visionary entre os amantes desta tendência que não ficou no passado.

Esta versão do estilo Mid-century torna-o acessível, descontraído confortável e nunca desactualizado, deixando que as formas de meados do século se misturem com acabamentos e tecidos modernos numa visão mais minimalista. É a versão ideal para quem gosta de espaços modernos e clean, fáceis de manter arrumados e confortáveis com a essência retro que queremos abordar.


3 – Um toque rústico

DECORAÇÃO DE MORADIA MODELO Staging Factory Salas de estar modernas
Staging Factory

DECORAÇÃO DE MORADIA MODELO

Staging Factory

É possível ter um espaço moderno rústico e retro ao mesmo tempo? Parece demasiada confusão de estilos para ser possível, mas na realidade funciona muito bem, e a imagem acima é a prova disso!

Nós adoramos misturar estilos e claramente o gabinete STAGING FACTORY também!

4 – Mistura eclética

As misturas são tendência e não quisemos deixar de lhe mostrar esta sala da Inêz Fino Interiors, Lda para mais inspiração.

Neste espaço o design Mid-century funde-se ao clássico, ao moderno e ao étnico para gerar um ambiente único, elegante e sofisticado. O elemento condutor, que une todas as influências numa imagem coesa, é a cor verde, verdadeiramente actual em decoração.

5 – Só para entusiastas

Visão geral da sala de jantar Madeira Negra Sala de jantarBuffets e aparadores Madeira Acabamento em madeira
Madeira Negra

Visão geral da sala de jantar

Madeira Negra

Esta sala de jantar da Madeira Negra não podia ser mais Mid-century e também podia figurar nos cenários de filmes de época! Tem todos os elementos considerados obrigatórios dos designs da época, mas mostra claramente a sua contemporaneidade, a sua funcionalidade e, sobretudo, a sua elevada qualidade.

Adoramos tudo, desde a madeira de cor rica e profunda, num delicado trabalho de marchetaria, ao design das cadeiras, com ênfase aos detalhes em latão dourado dos acessórios.

6 – Adaptável e acolhedor

Já vimos várias salas com imagens diferentes e um denominador comum – as peças de design midcentury – mas agora vemos como se transporta esse estilo para um quarto digno de responder às exigências de conforto da vida moderna.

Obviamente a mobília tem as tão características penas e a madeira escura, mas os detalhes retro não se ficam por aí. O padrão pied-poule da banqueta também recupera essa estética que faz lembrar saias travadas, casacos cintados e meias de vidro com costura dos anos 50 do saudoso século XX. Um trabalho se falhas da INTERDOBLE!

7 – Atmosfera clássica descontraída

Terminamos com este trabalho da Traço Magenta – Design de Interiores que nos faz sentir em casa!

Este projecto reúne todas as suas coisas que nos transmitem conforto com formas retro reinventadas em materiais actuais, como a poltrona de estilo de meados do século estofada em tecido de sarja moderno ou as mesas de pernas esguias com o tampo dourado.

Quer saber mais sobre o desenvolvimento do estilo moderno? Leia também o artigo ’Guia do modernismo: tudo o que precisa de saber’.




Com qual destas composições se identifica mais?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!