Arquitectura moderna para empreendimento de topo | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Arquitectura moderna para empreendimento de topo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casas da Vinha por Maia e Moura Arquitectura
Loading admin actions …

Hoje a homify vai até à região vitivinícola de Setúbal, mais precisamente a Brejos de Azeitão, para conhecer um projecto arquitectónico de excelência com o vinho Moscatel como foco de inspiração.

Esta região tem vindo a tornar-se um ponto de atracção turística e de habitação de luxo capitalizadas pela qualidade dos vinhos e pela beleza das suas paisagens verdejantes. É por isso sem surpresa que vemos por lá nascer projectos de sonho, como o que temos para lhe mostrar!

São os projectos para um empreendimento com moradias de luxo que combinam uma total contemporaneidade com uma certa estética evocativa da arquitectura tradicional portuguesa, da autoria do gabinete Maia e Moura Arquitectura, que temos a certeza serem do seu agrado. Se a arquitectura moderna é para si uma paixão venha já connosco!



A empresa e o projecto

A Maia e Moura Arquitectura é uma empresa internacional sediada em Lisboa, mas com projectos em Angola, Macau, Moçambique e muito mais. É reconhecida pelos seus trabalhos imponentes e marcadamente modernos, seja em edifícios habitacionais ou comerciais, a solo ou em parceria com outras empresas. Esta abrangência valeu-lhe um portefólio admirável reconhecido pelos seus pares e pelos seus clientes.

Neste projecto, designado Casas da Vinha os profissionais visaram valorizar o que a região tem de melhor, o seu vinho, incorporando-o no conceito arquitectónico. Esta temática é imediatamente visível nas extensas latadas que vemos na imagem acima, do alçado principal, mas vê-se também noutros pormenores mais subtis, como as cores de revestimento e na própria imagem das moradias, que traz reminiscências da estética das adegas.


O logótipo do empreendimento

O projecto incluiu a criação do logótipo da marca que carrega a forma ainda mais estilizada das casas acompanhada de uma vide com parras, numa simplicidade cristalina a transmitir a essência do empreendimento.

Abertura e transparência

O complexo será formado por três moradias isoladas, junto ao limite Norte da propriedade, e a Sul, por quatro moradias em banda, como poderá constatar na planta de implantação que veremos mais à frente.

As casas serão diferenciadas pela sua estética, mais moderna nas moradias isoladas e mais tradicional nas moradias em banda, mas a imagem do conjunto será harmoniosa e coesa, feita de espírito contemporâneo.

Neste artigo mostramos as casas isoladas em toda a sua exclusividade luxuosa.

Na imagem acima vemos o alçado principal, que define toda a vivência exterior e interior da casa, e imediatamente somos atraídos pela imensa superfície envidraçada aberta a Sul, sobre a área da piscina. Por momentos questionamos a privacidade dos interiores, mas rapidamente nos apercebemos do grande vão formado pelas paredes exteriores, que preserva a vida quotidiana dos olhares mais próximos.

Soluções de luz

Nas laterais, totalmente fechadas devido à proximidade da casa vizinha, cada habitação terá uma parede de empena envidraçada na face virada a Sul para garantir a entrada de luz natural. Este volume destaca-se naturalmente, mas é ainda mais salientado pela cor laranja (o laranja forte das parras no Outono) que dá mais vivacidade à imagem das casas, onde o branco integral é rei.

As piscinas minimalistas vincam a exclusividade do conceito e proporcionam um espelho de água que dá ainda mais luminosidade aos interiores, sombreados pela presença das parreiras plantadas nas palas, a evocar os vinhedos circundantes.

Esta mesma vinha é parte integrante do jardim comum e marcará sempre o cenário de todo o empreendimento, mudando de cor a cada estação do ano.

Os esboços

Perspetiva do Alçado Principal por Maia e Moura Arquitectura
Maia e Moura Arquitectura

Perspetiva do Alçado Principal

Maia e Moura Arquitectura

Os esboços são uma parte fundamental do desenrolar de qualquer projecto de arquitectura. São eles que estabelecem uma linha orientadora em termos dimensionais e estéticos, que depois é consolidada nas restantes fases. Nós gostamos sempre de ver o trabalho inspiracional dos arquitectos e temos a certeza de quer o leitor também, por isso aqui deixamos os esboços destas moradias isoladas.

Perspetiva do Alçado Principal por Maia e Moura Arquitectura
Maia e Moura Arquitectura

Perspetiva do Alçado Principal

Maia e Moura Arquitectura

A planta de implantação

Planta de Implantação por Maia e Moura Arquitectura
Maia e Moura Arquitectura

Planta de Implantação

Maia e Moura Arquitectura

Despedimo-nos destas casas de sonho com uma imagem abrangente do complexo no seu todo, para que possa ter uma noção mais exacta da sua distribuição.

Se para o seu projecto só quer o melhor, esta pode ser a empresa certa para si. Entre em contacto com eles e discuta os seus planos! Aqui ficam os dados de contacto:

Morada: R. Cândido dos Reis 71, 2ºandar, 2780 Oeiras

Telemóvel: 919996712

Site: www.facebook.com/maiamouraarquitectura


As moradias modernas e minimalistas são a sua preferência declarada? Então não deixe de ver mais inspirações de casas deste género no artigo ’6 exemplos de casas minimalistas portuguesas’.


Gostava de viver numa destas casas?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!